Consigo construir uma casa com 40 mil reais?

Gostaria de saber se consigo construir com 40 mil reais, somados mão de obra e material, da fundação até o telhado, mas já com as instalações hidraulicas e eletricas, porém sem acabamento de piso, deixar no piso grosso mesmo, e com reboco apenas externo, exemplificando, deixar a casa passível de morar, e construir resto depois.

Consigo construir uma casa com 40 mil reais?

Gostaria de saber se consigo construir com 40 mil reais, somados mão de obra e material, da fundação até o telhado, mas já com as instalações hidraulicas e eletricas, porém sem acabamento de piso, deixar no piso grosso mesmo, e com reboco apenas externo, exemplificando, deixar a casa passível de morar, e construir resto depois.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 5
Marka Engenharia
Cardoso Engenharia (Brasília, Distrito Federal) Cardoso Engenharia - há 3 anos

Luara, a forma mais barata de construir é com orientação técnica. Busque arquiteto ou Engenheiro de sua região, explique a sua necessidade, o profissional indicará a melhor planta, dentro do orçamento e as etapas obrigatórias para não jogar dinheiro fora e depois ter retrabalho. Sei que para quem tem pouquíssimo dinheiro, investir em projeto pode parecer difícil, mas essa etapa é a certeza que terá de no final ter um imóvel habitável e não gastar TODO o teu dinheiro e acabar sem imóvel.

A Marka Engenharia já desenvolveu moradias sociais, com orçamentos pequenos assim como o seu, uma dica é a construção com painéis de isopor, adotar medidas comerciais e revestimentos mais baratos, como grafiato e massa rolada.

Nós procure em nossas redes sociais. Estamos à disposição para auxiliar.

Responder
Larissa Salvador
Arq Larissa Salvador (Belo Horizonte, Minas Gerais) Arq Larissa Salvador - há 3 anos

Oi Luara!

São esses projetos sim. Na verdade todos bem detalhados para se fazer o orçamento. Só os projetos básicos não vai ajudar muito nos custos, por que o detalhamento que vai determinar os custos.

Normalmente o gasto com os projetos e aprovações na prefeitura ica entre 5 e 12% do valor total da obra.

No seu caso, que vai deixar sem os acabamentos, pode ser que consiga construir até 40m² sim, conforme a Bezerra Estrutural disse.

Talvez uma casa pré-fabricada consiga atender melhor ao que você deseja, aí tem que procurar na sua região.

Outra opção, que seria mais personalizada é fazer um projeto para ser construído em etapas. Por exemplo: faz 3 cômodos completos (quarto, cozinha e banheiro) e a sala e outros quartos, outro banheiro, são acrescentados depois. Assim você consegue morar em um lugar melhor enquanto guarda dinheiro para construir o resto. Na construção tem coisas que fica mais barato já fazer tudo de uma vez, assim se aproveita melhor a mão de obra, e se espaçar muito o tempo, alguma etapa tem que ser refeita. Mas cada caso é um caso, por isso recomendo a contratação de um profissional para te auxiliar. Mesmo que seja uma assistência técnica, que ficaria bem mais barato.

Por lei o governo, no caso as prefeituras, devem fornecer o serviço de arquiteto e engenheiro para quem não pode pagar. Mas infelizmente são poucas que fornecem. Aqui em Belo Horizonte, por exemplo, tem o auxílio, mas demora um pouco para chegar sua vez na fila. Muitos CAU's dos estados têm um projeto de patrocínio que se chama ATHIS (Assistência técnica para habitação de interesse social) e as empresas de arquitetura que ganham esse dinheiro devem prestar os serviços conforme o contrato para a comunidade. Olha no CAU do seu estado quais empresas ganharam e se você pode ser uma pessoa contemplada. Não sei dizer como funciona nos detalhes. Talvez o CREA também tenha algo semelhante.

