O vizinho pode construir sobre o muro de divisa?

Boa noite! Minha dúvida é: o meu vizinho fez o muro dele encostado na minha garagem! Deixando So um corredor com menos de um metro para trafegar pelo lote! Na garagem tinha uma janela, e ele começou a pendurar escadas e coisas na minha parede, tinha uma janela eu tirei para não dar mais problemas, agora ele ergueu uma casa em cima do muro de divisória! Então tem que ter um espaço do muro e da garagem já que ele fez encostado? E ele pode construir a casa dele em cima do muro de divisória??

O vizinho pode construir sobre o muro de divisa?

Boa noite! Minha dúvida é: o meu vizinho fez o muro dele encostado na minha garagem! Deixando So um corredor com menos de um metro para trafegar pelo lote! Na garagem tinha uma janela, e ele começou a pendurar escadas e coisas na minha parede, tinha uma janela eu tirei para não dar mais problemas, agora ele ergueu uma casa em cima do muro de divisória! Então tem que ter um espaço do muro e da garagem já que ele fez encostado? E ele pode construir a casa dele em cima do muro de divisória??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

UREBRAS REVESTIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA

Boa tarde Guilherme. - A primeira coisa e saber se o muro esta dentro do terreno dele ou do seu ou se é uma parede em comum. Caso for parede comum ou estiver dentro do seu terreno não pode!

A segunda coisa é saber se a construção tem recuo lateral do outro lado do terreno do seu vizinho, se não tiver recuo, não é permitido construir sem deixar recuo, quando for uma casa só.

Ficamos a disposição!

Abraço!

Responder
Tarso Todesco
Tarso Todesco Arquitetura E Design (Sorocaba, São Paulo) Tarso Todesco Arquitetura E Design - há 6 anos

sobre o recuo lateral você deve confirmar o mínimo permitido na sua cidade. aqui em sorocaba é de 1,50m. sobre o muro, ele pode construir em cima desde que o muro seja dele. certifique se este muro está dentro do limite do terreno dele ou do seu.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Se o muro é de divisa pertence a ambos, e não possui fundação para suportar uma construção... por lei não se pode fazer isso...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região