Uma casa construída sem brita pode apresentar algum perigo?

Minha casa está em fase de acabamento, ela é terrea , com telhado com telhas de concreto. Ligo no início da obra meu engenheiro responsável mudou se de cidade, e eu acabei negligenciando e deixando a obra ir por conta do meu mestre de obra. E eu, principalmente no início da obra, era e ainda sou totalmente leigo no assunto. A questão que me deixa intrigado é que o meu pedreiro nunca pediu para eu comprar brita. Fez a obra toda sem brita. Ele sempre pedia para comprar areia grossa com cascalho. Queria saber sobre a gravidade disso, mesmo já sendo tarde demais . Obrigado

Uma casa construída sem brita pode apresentar algum perigo?

Minha casa está em fase de acabamento, ela é terrea , com telhado com telhas de concreto. Ligo no início da obra meu engenheiro responsável mudou se de cidade, e eu acabei negligenciando e deixando a obra ir por conta do meu mestre de obra. E eu, principalmente no início da obra, era e ainda sou totalmente leigo no assunto. A questão que me deixa intrigado é que o meu pedreiro nunca pediu para eu comprar brita. Fez a obra toda sem brita. Ele sempre pedia para comprar areia grossa com cascalho. Queria saber sobre a gravidade disso, mesmo já sendo tarde demais . Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Alfredo Lara
Construsete.com (Sete Lagoas, Minas Gerais) Construsete.com - há 7 anos

Olá Rodolfo, sua pergunta me preocupa, não pelo caso da brita, mas pela situação de você deixar a sua obra nas mãos do construtor!

A brita envolvida no concreto tem caráter de enchimento, pois a resistência adequada ao traço estará na proporção correta de cimento, areia e principalmente água.

Como não tem um engenheiro que defina estes traços de concreto, calculando o tamanho das padiolas de material e definindo as quantidades de água da mistura, seu concreto pode não estar adequado ao fim a que se destina.

Se acaso seu construtor for experiente, ele talvez tenha feito mais que o necessário, e, nesse caso você não terá problemas.

Porém, se ele tiver pouca experiência, e você começar a detectar alguns problemas na estrutura de sua obra, procure um engenheiro civil para fazer avaliações na construção. Isso pode salvar a sua obra de situações calamitosas.

Estou à sua disposição!

Engº Alfredo Lara - Coisas que se Faz

Responder
Luiz Fernando Piellusch
Particular - há 7 anos

E os colegas ja responderam a pergunta sem brita não a concreto que resista por muito temo porque a força e todo o peso da construção são liberados nestas colunas, por isso ferro brita e o cimento adequado e tudo em uma construção simples ou complexa .

Lucas Umbelino
Umbelino - Projetos e Construções (Caieiras, São Paulo) Umbelino - Projetos e Construções - há 7 anos

Boa noite,

Conforme citado pelo amigo, peça a um laboratório especializado para extrair corpos de prova da sua obra para averiguar que a resistência está ideal e dentro da norma. Deve estar PELO MENOS maior que 32 MPa. Mas tudo vai do projeto. Muitas vezes exige bem mais. Quanto ao uso do cascalho, o prior problema seria a presença de materiais pulverulentos. Isso seria tipo areinhas muito pequenas que "chupam" a resistência do concreto...

Responder
Adriane  Costa
Projetos Estruturais Adriane Costa (Contagem, Minas Gerais) Projetos Estruturais Adriane Costa - há 7 anos

Ola Rodolfo,

O concreto é o material que resiste ao esforço de compressão na sua obra. Esta função é primordial nos pilares .Ja que este esforço é literalmente do peso de cima para baixo. O ideal era que ele colocasse a brita , mas você mencionou que ele pediu cascalho. Dependendo do tamanho das pedras do cascalho, ele substitui a brita. Em certas regiões do Brasil onde a brita não existe ou é de dificil acesso e custo alto, dá para substitui-la pelo cascalho ou seixo rolado .Mas para ter certeza o ideal seria fazer um ensaio de resistência do concreto da sua casa, o que é um procedimento feito por laboratório de analises físicas para concreto e solos. Procure por algum em sua cidade.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região