Posso construir duas casas (geminadas) no mesmo terreno?

Boa tarde aos profissionais!

Tenho a seguinte duvida: Estou negociando a aquisição um terreno de 300 metros, e tenho a intenção de fazer 2 casas geminadas. Nesse loteamento em especifico, a prefeitura vetou o desdobramento de lotes. Como faço para saber se a prefeitura aprovaria a construção das 2 casas geminadas? Posso construir 2 casas num único terreno ? Como é a minha primeira aquisição, estou um pouco perdida, espero que possam me dar um caminho!! Agradeço desde de já!

Posso construir duas casas (geminadas) no mesmo terreno?

Boa tarde aos profissionais!

Tenho a seguinte duvida: Estou negociando a aquisição um terreno de 300 metros, e tenho a intenção de fazer 2 casas geminadas. Nesse loteamento em especifico, a prefeitura vetou o desdobramento de lotes. Como faço para saber se a prefeitura aprovaria a construção das 2 casas geminadas? Posso construir 2 casas num único terreno ? Como é a minha primeira aquisição, estou um pouco perdida, espero que possam me dar um caminho!! Agradeço desde de já!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Helios Alencastro
Helios Alencastro Arquitetura (Brasília, Distrito Federal) Helios Alencastro Arquitetura - há 6 anos

Karina, boa noite.

Se no loteamento esta vetado o desdobramento de lotes, você até poderá construir duas casas no mesmo terreno, contudo não poderá desmembra-la. Para tanto é importante levar o iptu a prefeitura e solicitar a certidão de "USO DO SOLO", nela irá conter os dados do terreno e das legislações aplicadas ao mesmo, como a dimensão dos recuos frontal, laterais e posteriores, o índice de permeabilidade, a taxa de ocupação e o gabarito (altura da edificação) diante destes dados, será possível avaliar se conseguira construir 2 casas no mesmo terreno.

Outro ponto importante é checar se a construção poderá ficar na divisa se não houver aberturas para este lado.

Você não informou o tamanho do seu terreno, mas supondo que o mesmo seja de 12m x 30m que dá 360m², com recuos laterais de 1,5m e frontal e posterior de 5,0m e taxa de ocupação de 50%, você conseguiria ocupar 180m², o que te possibilitaria a construção de 2 casas de 90m², já se este terreno tiver o gabarito de 6m de altura, seria possivel a construção de 360m², o que resultaria em 2 habitações de 180m² cada.

Já se considerarmos um terreno de 20m x 30m, ou seja, 600m², com taxa de ocupação de 40% e recuos laterais, frontal e posterior de 5m, você consegue executar uma edificação de 200m² no térreo e 40m² no pavimento superior.

Estes exemplos são para que você consiga enxergar de uma forma mais clara como funciona a ocupação do terreno. Toda ocupação do terreno deve seguir as leis municipais de obra e zoneamento dentre outras, a certidão de uso do solo é o documento na qual resume boa parte destas leis te dizendo claramente o que poderá ser construído e quantos metros poderá ser construído.

Contudo, atender a certidão de uso do solo por si só não quer dizer que a construção é regular, por isso a importância de consultar se a construção geminada é permitida no local do seu terreno ou se também foi vetada junto com o desmembramento.

Se tiver mais duvidas, fico a sua disposição.

Responder
Levi
Particular - há 3 anos

tem duas casas geminadas em um terreno de condominio. o terreno tem 200 no total. é possivel dividir essas casas ??? vender cada uma de modo separado ??? é possivel legalizar essa situacao ???

Particular - há 6 anos

R: Leve o iptu no depto de planejamento e urbanismo da prefeitura e verifique se o zoneamento permite; Caso permita poderá entrar com os tramites de aprovação; Caso contrario terá apenas a opção de fazer uma residencia; O sistema metálico de construção poderá ser uma boa alternativa para voce, pois alia design a sustentabilidade e com custo inferior ao sistema convencional; Caso queira mandar seu projeto estamos a disposição;