Como proceder com minha construção?

Estou fazendo a fundação da minha casa e na hora de encher as estacas e as sapatas pedir pro meu ajudante medir 7 latas de areia e 7 latas de brita 1 e um saco de cimento ele pegou o carrinho se não pra fazer as medidas e se confundiu mediu 7 carrinhos de areia e 7 de pedra e colocou apenas um saco de cimento, como eu estava fazendo outro serviço não percebi esse grave erro e quando vir já era tarde ele já tinha enchido as estacas e as sapatas. É agora o posso fazer pra concertar esse erro??

Como proceder com minha construção?

Estou fazendo a fundação da minha casa e na hora de encher as estacas e as sapatas pedir pro meu ajudante medir 7 latas de areia e 7 latas de brita 1 e um saco de cimento ele pegou o carrinho se não pra fazer as medidas e se confundiu mediu 7 carrinhos de areia e 7 de pedra e colocou apenas um saco de cimento, como eu estava fazendo outro serviço não percebi esse grave erro e quando vir já era tarde ele já tinha enchido as estacas e as sapatas. É agora o posso fazer pra concertar esse erro??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Tiago Monteiro
Tiago Monteiro Engenharia (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Tiago Monteiro Engenharia - há 5 anos

Prezado Leonardo

Aconselho você, primeiramente, a contratar um Engenheiro para assessorá-lo. Algumas questões devem ser levantadas antes de se dar uma solução, tipo: quantos pavimentos tem a sua obra, qual o vão das vigas, ou seja, qual a carga que chega até essas estacas. Esse traço do concreto que você fez por engano dá uma resistência abaixo de 15 MPa, que seria usual para estacas. Mas o que ocorre é que muitas vezes o ponto crítico no dimensionamento das fundações é a interação da estaca com o solo e não a resistência da estaca em si. Para se considerar essas estacas como atuantes num eventual reforço, deve-se verificar, por essa dosagem que você fez, qual seria a resistência do concreto. Abraço e boa sorte!

Responder
Laura Regina Franczak
Lamazzo Engenharia (Curitiba, Paraná) Lamazzo Engenharia - há 5 anos

Você tem inúmeras opções e não precisa desmanchar estas, faça novas estacas e sapatas de reforço para estas que ficaram erradas (também já tivemos um problema semelhante em uma obra, mas lá foi problema de profundidade das estacas, num prédio de 4 pavimentos, utilizamos estacas de reforço, recalculando a divisão das cargas, viga baldrame e radier); E se seu orçamento permitir, pode ainda aproveitar e executar um piso armado, lembrando que a compactação do solo deve ser bem executada.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Voce deverá fazer escadas no perimetro desta sapata; quebrar a sapata e subistituir por uma que ligue as novas estacas e novamente concretar... agora de forma adequada;

A disposição;

Marcio Viana Teixeira
MVT Engenharia, Construções e Reformas (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) MVT Engenharia, Construções e Reformas - há 5 anos

Pelo que entendi você ainda está na fundação ou seja não precisa demolir nada, resta saber em quantas sapatas houve o erro, se for em uma ou duas crie sapatas auxiliares conforme projeto de arquitetura pois as sapatas e pilares integradas são solidárias ou seja elas dividem o peso final, mas se foi na totalidade das sapatas ou na maior parte pense em refazer-las ou em um radie compactando muito bem o solo, boa sorte