É possivel construir em um terreno que já existe uma casa que ainda não esta regularizada?

Olá gostaria de saber se posso construir no terreno da minha mãe. A casa dela ainda não foi regularizada pela prefeitura, a escritura foi prometida, porém ainda não temos previsão para regularização. Sendo assim posso construir no terreno da minha ou tenho que aguardar a documentação ficar pronta? O procedimento dessa nova construção também vai exigir os procedimentos básicos? Projeto? Alvará da prefeitura? Assinatura de um engenheiro?

É possivel construir em um terreno que já existe uma casa que ainda não esta regularizada?

Olá gostaria de saber se posso construir no terreno da minha mãe. A casa dela ainda não foi regularizada pela prefeitura, a escritura foi prometida, porém ainda não temos previsão para regularização. Sendo assim posso construir no terreno da minha ou tenho que aguardar a documentação ficar pronta? O procedimento dessa nova construção também vai exigir os procedimentos básicos? Projeto? Alvará da prefeitura? Assinatura de um engenheiro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Melchior Gregório Pereira
Eterno Engenharia (Atibaia, São Paulo) Eterno Engenharia - há 7 anos

Priscylla Neres, bom dia

Você terá que fazer o projeto e entrar com pedido na prefeitura, mesmo que ainda não tenha escritura, pois pode ser contrato de compra e venda, entre outros documentos.

Caso queria, podemos marcar uma reunião para entender melhor a sua situação e planejar o melhor caminho.

Eng° Melchior Gregório

Eterno Engenharia

Responder
Luiz Ricardo Mafra
Luiz Mafra - Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Luiz Mafra - Arquitetura - há 7 anos

Bom dia, sou Arquiteto e Urbanista, e atuo na região da grande São Paulo. O primeiro passo é fazer uma consulta da situação do terreno perante a prefeitura, pois de acordo com a situação cadastral e a localização do terreno, são necessários processos, trâmites diferentes. Caso ela esteja regular não há muitos problemas, mas se estiver irregular da um pouco mais de trabalho. De qualquer forma é necessário entrar com projeto feito por profissional habilitado, pois uma obra sem o processo de prefeitura correto para cada caso corre o risco de ser embargada, multada. A situação da documentação também é muito importante e algumas informações a mais facilitam para indicar o melhor caminho e passar um orçamento adequado.

Atuo com projeto e obra de construções novas, reformas, desdobros (divisão) de lotes, regularização, arquitetura de interiores, marcenaria, entre outros tipos de serviços.

Estou à disposição!

Responder
Analice Guilger Bucci
AG Arquitetura (Itu, São Paulo) AG Arquitetura - há 7 anos

Ola Pryscila. Somente conhecendo a lei do município que você se encontra, é possivel dar uma resposta mais precisa. É possível sim construir a sua casa, mas para que não faça um investimento alto e depois tenha problemas com a regularização eu te aconselho a fazer o projeto antes, mesmo da sua casa, como da casa da mãe. E mesmo sem a escritura definitiva no nome de vocês, é possível dar entrada com o projeto na prefeitura apenas com um contrato de compra e venda, ou de alienação do terreno, no caso de financiamento. Caso queria estudar um pouco mais o caso, é só me dizer.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região