Quanto custaria construir uma casa?

Quero construir uma casa com 1 quarto, 2 banheiro, uma lavanderia, um escritório, cozinha e sala

Em 80 m²

Quanto custa em média?

Quanto custaria construir uma casa?

Quero construir uma casa com 1 quarto, 2 banheiro, uma lavanderia, um escritório, cozinha e sala

Em 80 m²

Quanto custa em média?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 2
Ricardo Krisanoski
Rokrisa Engenharia E Empreendimentos (Curitiba, Paraná) Rokrisa Engenharia E Empreendimentos - há 6 anos

Boa tarde,

Na hora de construir uma casa, uma das tarefas mais importantes consiste em criar um orçamento para que os recursos necessários sejam utilizados sem que haja desperdício. Para que isso seja possível, é preciso ter em mãos uma média com os valores relacionados a essa construção, considerando os preços a seguir:

Custos Unitários Básicos de construção

Os Custos Unitários Básicos de construção (CUB/m²) são estimativas feitas para o custo por metro quadrado de uma obra em diferentes condições e localidades. É um cálculo feito seguindo normas e que serve para estabelecer, de antemão, uma estimativa para os preços.

Os relatórios são publicados de maneira mensal e são divididos de acordo com o estado em que a construção vai acontecer. Esse cálculo leva em consideração custos com materiais e também com a mão de obra.

Padrões de acabamento

Padrão Descrição Área Real (m²)

R1-B Residência unifamiliar padrão baixo: 1 pavimento, com 2 dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área para tanque. 58,64

R1-N Residência unifamiliar padrão normal: 1 pavimento, 3 dormitórios, sendo um suíte com banheiro, banheiro social, sala, circulação, cozinha, área de serviço com banheiro e varanda (abrigo para automóvel). 106,44

R1-A Residência unifamiliar padrão alto: 1 pavimento, 4 dormitórios, sendo um suíte com banheiro e closet, outro com banheiro, banheiro social, sala de estar, sala de jantar e sala íntima, circulação, cozinha , área de serviço completa e varanda (abrigo para automóvel). 224,82

Quanto a acabamento, ele pode ser dividido de acordo com sua qualidade. Para uma residência familiar, o código é o R1. Se ele tiver baixa qualidade, o acabamento é conhecido como R1-B e tem o valor mais baixo.

Segundo os Custos Unitários Básicos de construção, o valor por metro quadrado depende de cada estado. No Rio de Janeiro, em maio de 2016 o valor era de R$ 1.347,83. Em Manaus, o valor foi de R$ 1.323,62.

O R1-N, por sua vez, se refere à qualidade normal. No Rio de Janeiro, o valor foi de R$ 1.590,49 e em Manaus, de R$ 1.530,65.

Já uma qualidade mais elevada, cujo revestimento é conhecido como R1-A, aumenta o preço. O metro quadrado custou em média R$ R$ 1.950,56 no Rio de Janeiro e R$ 1.862,87 em Manaus.

Nesse cenário, um imóvel de 100m² de qualidade normal teria um custo de R$ 159.049,00 no Rio de Janeiro e de R$ 153.065,00 em Manaus.

As despesas administrativas

Construir uma casa também é uma etapa burocrática e necessita, por exemplo, de revisão por especialistas, de autorizações, impostos e mais. Cada cidade e/ou estado possui suas próprias particularidades, então o valor também varia de acordo com o local da construção.

A média brasileira por metro quadrado foi de R$ 50,32 em maio de 2016 segundo o CUB. Na região Sudeste, o valor foi de R$ 42,98 e na região Norte, de R$ 42,60.

Enquanto isso, a região Sul teve o valor mais caro, chegando a R$ 58,31. Assim, essa construção de 100 m² teria despesas administrativas de R$ 4.298,00 no Rio de Janeiro e de R$ 4.260,00 em Manaus.

O valor total

Se você tiver um projeto da obra e quiser fazer uma estimativa você precisa ter em mãos a área total a ser construída.

