Conserto/reforma de tricas que estão se transformando em fissuras, após a construção /ampliação da casa do vizinho

Alguém tem experiência com este tipo de situação?

Após a construção/ampliação da casa do vizinho ( obra qual, foi feita sem alvará e sem acompanhamento de engenheiros/arquitetos ) estas trincas começaram a aparecer em meu imóvel.

É uma historia longa, que ja envolveu a defesa civil e o departamento de uso do solo da minha cidade.

Quem ja teve algum tipo de experiência parecida, poderia me dar uma direção, sobre o que fazer?

Conserto/reforma de tricas que estão se transformando em fissuras, após a construção /ampliação da casa do vizinho

Alguém tem experiência com este tipo de situação?

Após a construção/ampliação da casa do vizinho ( obra qual, foi feita sem alvará e sem acompanhamento de engenheiros/arquitetos ) estas trincas começaram a aparecer em meu imóvel.

É uma historia longa, que ja envolveu a defesa civil e o departamento de uso do solo da minha cidade.

Quem ja teve algum tipo de experiência parecida, poderia me dar uma direção, sobre o que fazer?

6 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 1
Rubens
Construtora Gera Investe Finança (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Construtora Gera Investe Finança - há 7 anos

Caro André fasa uma reparação na sua casa, coloque tudo em orden até a pintura, tire fotos e tente cria um docier registre este docier en cartório, apos preste atenção se o problema voltará caso aconteça, chame a defesa civil e entre com uma ação contra o céu vizinho, pois o peso do edifício que ele fez esta mechendo com o solo, está se compaquitando naturalmente, com certeza este solo não foi devidadamente compaquitando ates, então e sim culpa dele, e quanto a sua casa se o problema volta basta fazer estancamentos dentro e fora da casa ligando os mesmos no alicerce já existentes, Rubens Mereles.

Responder
Bruno  Mingardi
GeoBr Engenheiros Consultores (Belo Horizonte, Minas Gerais) GeoBr Engenheiros Consultores - há 7 anos

Olá André,

É possível apontar em laudo técnico o que causou os problemas em sua casa de forma muito simples, de posse deste laudo você deve abrir um processo na justiça contra o proprietário e todos os envolvidos que você achar conveniente, trabalho com patologia da construção e já trabalhei em vários casos como o seu, contrate um engenheiro especialista na área e peça referências dos serviços que ele já prestou parecidos com o seu. Um abraço !

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Neste caso você deverá entrar juridicamente e ter um perito engenheiro como assistente técnico de seu advogado. A ação será contra seu vizinho, para verificar se ele contratou engenheiro, recolhei ART e fez tudo dentro das normas. A ação pode ser dada ganha para seu lado pelo Juiz, caso a outra parte não tenha argumentos.

Responder
Cristiano
Particular - há 7 anos

Nao faça nada sem ter um projeto aprovado e um engenheiro responsável pela obra que vai analisar o tipo de construção existente e o tipo de obra que deseja fazer. Lembrando que muitos edifícios hoje em dia são construídos pelo sistema de alvenaria estrutural e todas as paredes tem a função de sustentação do prédio. E a retirada de uma parede completa ou mesmo a retirada de uma parte para abertura de uma porta pode comprometer a resistência da estrutura e esta entrará em colapso podendo causar o desabamento do prédio ou no mínimo o desabamento de todas as lajes que estiverem abaixo. E isto pode custar vidas. Nao deixe que o desejo de uma reforma se transforme num pesadelo! E a responsabilidade, mesmo com engenheiro também será sua.

De forma alguma retire esta parede por conta própria ou porque está pagando um engenheiro.

Outra opção é consultar a construtora. Lembrando que os projetos devem estar na administração com o síndico. E este também pode embargar a sua obra.

Sonia Camila
Particular - há 7 anos

André junte os protocolos que vc tem da defesa civil, prefeitura e Crea e

entre na justiça contra todos, solicitando uma solução, isto logicamente após ir a última instância de todos, que é as ouvidorias. e Coloque o seu vizinho também solicitando também danos morais. Vai demorar mas você terá uma solução. Enquanto isso contrate um engenheiro, para correção de todos os problemas, solicite o laudo, tire fotos, se documente, faça o serviço, tudo com as notas fiscais, e solicite o reembolso na justiça com o cálculo de dez vezes a mais o valor dos seus gastos e mais danos morais.

