Sera que vou ter problema com infiltrações?

A obra do vizinho começou essa semana. É feita por contrutora.

Essa semana começaram a mexer no terreno, fizeram limpeza. E após, sem ter feito o baldrame e nem colocado manta em minha parede, o caminhão ja deixou la cerca de 4 viagens de terra e o trator ja esta espalhando as terras. Caso eles encoste a terra em minha parede, isso pode trazer prejuizo a minha casa que ja esta pronta? O vedapren foi eu mesmo que passei..... Sera que vou ter problema com infiltrações? Ou tudo certo nesse procedimento deles? Na primeira foto é o terreno após limpeza e a outra após a terra.

Sera que vou ter problema com infiltrações?

A obra do vizinho começou essa semana. É feita por contrutora.

Essa semana começaram a mexer no terreno, fizeram limpeza. E após, sem ter feito o baldrame e nem colocado manta em minha parede, o caminhão ja deixou la cerca de 4 viagens de terra e o trator ja esta espalhando as terras. Caso eles encoste a terra em minha parede, isso pode trazer prejuizo a minha casa que ja esta pronta? O vedapren foi eu mesmo que passei..... Sera que vou ter problema com infiltrações? Ou tudo certo nesse procedimento deles? Na primeira foto é o terreno após limpeza e a outra após a terra.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Welton de Almeida
Welton De Almeida (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Welton De Almeida - há 3 anos

Walace,

É necessário sim, uma proteção impermeabilizante antes do aterro. Somente o vedapren não funcionará.

Contrate um profissional para a emissão de um laudo e para acionar o responsável pela obra e seu vizinho.

Solicite a eles os projetos e peça para o profissional que você contratar avaliar.

Responder
RONALDO GONCALVES
B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda - há 3 anos

Seu vizinho jamais poderia encostar terra diretamente em sua parede, ele teria que fazer uma outra a qual alem de arrimar a terra, deveria ser impermeabilizada tanto para que não ocorra umidade na construção dele quanto na sua.

Responder
Alexandre Pereira
Mhega Engenharia (Arujá, São Paulo) Mhega Engenharia - há 3 anos

Walace,

Infelizmente você não tem muito o que fazer e nem o que interferir na obra do seu vizinho, até mesmo porque informações serão negadas e omitidas. É de praxe.

Você precisa tomar 2 atitudes que são úteis.

1º - Veja se há "Placa de Obra" com o número do processo na Prefeitura, se sim, cheque o número da ART no site do CREA, lá você terá as informações do que foi incluído na ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Se divergir do que está sendo executado, acione o CREA e a Prefeitura. Se não tiver a devida placa, acione a Prefeitura.

2º - Você terá que fazer um LAUDO CAUTELAR DE VIZINHANÇA. Esse laudo é para sua garantia, e de que não terá avarias em sua residência durante ou depois da obra do vizinho concluída. Nesse laudo será expresso a real situação do imóvel, e se por ventura houver alguma patologia na sua residência, há como acionar o vizinho na justiça.

Abraços,

Eng. Alexandre Pereira

MHEGA Engenharia

Responder
André Esteves Esteves

Walace, Bom dia

Seu vizinho, irá precisar prever a impermeabilização e proteção do seu muro de divisa. Boas práticas de construção, recomenda essa análise e proteção contra as infiltrações principalmente em etapa de construção, prevendo possíveis problemas futuros e retrabalho, que possa gerar custos mais elevados.

a disposição

Eng. André R. O. Esteves

Responder
MY HOUSE Tudo para seu Lar

Boa tarde, geralmente se coloca impermeabilizante na estrutura lindeira ao terreno, mas o engenheiro é responsável pelo projeto e execução, caso haja algum problema pode acionar a defesa civil, a fiscalização da prefeitura e o CREA.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Seu vizinho é responsavel para não lhe causar nenhum dano; se eles encostarem o solo sem nenhum proteção, fale com o responsavel e se necessario acione o CREA e a defesa civil de seu municipio

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Jose Barbosa
Rei (Taubaté, São Paulo) Rei - há 3 anos

conversa com seu vizinho comunica ele que pode acontecer se ele nao fazer o serviço certo,entra em acordo com ele fala p ele que vc ajudar no custo do serviço e vantagens p vc. porque se nao fizer o prejudicado e vc,e se entrar na justiça vc vai gastar mais ainda.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região