Depois, é só baixar o relatório referente ao mês mais próximo da análise e escolher o padrão de acabamento adequado. A seguir, basta fazer o cálculo do preço do padrão de acabamento pelo tamanho da área a ser construída.

Só é importante não se esquecer das despesas administrativas. Assim, a construção do imóvel de 100m² de padrão normal custaria R$ 163.347,00 no Rio de Janeiro e R$ 157.325,00 em Manaus.

Construir uma casa depende fortemente de questões como a metragem do projeto, a qualidade do material de construção, a quantidade de profissionais envolvidos e também as despesas administrativas. Depois de colocar tudo isso na ponta do lápis, fica mais fácil se preparar para ter a casa dos seus sonhos.

Toda construção de casa começa com um bom projeto. Por isso, veja algumas dicas de como escolher o projeto certo para ficar satisfeito ao final.

Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

Depende do tipo de acabamento desejado, condições do terreno, preços dos materiais no seu estado, sistema desejado: alvenaria, blocos ecológicos, pré-fabricada (modulares, blocos térmoacústicos, concreto armado, madeira, steel-frame, etc.)

O site arquitecasa auxilia nessa estimativa por região.

Supondo que seja feita em blocos ecológicos e simples o preço seria por volta de R$75.000-95.000.

Estamos a sua disposição para dar um preço mais próximo da realidade do seu projeto.

Responder
Rodrigo Rodrigues Segatti

Bom Dia.

Depende muito do tipo de acabamento que sera utilizado.

O valor para esse tipo de construção pode variar de 900,00 a 1.600,00 por m2.

Se ja tiver o projeto ou desejar um projeto podemos fazer um orcamento sem compromisso para obter os valores para construção desejada com mais exatidão.

Junior J S Almeida
Jr Almeida Contruções (Presidente Prudente, São Paulo) Jr Almeida Contruções - há 6 anos

Boa tarde a jr almeida construções tem por base uma construção de se cobrar por m² para q nem o cliente e nem nos da jr tenhamos prejuisos durante a obra

E tambem tem q se analizar o acabamento a estrutura o tipo de terreno entre outras coisas se voce ja tiver o projeto ai fica muito mais facil

A jr almeida construções esta cobrando em media 800 a 1000 reais o m² da obra acabada ok

E nos colocamos a disposição

Responder
Hamilton Rodrigues

Depende muito do tipo de acabamento que sera utilizado.

O valor para esse tipo de construção pode variar de 900,00 a 1.500,00 por m2.

Se ja tiver o projeto ou desejar um projeto podemos fazer um orcamento sem compromisso para obter os valores para construção desejada com mais exatidão.

Fico a disposicao

Responder
Particular - há 6 anos

R: Se executada em estruturas metálicas o custo será entre 1600 e 2000 reais / m2, com melhor design e qualidade.... Traga seu projeto

A disposição;

Paulo Mauricio Ayrosa Magalhães

Olá Luana.

Para cada região do país existe um custo básico por m² para se projetar o valor total de sua construção. Assim, consultando as inúmeras fontes de informações disponíveis na internet para sua região, você terá uma estimativa como orientação à sua decisão (posso ajudá-la sem qualquer compromisso).

Partindo do pressuposto de que você já possui o terreno e que o custo apontado em suas pesquisas é viável para que se decida por construir mesmo, é importante que você passe por todas as etapas de projeto e planejamento que te darão condições de conduzir sua construção de forma segura e com os melhores resultados de custo, prazo e qualidade.

Estou à disposição para desenvolver mais a respeito da autoconstrução com você.

Desejo sucesso em seu empreendimento.

Sds.

Responder
Larissa Lemes
Larissa Lemes Arquitetura (Ibirá, São Paulo) Larissa Lemes Arquitetura - há 6 anos

Olá.. tudo depende da Região que está morando.. Aqui na área 17 - São José do Rio Preto o metro quadrado está em torno de R$ 1250,00.. Em 80m2 ficam R$ 100.000,00.. Trabalhamos com financiamento junto à Caixa Econômica Federal...

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região