Posso construir um porão em casa já existente?

Boa noite. Gostei muito de um sobrado em Moema - ZS de São Paulo (cito a localização para especificar o tipo de solo do local). A casa, como é de costume no Brasil, não tem porão. Gostaria de saber se existe alguma técnica/tecnologia que permita a escavação e criação de um porão em residências já existentes (a ideia seria que esta parte da casa concentrasse ao menos uma lavanderia e uma sala para home theater)

Há uma edicula na casa - em que está a lavanderia e uma suíte de hóspedes, mas que eu gostaria de remover para aproveitar como área verde/piscina/lazer. O home theater no porão seria para ter um espaço isolado e cuja acústica não atrapalhasse a vizinhança. Trata-se de uma casa de vila (não geminada). Agradeço a atenção,

Posso construir um porão em casa já existente?

Boa noite. Gostei muito de um sobrado em Moema - ZS de São Paulo (cito a localização para especificar o tipo de solo do local). A casa, como é de costume no Brasil, não tem porão. Gostaria de saber se existe alguma técnica/tecnologia que permita a escavação e criação de um porão em residências já existentes (a ideia seria que esta parte da casa concentrasse ao menos uma lavanderia e uma sala para home theater)

Há uma edicula na casa - em que está a lavanderia e uma suíte de hóspedes, mas que eu gostaria de remover para aproveitar como área verde/piscina/lazer. O home theater no porão seria para ter um espaço isolado e cuja acústica não atrapalhasse a vizinhança. Trata-se de uma casa de vila (não geminada). Agradeço a atenção,

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Possibilidade tem, mas terá que mexer em toda estrutura da casa inclusive nas fundações... precisaria avaliar bem se seria viavel economicamente...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Marka Engenharia
Cardoso Engenharia (Brasília, Distrito Federal) Cardoso Engenharia - há 3 anos

Caio, em engenharia tudo é possível, contudo, esse tipo de intervenção não costuma ser economicamente racional. Precisaria praticamente demolir a casa existente. Escavação, drenagem,cortinas de concreto, ventilação, sistema de bombas e casa de máquinas, fundação, lajes...tudo precisaria ser feito/refeito e isso demanda tempo e um bom dinheiro. É o tipo de obra que só compensa em áreas muito valorizadas e como não conheço a região, não sei se é esse o caso.