Como proceder com a fundação de uma casa?

Pretendo construir minha casa com 3 pavimentos ou térreo mais 2 andares, qual seria as medidas das sapatas e a profundidade correta das colunas?

Como proceder com a fundação de uma casa?

Pretendo construir minha casa com 3 pavimentos ou térreo mais 2 andares, qual seria as medidas das sapatas e a profundidade correta das colunas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 1
Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Boa tarde Charles,

Fica muito difícil te dar essa orientação.

Para se escolher o tipo de fundação e posteriormente dimensioná-la, é preciso observar vários fatores como por exemplo:

-Carga dos pilares;

-Perfil geológico.

Sem essas informações é impossível dar qualquer opinião.

O seu caso é de contratar um engenheiro civil para fazer o dimensionamento da sua fundação e estrutura.

Não confie na "experiência" do construtor. Pois ele pode ter feito uma obra igual a sua, só que em um terreno diferente, por exemplo. Atuo no ramo de estruturas, inclusive projetando reforços, e tenho visto coisas inacreditáveis.

Para a sua segurança e acredito que também para sua econômia, busque ajuda de um profissional.

Atte,

Ricardo Carvalho

Eng. Civil

Responder
Cícero Onório Da Silva onorio

Boa tarde Charles!para sua pergunta se adequar a uma resposta e dar respalde no seguimento da sua obra da fundação a chave na sua mão o primeiro passo é, contratar um engenheiro para a elaboração do projeto de todas as partes:a (cos) coloca-se a sua inteira disposição com engenharia e arquitetura e todo apoio técnico.

att.

Cícero/(Cos)

Responder
Edvaldo Pereira Da Silva

Boa noite Charles eu usaria sapata 60x60x30 ferro 10mm coluna ferro 10 mm 20x11 .2 de fudura. Viga de 30 X 11.ferro 10 mm concreto 02 X 1

E pronto tá feita a obra

Responder
Edvaldo Pereira Da Silva

Boa noite Charles eu usaria sapata 60x60x30 ferro 10mm coluna ferro 10 mm 20x11 .2 de fudura. Viga de 30 X 11.ferro 10 mm concreto 02 X 1

E pronto tá feita a obra

Responder
Renato Camargo
Eletrecista Encanador Serviços Gerais Domesticos Pedreiro (Suzano, São Paulo) Eletrecista Encanador Serviços Gerais Domesticos Pedreiro - há 7 anos

Procure um engenheiro com certeza. Vai orienta lo com segurança

Responder
Julio Firmiano Neto
Empreiteira de Construção Civil (Itanhaém, São Paulo) Empreiteira de Construção Civil - há 7 anos

boa tarde charles ,nossos compenheiros de profissâo ja

ti deram a resposta certa,contrate um engenheiro pra faser

o projeto depois air sim voce pode contratar um profissional abilitado pra executar a obra por que se nâo for abilitado e for fraco nessa aria nem com projeto vai pra frente, ok boa sorte

Responder
Fabiano Donizeti Milanez
Milanez Construção & Reformas (Mauá, São Paulo) Milanez Construção & Reformas - há 7 anos

fica muito difícil esse calculo de medida das sapatas , o correto é ter o acompanhamento de um engenheiro para fazer todas as analises .

Responder
Odair Brocanello
BP Arquitetura E Engenharia (Campinas, São Paulo) BP Arquitetura E Engenharia - há 7 anos

Bom dia, nao se consegue definir as fundações de uma obra sem conhecer o projeto de arquitetura, o perfil geológico do terreno, depois elaborar os calculos e definir o projeto estrutural

Se precisar estamos a disposiçao Engenharia Brocanello Campinas SP

Responder
Sergio Barletta
Sergio Barletta - Projetos E Construções (Santos, São Paulo) Sergio Barletta - Projetos E Construções - há 7 anos

Bom dia Charles...

Sem dúvida eu contrataria o Eng.Ricardo para um projeto estrutural, só aí você teria através dos cálculos, exatamente qual a fundação, vigas baldrames, pilares e as vigas superiores a serem usadas no seu terreno e sua obra.

Responder
Francisco de Assis
AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME (São Paulo Zona Norte, São Paulo) AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME - há 7 anos

bom dia charles,olha só o eng Ricardo já te respondeu o correto ok?antes de tudo procure um eng,estrutural,boa sorte.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região