Posso construir em segundo andar sem estrutura?

Gostaria de saber se posso fazer uma pequena area de churrasco no segundo andar da minha casa, sempre que o primeiro não foi preparado para isso porém tem pilar a cada 3 metros e amarração de viga e a lage é para forro não piso / quero apenas uma varanda de 20 metros com churrasqueira e mesa e um lavabo. Corro o risco de ter danos grandes futuramente? Vou ter que quebrar tudo para fazer essa varanda.

Posso construir em segundo andar sem estrutura?

Gostaria de saber se posso fazer uma pequena area de churrasco no segundo andar da minha casa, sempre que o primeiro não foi preparado para isso porém tem pilar a cada 3 metros e amarração de viga e a lage é para forro não piso / quero apenas uma varanda de 20 metros com churrasqueira e mesa e um lavabo. Corro o risco de ter danos grandes futuramente? Vou ter que quebrar tudo para fazer essa varanda.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 1
Andressa Mendes
Andressa Mendes Arquitetura (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Andressa Mendes Arquitetura - há 6 anos

Infelizmente, não.

A estrutura da casa foi projetada para suportar apenas um pavimento. Se você quiser fazer um segundo pavimento, terá que reavaliar as estruturas, para que elas consigam suportar o novo pavimento, junto com o peso das pessoas, móveis e paredes.

Responder
Valmir Vieira
Obratec Obras Técnicas Lmtda (Lajinha, Minas Gerais) Obratec Obras Técnicas Lmtda - há 6 anos

Bom dia amigo

Olha a tecnologia também esta na construção civil como intendo sua necessidade existem no mercado colunas de reforço de aço são em formato de trilho de trem ideais para reforço de estruturas para pequenas alteração como a sua claro é muito bom você ter o apoio técnico de um engenheiro para coloca las nos lugares corretos para o acabamento e só você preencher com geso asim não precisará quebrar nada terá um serviço limpo e seguro procure um engenheiro com esperiensia em reformas e reforço estrutural .um abraço

Reginaldo Fernandes

Mas e claro que voce pode meu amigo, mas voce devera fazer um piso suspenso ao da laje. Com vigas que se apoiam apenas nas paredes com cintas aereas. Voce pode fazer cintas e forrar com tabuas que nao seja pinho. Depois que cintar chame um carpinteiro para estruturar o madeiramento para suportar o peso das pessoas.. Espero ter ajudado.

José Marco
Ajm Reformas E Pinturas Gerais (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ajm Reformas E Pinturas Gerais - há 6 anos

Pode sim se você souber a fundura dos tubulao e a espessura das sapatas posso sim fazer uma laje pré-moldada com tijolos de isopor ficara bacana se não tiver local para fazer escada por dentro faremos na lateral ok

2 fotos
Bruno Nunes Reis
Planart Engenharia E Consultoria (Belo Horizonte, Minas Gerais) Planart Engenharia E Consultoria - há 6 anos

Antes de fazer qualquer tipo de acréscimo de carga em sua estrutura é necessário avaliar se a sua construção possue capacidade de receber esse acréscimo de carga proveniente do segundo andar. Se for constato que há necessidade de fazer reforço esse pode ser pontual sem precisar de quebrar e refazer tudo novamente. A Planart Engenharia e Consultoria pode te auxiliar com consultoria técnica para realizar sua obra sem dor de cabeça. Entre em contato que conversaremos a respeito.

