Como saber se o primeiro pavimento de uma casa suporta a construção de um segundo andar?

Preciso construir um segundo andar em uma casa. Como faço para saber se o primeiro pavimento vai suportar?

Como saber se o primeiro pavimento de uma casa suporta a construção de um segundo andar?

Preciso construir um segundo andar em uma casa. Como faço para saber se o primeiro pavimento vai suportar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Cores e Tons Reformas e Pinturas

Cristiane, em caso de dúvidas consulte um engenheiro civil que conheça a NBR 16280:2014 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que trata de reformas de edificações, estabelecendo sistema de gestão e requisitos de processos, projetos, execução e segurança de reformas de edificações.

Responder
Palco Edificações
Palco Edificações (Belo Horizonte, Minas Gerais) Palco Edificações - há 7 anos

Boa noite.

A avaliação deve levar em consideração o tipo de construção que este pavimento receberá, nós por exemplo trabalhamos com o sistema steel frame, onde a construção possui um peso 5 vezes menor. O tipo de acabamento, telhado, tudo deve ser levado em consideração. Após o peso da construção superior ser calculado é feito uma análise técnica na estrutura e fundação, existente, na ausência de possibilidade desta análise, o ideal é fazer um reforço estrutural desde a fundação.

Responder
Fabrício Pereira Bonifácio
Expert 1001 Reparos Em Residências (Ibirité, Minas Gerais) Expert 1001 Reparos Em Residências - há 7 anos

Boa tarde!

Primeiramente você precisa saber informações sobre projeto estrutural, como foi feito a fundação do imóvel, ferragens utilizadas, o tipo de concreto feito na obra, se foi in loco ou se foi feito por uma empresa especializada. Caso contrário, terá que refazer a estrutura da casa. O mais indicado e para você evitar transtorno é procurar um engenheiro calculista e assim ele poderá lhe dar um suporte e um respaldo melhor em relação ao imóvel.

Responder
Engeconsult - Projetos, Engenharia e Consultoria

Boa tarde.!!! Primeiro, parabéns pela iniciativa de procurar conselho. Muitas pessoas vão no "achismo", como o colega Sebastião disse.

Realmente não se deve "achar" que dá. Mesmo com informação do construtor.

Ainda que tenha o projeto estrutural, quem garante que foi fielmente seguido?

Todas as observações dos colegas são válidas. Primeiro realmente é tentar o projeto estrutural. De posse dele, fazer o rastreamento para saber se foi executado como projetado: ensaios de esclerometria, scanneamento de estrutura para identificação de aço, verificação das dimensões dos elementos e recálculo para ver se tudo passa. Depois disso, vem a fase mais complicada: saber se a fundação comporta ou, se propor nova fundação, de forma a trabalhar independentemente da estrutura existente. Parece um "bicho de sete cabeças", mas não é. Quanto a vistoria cautelar, ela serve, conforme IBAPE, ela serve para avaliar a situação do imóvel antes de uma intervenção (normalmente usada quando será construído imóvel ao lado de outro e o proprietário quer se resguardar quanto a danos). Com uma sondagem do terreno, de posse das informações levantadas e ensaiadas (esclerometria, ensaio de rompimento de corpo de prova, scanner de aço, verificação de geometria, etc.), projeto refeito e recalculado e reforço definido, você está pronto para executar. Tudo depende da viabilidade financeira e legal, pois a técnica quase sempre se resolve, desde que tenha o profissional certo.

Se quiser mais informações, entre em contato. Terei imenso prazer em orientá-lo.

Att.:

Alexsander Mendes Fernandes

Responder
Juliano Vieira Pereira
Manutenção Preventiva De Residencia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manutenção Preventiva De Residencia - há 7 anos

Depende da condição que a edificação foi feita.Procure documentos como projetos de sondagem, estrutural se a casa foi construída de forma legalizada. Caso contrário, terá que fazer varias investigações e terá que procurar um profissional habilitado e com experiencia, muito cuidado, pois nem sempre o habilitado é experiente. Quando se trata do meio de construção civil, estamos no meio de vários aventureiros, e o risco maior que o prejuízo financeiro é o próprio risco de vida. Como em um dos comentários(nada de achismo). Boa sorte!

Responder
Alex  Noronha Neto
Construções - Eps - Casas Pré Fabricadas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Construções - Eps - Casas Pré Fabricadas - há 7 anos

Faz se necessario, uma "PERICIA CAUTELAR SOBRE A EDIFICACAO"..esta pericia e uma recomendacao do "IBAPE".., onde devera seguir todas as normas tecnics da ABNT, em seguida a emissao do LAUTO E PARECER TECNICO, asssinado por profissional habilitado e credenciado..,

Responder
Carlos Martins
CMS Reparos e Reformas (Belo Horizonte, Minas Gerais) CMS Reparos e Reformas - há 7 anos

Bom o ideal, seria ter em mãos o projeto estrutural do imóvel, caso não tenha, aconselho q antes de iniciar a obra contrate um engenheiro estrutural ele provavelmente fará uma análise do solo e da base da sua residência, mais detalhada.

Responder
Gilmar luciano alves
Manutenção E Montagens Industriais (Ipatinga, Minas Gerais) Manutenção E Montagens Industriais - há 7 anos

Primeiramente vc precisa saber sobre o projeto estrutural da casa, caso não tenha buscar informações sobre a fundação da base e material utilizado nas colunas como bitola das ferragens dureza do concreto. caso contrario terá que refazer todas as colunas e sapatas novamente.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região