Jorge Mauricio Roque Ganem
Particular - há 7 anos

André,

Concordo com a opinião do Rudnei. Os cuidados deveriam ter sido tomados antes do início da obra. Já que a Defesa Civil e outros órgãos foram envolvidos, gostaria de saber o laudo deles, para poder orientar melhor.

Andre
Particular - há 7 anos

Olá Jorge!

A defesa civil alegou que não poderia fazer nada. Pelo fato de não termos fotos do antes/depois. Senti que os fiscais estavam meio que...comprados ( ja explico o motivo ), não orientando minha sogra da maneira correta. Atestaram que a casa é segura para morar. Alem de tentarem demove-la da ideia de contratar um engenheiro para confeccionar um laudo, e impetrar um ação na justiça, com o argumento que tal profissional era muito caro

e uma ação dessas era perda de tempo e desgastante.

O CREA veio até o vizinho, tirou algumas fotos, foi embora e engavetou o processo. Quando protocolamos a ação no CREA, tivemos o mesmo tratamento que o realizado pela defesa civil. Uma má vontade, que chegou a desanimar.

Na prefeitura...foi protocolado um processo, eles vieram, tiraram fotos...e deram o processo como concluído sem nos avisar!

Fomos ate la e pedimos a reabertura do mesmo. Estamos até hoje aguardando uma nova visita, que segundo eles será feita juntamente a um engenheiro ( que viria também, quando protocolamos o pedido )

A questão do tratamento dispensado pela defesa civil/prefeitura, é justificada por um dos piores maus do nosso pais. Aquele no qual, quando você conhece uma pessoa influente dentro do órgão, e o mesmo fazendo valer a força do cargo, vai protelando o processo, como forma de vencer as pessoas prejudicadas pelo cansaço. Infelizmente este vizinho tem conhecidos influentes la dentro da prefeitura de minha cidade, razão pela qual, eu acredito ( não posso afirmar ) pela qual estamos nesta situação .

Helem Carla Gomes Augusto
Particular - há 7 anos

Boa tarde.

Vou fazer uma reforma no meu apartamento, vou ampliar a sala retirando a parede que separa da cozinha, pq estou levando minha cozinha para a cobertura.

Minha dúvida é a seguinte;

Como faço pra saber se a parede que vai ser demolida tem alguma coluna, viga de sustentação, existe uma forma mais fácil ?, lembrando que não tenho o projeto do prédio por se tratar de um imóvel mais antigo.

Obrigada..

Jorge Mauricio Roque Ganem
Particular - há 7 anos

Boa Tarde Helem,

Seria importante uma visita ao local, já que você não possui os projetos.

Rudnei Pedro  Silva
RPS Construtora Me (Mogi das Cruzes, São Paulo) RPS Construtora Me - há 7 anos

Bom dia, este tipo de situação sempre ocorre quando há uma construção ao lado de residências ou até mesmo em reformas, o ideal é ter tirado fotos antes que seu vizinho ter começado a reforma, ficaria muito mais fácil de garantir que tudo foi causado pela reforma dele. Primeiro é preciso saber qual o tipo de reforma foi feito para dar a possível solução, contrate um engenheiro civil devidamente registrado no concelho para emitir um laudo então com este em mãos tomar as medidas cabíveis.

Meu nome é Rudnei Pedro, sou engenheiro civil e diretor da empresa RPS CONSTRUTORA ME.

Responder
Andre
Particular - há 7 anos

Ola Rudnei!

Foi exatamente isso, que o engenheiro da defesa civil nos passou. Fotos do antes/depois. O nosso problema é que na época, somente minha cunhada morava na casa, e a mesma, saia para trabalhar as 7 da manhã, e volta depois das 8 da noite.

Por isso ninguém se preocupou com a execução da obra e nem imaginou os problemas que viriam a seguir. No começo da obra, o plano inicial( nos passado depois, pelo pedreiro que tocou a obra ), era a construção de somente um andar a mais do que o existente. Pela megalomania do proprietário e também pela sanha em ganhar dinheiro, do mesmo pedreiro, a obra foi subindo...e subiram mais 2 pisos, totalizando 4 pavimentos, contando o térreo e mais o telhado que cobre o 4º andar.