Responder
Luara Nunes
Particular - há 3 anos

Larissa, agradeço as informações e dúvidas tiradas, quanto a minha região, sou de Betim, e a construção será em Betim, ainda estou no trâmite da compra do terreno, estou a negociar um desconto, pra ver se me sobra um pouco mais, tenho disponivel 200 mil reais para investimento, e os terrenos aqui em minha regiao estão em torno de 150/160 mil, tenho um projeto (esboço) repassei para minha prima que está prestes a se formar em arquitetura completar, mas a idéia e esta que passei, fazer toda parte de fundação toda de uma vez, e a parte de alvenaria apenas de alguns comodos, até o limite do $ que me sobrar...

BEZERRA ESTRUTURAL ENGENHARIA Bezerra
Bezerra Estrutural Engenharia (Caruaru, Pernambuco) Bezerra Estrutural Engenharia - há 3 anos

Olá Laura bom dia !

O recurso que você apresentou como limite máximo a ser gasto na casa é realmente um grande limitante, porém como algumas fases do acabamento podem ser adiadas, seria possível construir um imóvel de até 40 M² diante das seguintes condições : seu terreno seja perfeitamente plano e sem rochas, casa com apenas um banheiro,casa sem laje ( madeiramento e forro de gesso ),revestimento interno da alvenaria em gesso,sem pinturas e um planejamento rigoroso de compra de material e administração da mão-de-obra é claro.Existe também a possibilidade de comprar uma casa de concreto pré moldado ( que são montadas "in loco" o que barateia muito a obra.Somos uma empresa especializada em estruturas de concreto armado desde a concepção (fase de projeto ) até a conclusão da obra.

Responder
Larissa Salvador
Arq Larissa Salvador (Belo Horizonte, Minas Gerais) Arq Larissa Salvador - há 3 anos

Oi Luara!

Não sei qual é o lugar que você mora, mas arqui em Minas o valor do CUB/m² no mês de abril para uma residência padrão baixo está em cerca de R$1.500,00. Este valor é uma estimativa bem grossa, pois os acabamentos pesam muito no preço, um acabamento pode variar de R$50,00 a R$1.000,00 ou mais o m². Então se considerarmos o valor de R$1.500,00 o m², dá uma metragem de 26,60m² do que pode ser construído. Então seria uma kitnet beeeem enxuta.

O melhor é você fazer um projeto, pois como projeto você pode economizar até 30%do valor da obra. E no papel podemos fazer várias simulações, mudar à vontade sem ter que refazer nada que já foi construído.

Se você pesquisar no Google "a melhor casa do mundo" vai ver a casa da dona Dalva Borges Ramos, em São Paulo, em que os arquitetos adequaram tudo ao valor que ele dispunha. Essa obra ganhou prêmios internacionais.

Retomando ao valor que te passei, fazer a estimativa pelo CUB não é orçamento. Para ter o valor da obra pode-se ter a estimativa do CUB antes de contratar o projeto, mas o ideal é fazer o Estudo de Viabilidade Financeira (EVF) com o projeto básico, para adequar os valores à realidade do cliente e o orçamento com o projeto executivo. O CUB já é realizado sobre médias de valores estaduais para um projeto padrão, raramente este valor ficará semelhante ao da obra real.

Responder
Luara Nunes
Particular - há 3 anos

ola, obrigado pela ajuda!

Os projetos que você se refere seria projeto arquitetonico, estrutural, dentre outros? neste caso eu ainda teria gastos com estes projetos não é mesmo? eu tenho um esboço de como quero a casa, a minha ideia é ja realizar toda a fundação, porém a parte de levantar paredes seria apenas de alguns comodos, e sequer tenho a intenção inicial de colocar os pisos agora, quero fazer toda a estrutura de fundação, mas nao necessariamente terminar tudo agora, somente fazer de uma forma que dê pra entrar na casa, e ir terminando depois

Particular - há 3 anos

R: Depende do tamanho e da casa, o sistema estrutural e o nivel de acabamento. se levar em consideração que uma construção popular se gasta cerca de 1100 reais / m2 acabada... se tem uma base...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região