Como reforçar uma laje?

Quero reforçar a laje de minha casa para construir em cima.

É uma laje de forro, tem paredes ao redor que sustentam o telhado.Minha dúvida é se para colocar a malha de ferro tenho que remover essas paredes?

Como reforçar uma laje?

Quero reforçar a laje de minha casa para construir em cima.

É uma laje de forro, tem paredes ao redor que sustentam o telhado.Minha dúvida é se para colocar a malha de ferro tenho que remover essas paredes?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Paulo ALMEIDA
Escritorio Paulo Almeida (Salvador, Bahia) Escritorio Paulo Almeida - há 6 anos

É PRECISO ANALISAR :

1. AS SAPATAS E PILARES FORAM BEM DIMENSIONADOS ?

2. O PESO A SER COLOCADO ULTRAPASSA 200KG / M2

3. QUAL O TIPO DE LAJE ATUAL ? É PREMOLDADA ? QUAL ESPESSURA ?

DE QUALQUER FORMA, O MELHOR PASSO É CHAMAR UM PROFISSIONAL HABILITADO PELO CREA OU CAU.

Responder
Eng º Antonio Carlos

Maria você conhece o ditado que o barato sai caro. Antes de se aventurar em fazer qualquer coisa e comprar material etc para fazer seu projeto, chame um engenheiro civil que te oriente, são muitos os detalhes como você viu nas opiniões dos colegas acima que estão certos dentro de cada limite de execução é claro. Tem que ser analisado o solo, tipo de fundação,pilares,vigas oque vai de peso acima etc.Você tem pensar que se algo der errado alem de você perder dinheiro todo esse peso estará acima de você e de sua família que não tem preço, certo? Se depois de você construir e começar a trincar etc você vai se arriscar, arriscar a vida da sua familia e gastar muiiiiito mais que para construir ok. Boa Sorte na sua decisão.

Responder
Elen Benvenutti
Construlares (Indaiatuba, São Paulo) Construlares - há 6 anos

Para reforças sua laje é necessário vigas, pilares externo, eu cobro por metro quadrado que fica em torno tudo a construção e os reforços R$ 1.550,00 a R$ 1.650,00 de acordo com projeto, incluso mão de obra materiais, liberações de prefeitura e acompanhamento por engenheiro!

att

Élen do Prado Benvenutti

Engenheira Civil

Mestranda em Cálculo Estrutural pela UNICAMP

Responder
Welington Filho
Eng.Civil Welington (Curitiba, Paraná) Eng.Civil Welington - há 6 anos

Primeiro é necessário fazer uma avaliação e averiguação correta de que tipo de Laje existe no local, e a partir disto fazer um calculo estrutural para dimensionar a laje necessária afim de resistir as cargas que estarão esforçando a estrutura antiga. A principio, conforme sua pergunta, não se deve retirar as paredes e sim conforme o resultado do calculo estrutural fazer um reforço estrutural em vigas superiores a estas paredes para que ao executar o reforço de laje seja engastada também nas vigas sobre as paredes.

Responder
Cristano
L. Schmidt Engenharia Ltda (São Paulo Zona Norte, São Paulo) L. Schmidt Engenharia Ltda - há 6 anos

Bom dia!!

Para construir em cima você precisa verificar se a estrutura existente sustenta a nova estrutura.

O melhor é consultar um engenheiro calculista para ver qual a solução mais se adapta ao caso.

Estamos à vontade para lhe atender.

L Schmidt Engenharia

Eng. Christiano M. Schmidt

Responder
Melchior Gregório Pereira
Eterno Engenharia (Atibaia, São Paulo) Eterno Engenharia - há 6 anos

Maria, bom dia

Para reforça uma laje pode se usar tanto estrutura metálica, madeira ou concreto, você pode escolher conforme valor ou pela estética.

O correto é verificar e encontrar a causa que fez a laje exceder.

Contrate um empresa especializada em cálculo estrutural para poder analisar e solucionar seu caso.

Caso queria podemos marcar uma visita.

Eterno Engenharia

Eng. Melchior Gregório

Responder
Particular - há 6 anos

R: Para reforçar a laje deve-se escorar em baixo com estruturas metálicas, , fazendo mais uma capa, terá mais peso na estrutura....

A disposição;

Pedro Tadeu de Lima

Primeiro, precisa saber se há pilares de sustentação e sua capacidade, existem obras feitas por leigos, não pode construir nada em cima sem antes avaliar a capacidade dos pilares. Após saber disto, avalia-se qual a capacidade da laje existente aí sim toma-se a decisão do que fazer.