Construção do vizinho: como posso me proteger?

os novos vizinhos decidiram fazer um sobrado nos fundos paralelo ao meu muro, não me comunicaram, abriram alicerces e derrubaram meu muro, soube que não tinha engenheiro e a obra é inregular, acionei o fiscal da prefeitura e na visita fiscal falou q não ia notificar mas era pra parar a obra mas continua, tentei diálogo com eles sobre reconstruir meu muro, estou me sentindo sem segurança, sem privacidade me disseram que vai reconstruir o muro junto com um paredão para o sobrado, disseram que meu muro não prestava e que estava atrapalhando a obra

Construção do vizinho: como posso me proteger?

os novos vizinhos decidiram fazer um sobrado nos fundos paralelo ao meu muro, não me comunicaram, abriram alicerces e derrubaram meu muro, soube que não tinha engenheiro e a obra é inregular, acionei o fiscal da prefeitura e na visita fiscal falou q não ia notificar mas era pra parar a obra mas continua, tentei diálogo com eles sobre reconstruir meu muro, estou me sentindo sem segurança, sem privacidade me disseram que vai reconstruir o muro junto com um paredão para o sobrado, disseram que meu muro não prestava e que estava atrapalhando a obra

6 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 3 anos

R:Comunique a prefeitura e o CREA

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

2 fotos
Eduardo Pereira da Silva
Particular - há 3 anos

O correto seria a prefeitura notificar esta obra irregular e exigir Engenheiro. Neste caso, procure o CREA e faça uma denuncia. Certamente eles serão notificados a providenciar um engenheiro para acompanhar esta obra. Aconselho também a fazer fotos em varios ângulos para posteriormente ter que inpetrar por vias judiciais caso nao haja dialogo. Lembrando que construção na divisa é permitido desde que licenciada pela prefeitura e com acompanhamento profissional

Rodrigo Martins Neves
RM7 Engenharia (Joinville, Santa Catarina) RM7 Engenharia - há 3 anos

Exatamente como com colega acima disse. Entre em contato com o CREA, com a prefeitura novamente, se possível, envie mensagem por e-mail, a fim de você ter uma prova que solicitou os meios competentes. A derrubada do muro, da forma que apresenta, é ilegal. Qualquer movimentação de solo na divisa, tem q ter o consetimento dos responsáveis dos terrenos conflitantes. No momento, o mais importante é vc tirar muitas fotos e, se persistir, solicitar o ministério público.