Posso construir em cima da minha garagem?

Moro em casa germinada. 2 casa em 1 lote sendo uma embaixo outra em cima. Moro na de baixo ambas com entradas individuais pela garagem com 9m comprimento por 3m largura. Posso construir por cima já que o vizinho do lado já construiu e utilizou o muro que divide a minha garagem e a dele?

Posso construir em cima da minha garagem?

Moro em casa germinada. 2 casa em 1 lote sendo uma embaixo outra em cima. Moro na de baixo ambas com entradas individuais pela garagem com 9m comprimento por 3m largura. Posso construir por cima já que o vizinho do lado já construiu e utilizou o muro que divide a minha garagem e a dele?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Daniel, bom dia!

Contrate um profissional, engenheiro civil ou arquiteto, antes de começar a obra, para que o mesmo faça uma consulta prévia na Prefeitura. Isso poupara você de ter a obra embargada, sofrer penalidade (multa) e prejuízo material (desfazer o que foi feito).

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Alex Dias dos Santos
Engenis, Construções E Reformas. (Ibiúna, São Paulo) Engenis, Construções E Reformas. - há 6 anos

Boa tarde, pode sim, (pq?).

A única coisa que mudará caso necessário fazer reforços estruturais.

O que acrescentará um pouco a mais em mão de obra e material.

Para mais orçamento sem compromisso.

Mesanino foi feito reforços e aproveitado mais espaço.

Responder
Kleber Vespo
Kasv Construtora (Limeira, São Paulo) Kasv Construtora - há 6 anos

Boa tarde, primeiramente deve-se consultar as normas de construção em sua cidade, pois precisamos nos atentar quanto as normas de recuos obrigatórios, o que já de cara impediria a construção, mas, caso isso seja permitido, chegaremos ao segundo passo que é avaliação da estrutura para receber esse segundo pavimento...

Se tudo estiver à favor, procure um Engenheiro e/ou Arquiteto para que possam desenvolver o projeto de acordo com as regulamentações necessárias...

Espero ter ajudado... Grande abraço.

Responder
Claudia Marana
Cm Projetos (São Caetano do Sul, São Paulo) Cm Projetos - há 6 anos

Caro Daniel. Boa tarde.

Primeiramente fazer uma análise estrutural da situação existente do imóvel. Essa análise é realizada por um engenheiro civil no local.

Havendo a possibilidade pode ser realizado um trabalho de Cálculo Estrutural e Projeto de Estrutura com emissão de ART do profissional.

Segundo, verificar em termos de prefeitura a possibilidade desse acréscimo de área. Se você residir em São Paulo podemos fazer essas análises para você.

Contamos com uma equipe de engenheiros e arquitetos.

Estamos a sua disposição para eventuais dúvidas ou sugestões.

Desde já Agradeço.

CM PROJETOS ENGENHARIA E ARQUITETURA LTDA ME

Francisco Marana Neto

Projetista de Estrutura

Responder
Particular - há 6 anos

R: Avalie a estrutura para ver se suporta e veja no depto de planejamento como fazer essa ampliação de forma legal para ser averbada na matricula na sequencia;

A disposição;

Alice Cabanelas

Bom dia Daniel,

Primeiramente é necessário avaliar se a estrutura do sua garagem suporta o peso de mais um pavimento. Isto é uma avaliação feita no local por um engenheiro de estruturas.

Além disso, é preciso saber se a legislação do seu município permite que você faça este aumento na sua construção. Para esse serviço um arquiteto poderá auxiliar como ter esta informação. Se você estiver na cidade do Rio de Janeiro posso auxilia-lo.

Espero ter podido ajudar.

att,

Alice Cabanelas