Gustavo
Construir Local Comercial

Olá, estou buscando informações para um trabalho de projetos proposto pela minha faculdade. Curso administração, e fiquei encarregado de orçar a mão de obra de todo o projeto, e gostaria de uma ajuda com números reais. O empreendimentos é uma espécie de mall, com salas comerciais e um andar reservado para um centro de convenções. Não faço ideia de quantos funcionários seriam necessários para a mão de obra, supervisores, engenheiro. Vocês poderiam me ajudar? com valores reais do custo que eu teria com mão de obra. Quanto tempo um projeto desse tipo leva para ficar pronto?

Construir Local Comercial

Olá, estou buscando informações para um trabalho de projetos proposto pela minha faculdade. Curso administração, e fiquei encarregado de orçar a mão de obra de todo o projeto, e gostaria de uma ajuda com números reais. O empreendimentos é uma espécie de mall, com salas comerciais e um andar reservado para um centro de convenções. Não faço ideia de quantos funcionários seriam necessários para a mão de obra, supervisores, engenheiro. Vocês poderiam me ajudar? com valores reais do custo que eu teria com mão de obra. Quanto tempo um projeto desse tipo leva para ficar pronto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Gustavo, bom dia!

Além de engenheiro civil, sou Administrador de Empresas também, e é com base nisso que pretendo te orientar:

Assim sendo, a primeira orientação seria você citar a fonte da qual obteve os dados, sem desmerecer ninguém, não é o caso dos meus colegas aqui, e sim de um órgão oficial, no caso, o melhor a meu ver é o SINDUSCON do seu estado, onde no site tem uma Seção Econômica, que publica mensalmente o CUB (Custo Unitário Básico), que informa o valor por metro quadrado da construção civil pelo tipo, finalidade e padrão da obra, além de informar o custo de mão de obra, por homem-hora, com ou sem encargos sociais (você poderá ser no futuro o financeiro ou o RH da empresa).

Na Revista PINI você encontrará o tempo gasto por cada profissional da construção civil para determinada etapa da obra ou faça uma pesquisa diretamente com os profissionais para ter uma noção do tempo necessária a cada etapa (pedreiro, eletricista, encanador, gesseiro, pintor, etc...).

Conclusão: Você precisa ter em mãos alguns dados: área de construção (metro quadrado), finalidade da construção (comercial), padrão da construção (alto, médio ou baixo); número de andares e outros tais como: número de banheiros, acessibilidade (elevadores, rampa, banheiro para deficientes, ar-condicionado central, sistema de contra incêndio; paredes divisórias (alvenaria, madeira, "dry wall", etc).

Com esses dados fica fácil você montar as planilhas auxiliares que irão alimentar a planilha principal. Abaixo duas planilhas (principal e auxiliar) para servirem de exemplo, as quais foram utilizadas num projeto que fiz.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

2 fotos
Responder
Diogo
Mitidieri Engenharia (Ribeirão Preto, São Paulo) Mitidieri Engenharia - há 6 anos

Bom dia Gustavo.

A Mitidieri Engenharia tem o maior prazer em ajuda-lo. Para conseguir apresentar um numero real precisamos analisar o projeto, levantar os quantitativos, o modelos de acabamentos, quantidades, interferência e assim conseguir um custo real. O preço por m² sem verificação do padrão construído pode ser totalmente irreal.

Caso necessite, nos envie o projeto ou compareça ao nosso escritório para melhor posiciona-lo.

Abraços..

Responder
William Arantes
William Arantes Arquitetura E Urbanismo (Batatais, São Paulo) William Arantes Arquitetura E Urbanismo - há 6 anos

Bom dia, Gustavo.

Para fins acadêmicos podemos basear os custos e as demais informações por estimativas do que é praticado no mercado. Se quiser posso te passar maiores detalhes, mas é necessário alinharmos melhor como é a sua ideia e a partir daí elabora o Cronograma Fisico-Financeiro estimado. Fico à Disposição.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O trabalho de orçamento e quantitativo é bem moroso, pois são muitos insumos; Uma base que chegará muito proximo do real é a tabela pini, que para esse tipo de construção lhe dará um custo final de cerca de 1800 reais / m2; Caso queira traga seu projeto que orçamos as estruturas metálicas sem compromisso;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção locais comerciais na sua região