O vizinho pode construir uma área de lazer na divisa do muro com vista para meu quintal?

Meu vizinho esta construindo um sobrado no fundo, de divisa a divisa, fez brocas paralelas ao meu muro e subiu uma parede paralela, tudo indica que nao tera janela porem uma area de lazer com churrasqueira no andar superior onde meu quintal ficara completamente exposto e sem nenhuma privacidade pois todas as janelas da casa estao desse lado , isso é permitido por lei? ja liguei em varios departamentos da prefeitura local e um passa o caso para o outro e estou sem resposta, que setor devo procurar para garantir meus direitos?

O vizinho pode construir uma área de lazer na divisa do muro com vista para meu quintal?

Meu vizinho esta construindo um sobrado no fundo, de divisa a divisa, fez brocas paralelas ao meu muro e subiu uma parede paralela, tudo indica que nao tera janela porem uma area de lazer com churrasqueira no andar superior onde meu quintal ficara completamente exposto e sem nenhuma privacidade pois todas as janelas da casa estao desse lado , isso é permitido por lei? ja liguei em varios departamentos da prefeitura local e um passa o caso para o outro e estou sem resposta, que setor devo procurar para garantir meus direitos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 11
Francisco de Assis
AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME (São Paulo Zona Norte, São Paulo) AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME - há 7 anos

olá Rosângela,bom dia

Todas as respostas estão corretas,mas você pode erguer o seu muro fechando a visão do próprio,já resolvi vários problemas idêntico o seu sem criar problema algum você está no seu direito,boa sorte

Responder
Denilson da Silva
Construguilher Construções E Reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construguilher Construções E Reformas - há 7 anos

Bom vc tem que procurar a prefeirura no setor reponsavel por obras e fiscalizaçoes ele vao enviar um fiscal aonde ele indicara ao infrantor qual artigo ele estara infrigindo e tomara as medidas cabiveis

Junto ao orgao competente da sua cidade

Responder
Rosangela
Particular - há 7 anos

boa tarde, obrigada a todos pela atenção. Conversei com a vizinha que por sinal esta fazendo sem alvará e acabei deixando como está para praticar a politica da boa vizinhança, mesmo pq ela se comprometeu fazer um parapeito e colocar vidro na parte superior e caso não tire a visão do meu quintal, se comprometeu a erguer meu muro e fazer todos os reparos dos danos causados pela construção dela. E absurdo o que esta fazendo, para colocar moveis na parte superior, os mesmos terao que ser manuseados antes da construção do parapeito, pois nao tem como subir em escada caracol depois da construçao concluida. Pensei bem , e creio que a pena dela por ter construido sem planejamento será maior que a minha por perder alguma privacidade e não sou eu que vou complicar ainda mais a vida da moça com denuncias. Dificil, mais um mal necessário para conviver bem.

Ivair Santos
Obras De Alvenarias (Guarulhos, São Paulo) Obras De Alvenarias - há 7 anos

Olá Roasangela,boa tarde.! Concordo com algumas das respostas,no entanto coloco meu parecer, no que aqui escreveu na construção de paredes paralelas, teu vizinho esta correto não há aberturas como; janelas e outros dirigido ao lado de sua divisa, e sobre a construção de uma areá de lazer na parte superior veja bem, na logica ele não irá deixar as laterais do mesmo desprotegidas naturalmente irá construir meias paredes ou seja muros laterais onde uma parte será parte dos fundos onde vc disse estar a vista de teu quintal. Veja, fale com teu vizinho sobre oque pensas vc sobre esta areá de lazer e sobre a churrasqueira, não tire e nem tome decisões precipitadas, em meu parecer teu vizinho irá te entender em sua privacidade e erguer um pouco mais a parede que faz lado ao fundo de teu quintal. Um bom dialogo sempre resolve, enquanto uma causa regional levam meses ou ano a serem resolvidas. Boa sorte e espero que tenha eu a ajudado em algo.. Att; Ivair Santos

Responder
Eng º Antonio Carlos

Rosângela o politicamente correto hoje em dia com tantos problemas que temos , NÃO é arrumar discórdia com com ninguém , principalmente com vizinho o qual está ao nosso lado dia a dia e sabe quase tudo sobre nossa vida, horários etc.

O aborrecimento que certos conflitos poderá nos trazer mesmo estando com a razão às vezes não vale a pena.

Converse com seu vizinho e levante um muro para ter sua privacidade preservada e coloque isso a ele para não começar uma "guerrinha", derrepente ele levanta o muro até uma altura satisfatória para vc.

Responder
Carlos  Roncatto
Particular - há 7 anos

Para o seu vizinho executar essa obra, mesmo sendo uma área de lazer, o mesmo tem que obter licença e aprovação do projeto junto a prefeitura, o qual tem que estar de acordo com o código de obras de sua cidade. Se o projeto interferir em algum artigo do mesmo seu vizinho não conseguira o alvará de construção.

Odair Brocanello
BP Arquitetura E Engenharia (Campinas, São Paulo) BP Arquitetura E Engenharia - há 7 anos

Segundo lei federal, abertura de janela só poderá existir a 1.50m da divisa do lote. No seu caso, como é um "terraço", mas está na divisa com seu lote, sugiro entrar com uma solicitação de vistoria junto à Prefeitura da sua cidade.

Responder
Claudinei
Granilpiso (São José do Rio Preto, São Paulo) Granilpiso - há 7 anos

Bom dia a todos México qual construção civil a mais de 25 anos é não pode fazer área de lazer o fundo da sua casa qualquer dúvida procura ou secretário de obra da prefeitura da sua cidade Obrigado Claudinei

Responder
Julio Bekouf
Bkf Arquitetura Ltda (Osasco, São Paulo) Bkf Arquitetura Ltda - há 7 anos

Boa tarde.

Dependendo do zoneamento pode ser permitida a construção de edícula, porém, nenhum tipo de abertura pode ser feita para o lado do confrontante (vizinho).

Este tipo de assunto é tratado no setor de habitação de cada município, este setor é responsável pela fiscalização.

Responder
Dr Faz Tudo Itanhaém
Faço Tudo Itanhaem (Itanhaém, São Paulo) Faço Tudo Itanhaem - há 7 anos

Bom dia Sra. Rosangela,

Cada cidade possui o seu código de obras. Porém, normalmente é necessário deixar um corredor em uma das laterais da edificação.

E não é permitido que haja vãos abertos na divisa dos terrenos. Portanto, procure a secretária de obras da sua cidade.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Reform House

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região