Que material usar pra construir uma banheira em apartamento sem comprometer a laje?

Preciso construir uma banheira de alvenaria, porém não dá para utilizar tijolos, pois precisarei compensar o peso da estrutura no quanto a laje comporta de peso (laudo estrutural). Algum profissional possui alguma sugestão de material mais leve que tijolo, porém eficiente e contra problemas futuros de possíveis vazamentos? Obrigado.

Que material usar pra construir uma banheira em apartamento sem comprometer a laje?

Preciso construir uma banheira de alvenaria, porém não dá para utilizar tijolos, pois precisarei compensar o peso da estrutura no quanto a laje comporta de peso (laudo estrutural). Algum profissional possui alguma sugestão de material mais leve que tijolo, porém eficiente e contra problemas futuros de possíveis vazamentos? Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Eng Paulo Lemos

Bom dia Sr. Chales,

Conforme reportou um colega abaixo é necessário primeiramente consultar o engenheiro ou calculista (de estrutura) que projetou e construiu o edifício para se certificar que a laje suportará o peso, principalmente com a banheira cheia já que um m3 de água corresponde a 1.000kg.

Responder
Luis Mauricio Gonzales
Arquiteto Na Obra (Sorocaba, São Paulo) Arquiteto Na Obra - há 2 anos

Bom dia, antes de decidir por qual tipo de estrutura você vai usar na banheira é necessário verificar no projeto do apartamento quais as cargas projetadas na laje, independente do peso da banheira você tem o peso da água, que pelo modelo escolhido pode chegar em torno de 300 kg ou mais, o ideal para se ter mais segurança e não causar danos estruturais ao prédio, trazendo problemas futuros, é consultar um engenheiro. Necessário verificar também as tubulações , como a saída de esgoto, entrada de água, força para a bomba se houver. Arquiteto na Obra.

Responder
Gilson Ferreira
Particular - há 2 anos

Já pensou em utilizar um ouro por imersão? Há modelos de PVC e fibra de vidro, eles são bem leves em torno de 30 a 40 kg, resistentes, não precisam de acabamento em Alvenaria lateral e são bem bonitos. Atente-se para possibilidade de hidro na peça, pois essas são mais robustas e necessitam de outros equipamentos que podem acrescentar peso a sua laje.