Responder
Débora
Débora Vieira Arquitetura e Design (Poços de Caldas, Minas Gerais) Débora Vieira Arquitetura e Design - há 6 anos

Será necessária avaliação do projeto estrutural executado (pilares, vigas, laje) e da estrutura que vc precisa na parte de cima (programa e cargas deste). Com os dados em mãos, um bom profissional poderá avaliar a melhor solução para este caso.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Não é indicado pois poderá dar problema nas fundações;

A disposição;

José Marco
Ajm Reformas E Pinturas Gerais (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ajm Reformas E Pinturas Gerais - há 6 anos

Todos deram opiniões serras mais com toda minhas experiência Tubulao de 3 metros sustenta uma laje e uma varanda com telhas de 6 metros 2 lajes e varanda em cima com telhas depende do solo em que a casa foi construída e as larguras das sapatas se sua casa não estiver Tubulao não tem com você deve mandar fazê-los e simples e fácil ok

3 fotos
Responder
UENDEL GABRIEL GERMANO
Particular - há 6 anos

Não ha necessidade de se fazer tubulão, alias, tubulão nem é indicado para casa. Tubulão é aplicado em obras de grandes cargas como pontes e viadutos. O que se pode fazer são estacas sobre blocos. Estacas é diferente de tubulão. Uma outra informação que muito se publica é que é possivel fazer estacas com 3 m para sobrado. Errado!! Somente a informação do solo poderá dizer a profundidade e o diâmetro que será usado na estaca. Sem essas informações é errado determinar uma profundidade de uma fundação.

Encore Engenharia & Construção
Encore Engenharia & Construção (Uberlândia, Minas Gerais) Encore Engenharia & Construção - há 6 anos

Boa noite! Como muitos já disseram, somente uma avaliação técnica de um engenheiro poderá te dar uma resposta concreta quanto a estrutura existente, já que é comum que uma laje de cobertura não possua a mesma resistência de uma laje de piso, portanto, possivelmente será necessário um reforço na estrutura para adequar a sua necessidade. Caso tenha interesse, a Encore Engenharia & Construção fica à disposição.

Responder
Carlos Martins
CMS Reparos e Reformas (Belo Horizonte, Minas Gerais) CMS Reparos e Reformas - há 6 anos

SUENE, boa tarde como você mesma salientou, essa parte do seu imóvel não foi preparada para um segundo pavimento, e a sua laje é pra forro e não piso, vc tem q levar em consideração a concentração de pessoas, peso dos móveis, alvevaria, reboco, revestimento etc... tudo

isso é uma carga considerável, é bem provável q vc não vá precisar quebrar tudo o q está pronto, mas, com toda certeza vai precisar reforçar.

Responder
Bartolomeu Nascimento

Boa tarde Suene tudo bem sou o Bartolomeu, olha seu trabalho tem que ser avaliado mas Tudo endica que podem sim ,se as dicas que você deu estiverem corretas você tem estrutura só não tem laje, pois assim e so reforçar com uma malha de aço e concreto, más e bom uma avaliação no local, espero ter ajudado.

Responder
UENDEL GABRIEL GERMANO
Particular - há 6 anos

Boa tarde,

Meu nome é Uendel Gabriel, sou engenheiro civil especialista em estruturas de concreto armado. Desculpe a resposta anterior ter saído em nome de minha amiga que me enviou a pergunta para que pudesse responder. Pois bem, a resposta é sim. Você pode construir sobre esse pavimento térreo, porem é preciso cumprir algumas exigências antes de ir construindo.

Respondendo sua pergunta, não ha necessidade de quebrar totalmente. O que precisa é calcular a carga da nova edificação e fazer o reforço estrutural tanto de laje quanto de pilares. Reformas e construções como a que quer fazer sempre é bom consultar um engenheiro que tenha pratica em estruturas pois não cabe somente agregar aço na estrutura, tem que entender como sera feito e o que sera agregado.

Maria  Regina
Particular - há 6 anos

Boa tarde,

Meu nome é Uendel Gabriel, sou engenheiro civil especialista em estruturas de concreto armado. Respondendo sua pergunta, não ha necessidade de quebrar totalmente. O que precisa é calcular a carga da nova edificação e fazer o reforço estrutural tanto de laje quanto de pilares. Reformas e construções como a que quer fazer sempre é bom consultar um engenheiro que tenha pratica em estruturas pois não cabe somente agregar aço na estrutura, tem que entender como sera feito e o que sera agregado.