Como calcular se minha conta de energia está correta?

minha conta de energia ta muito cara ta vindo um consumo muito alto como calcular se ta correto

medi com um alicate amperímetro e com tudo ligado tive o resultado de 28 amperes e a minha rede e de 120 v

Como calcular se minha conta de energia está correta?

minha conta de energia ta muito cara ta vindo um consumo muito alto como calcular se ta correto

medi com um alicate amperímetro e com tudo ligado tive o resultado de 28 amperes e a minha rede e de 120 v

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 3
Breno
Bait Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Bait Engenharia - há 5 anos

Imagine que você deseja conferir sua conta d´água, você mediria a água que está passando pelo tubo naquele momento ou a água que passou ao longo de todo o mês? Obviamente que é a segunda opção. Em relação a energia elétrica, isso não é tão óbvio mas a medição de corrente que você realizou diz apenas o consumo instantâneo de energia elétrica. Não é viável você tentar estimar seu consumo apenas com um amperímetro. Três sugestões:

- Existem alguns aparelhos que fornecem gráficos do uso de sua energia ao longo do tempo. Talvez instalando você consiga ver onde está o desperdício.

- Confira se os dados do relógio da distribuidora está de acordo com o que vem na conta.

- Veja na suas contas antigas se o consumo (em KWh) mudou drasticamente. As vezes o preço do KWh aumentou mas seu consumo não. Isso é comum quando o governo institui a "bandeira vermelha"

Responder
Andre
Projetos E Instalações Eletricas (Campinas, São Paulo) Projetos E Instalações Eletricas - há 5 anos

O correto neste caso, para saber se esta pagando mais, é:

desligar todos os esquipamentos e aparelhos, e medir se há fluxo de corrente, se houver ta ai a explicação, e será necessário verificar toda a instalação, pois em algum ponto esta havendo fuga de corrente.

Responder
Israel Nascimento
Miv Climatização E Energia Consciente (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Miv Climatização E Energia Consciente - há 5 anos

O valor dos serviços para este projeto deve ser calculado no local, onde se pode avaliar detalhadamente todo o processo para uma boa instalação de condutores, luminárias, dispositivos de segurança(IDRs, DPS, ALARMES, BANDA LARGA/TV A CABO, ATERRAMENTO, etc.) Quanto a mão-de-obra, para esta edificação deve estimar-se entre 3 a 5mil reais, sem o material. Tendo a disposição da Cliente, a indicação dos melhores fabricantes dos materiais que forem utilizados no projeto. Visita ao local devera ser em conformidade com horário e dia a escolha da Cliente, ok? Todo Projeto será executado em conformidade com as normas vigentes, RECON LIGHT, NBR 5410, Aguardo contato para

fecharmos o Projeto.

5 fotos
Responder
Ottaviano Giannella
Manutenção Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manutenção Ar Condicionado - há 5 anos

Boa noite, ligando tudo e obtendo a corrente total não te da uma noção se tem algo errado com sua instalação.

Na conta de luz tem a media de consumo analise veja se esta muito fora do mês passado , lembre se estamos com a maior bandeira tarifaria, devido a seca. Siga investigando conforme a TAG recomendou analise a resposta do José Roberto.

Confira se a pessoa que mediu não colocou um numero maior, isso infelizmente costuma ocorrer tambem.

abraços

Responder
José Roberto
Jrmelanda Manutenções (Caieiras, São Paulo) Jrmelanda Manutenções - há 5 anos

Boa tarde,como especialista a melhor resposta é a do colega de Sorocaba,pous ele tem razão nas questões sobre fuga de corrente e bandeiras estipuladas pelas concessionárias.

Ainda a algo mais que tem que ser considerado na rotina de sua casa:

1-comprou algum aparelho diferente?;

2-recebeu visitas em sua casa no período?;

3-torneira elétrica tem?aumentou o uso na época do frio?;

4-Tempo de banho?

Considere algumas dessas questões e penses em outras nessa mesma linha de raciocínio, normalmente são as mais provaveis.

Tudo de bom.

Responder
Elias Alves de Melo

Consumo alto de energia está relacionado a um fatores de coisas

Primeiro dimensionamento da viação

Dois fugas de correntes causado por emendas mau feitas pois se as emendas estiver fougada causa fugas de correntes e aquecimento nos fios e causando consumo insensível de energia levando em conta que esteja tudo correto com o alicate de amperímetro vc com certeza consegui

Responder
Tag Equipamentos e Soluções Ltda

Carlos, bom dia. Para você verificar se sua conta esta "cara", é preciso fazer algumas análises das informações que existem na própria conta, ou contas.

Na sua última fatura, vc tem registrado todos os valores que compõem o valor final da conta de energia. Mas também tem os seus últimos consumos de energia (kwh = quanto seus equipamentos ligados consumiram de energia por hora). Assim vc sabe se seu consumo esta aumentando ou diminuindo mês a mês.

A composição da conta de energia elétrica é o seu Consumo de Energia (kwh) + Tarifas da Distribuidora + Impostos, isso a grosso modo.

Medir do jeito que você fez, só mostra a corrente elétrica que os equipamentos ligados naquele momento estão consumindo da rede elétrica. Não é o método eficaz de se fazer a medição. Você precisaria de um equipamento que registra-se por alguns dias o seu consumo, e dai tirar uma média diária.

Existem algumas alternativas, que o cliente da Concessionária pode fazer: Solicitar uma validação do relógio (calibração), caso você desconfie do medidor. Fazer a conferência nas datas de leitura do relógio (seja digital ou analógico), as datas de leitura constam da sua conta.

Agora, pode ser que vc tenha problemas na sua instalação, como, fuga de corrente, nesse caso, também pode fazer um teste simples. desligue todos os seus equipamentos elétricos ou eletrônicos (inclusive conversores net, rádio relógio, etc.), uma vez desligado todos os equipamentos, vá no relógio e verifique se o mesmo continua registrando consumo (o disco continua girando). Se isso acontecer, vc tem fuga de corrente na instalação, ou seja, mesmo com seus equipamentos desligados, há corrente circulando por alguma falha de isolação dos cabos elétricos.

Vc vê que a solução ou soluções não são tão simples assim, mas também não são impossíveis. Faça por partes, vá investigando. Começe pelas próprias informações constantes nas contas de energia.

As Concessionarias, tem custos diferenciados, por tipo de tarifa, períodos de fornecimento, etc. E ainda pra complicar um pouco mais, agora temos as tais "Bandeiras Tarifárias", que querendo ou não, todos pagamos.

Boa sorte. Precisando de mais alguma ajuda, pode me encaminhar e-mail.

Abs

Jorge Souza - TAG Equipamentos

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 5 anos

Você multiplica os 28 Ampére pela tensão e depois multiplica pela quantidade de horas e multiplica pelos dias do mês.

Depois você verifica a potência dos aparelhos vê quantidade de horas utilizada soma tudo e compará com a conta se der muita diferença você está com fulga de energia elétrica.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região