Com este processo de construção do contrapiso elimino risco de umidade após impermeabilização no piso e paredes?

Olá!

Estou construindo uma casa, e combinamos com arquiteto e equipe de pedreiros que seria feito "Prontilaje" logo no primeiro andar (térreo), visto que as vigas de baldrame estariam acima do nível do solo. Após alguns dias de trabalho na obra, devido a necessidade de escavar parte das vigas de baldrame (de um lado do terreno), arquiteto e pedreiros sugeriram fazer preenchimento com brita (20 cm) e um CONTRAPISO, não mais "Protilaje", pois diminuiria o valor da execução. Será passado manta asfáltica na vigas de baldrame e impermeabilizante Igol 2 (sika).

Minha dúvida é, com este processo de construção do contrapiso elimino risco de umidade após no piso e paredes? Antes na "Prontilaje" o piso iria ficar "oco", e agora estou receoso quanto ao contrapiso.

Desde já agradeço contribuições e sugestões.

Com este processo de construção do contrapiso elimino risco de umidade após impermeabilização no piso e paredes?

Olá!

Estou construindo uma casa, e combinamos com arquiteto e equipe de pedreiros que seria feito "Prontilaje" logo no primeiro andar (térreo), visto que as vigas de baldrame estariam acima do nível do solo. Após alguns dias de trabalho na obra, devido a necessidade de escavar parte das vigas de baldrame (de um lado do terreno), arquiteto e pedreiros sugeriram fazer preenchimento com brita (20 cm) e um CONTRAPISO, não mais "Protilaje", pois diminuiria o valor da execução. Será passado manta asfáltica na vigas de baldrame e impermeabilizante Igol 2 (sika).

Minha dúvida é, com este processo de construção do contrapiso elimino risco de umidade após no piso e paredes? Antes na "Prontilaje" o piso iria ficar "oco", e agora estou receoso quanto ao contrapiso.

Desde já agradeço contribuições e sugestões.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Elaine Marques Nascimento
Consillium - Engenharia E Consultoria (Natal, Rio Grande do Norte) Consillium - Engenharia E Consultoria - há 7 anos

Um ponto importante é impermeabilizar, também, a base da alvenaria de vedação para evitar infiltrações de águas de chuva que entram em contato direto com a alvenaria. Lembrando que a umidade pode subir até 1m por capilaridade.

Responder
Everaldo Araújo - Arquitetura e Construção

o processo de impermeabilização, custa no máximo 6% do valor da obra, isso sendo toda a impermeabilização necessária e correta a ser executada. Quanto ao processo que vc está falando que usará, é o correto, pode fazer sem medo pois pelo que vc informou do seu arquiteto, vc está em boas mão!

Responder
Wellington Costa
Vivamus Engenharia E Arquitetura Ltda (Peruíbe, São Paulo) Vivamus Engenharia E Arquitetura Ltda - há 7 anos

Coloque a brita como sugerido e coloque alguns canos coletores (pode ser de 40mm de esgoto perfurado e saindo para o lado de fora dos baldrames.

Cubra a brita com lona preta, pode ser a mais fina, mas tenha certeza que ela não permitirá a passagem de água. Se tiver algum acumulo, os tubos irão coletar essa umidade.

Se quiser mais detalhes, entre em contato que posso lhe enviar alguns desenhos para você avaliar com seu arquiteto.

Responder
Marcos
Particular - há 7 anos

Obrigado pelos retornos. Sim, será trabalhado com manta e também com o tal do Igol 2 (sika). Vou fazer a tal da prontilaje no primeiro andar, assim o solo não vai encostar no piso, apenas nas vigas de baldrame que serão devidamente isoladas. Mesmo assim obrigado pelas dicas.

Henrique Jorge Rodrigues
Particular - há 7 anos

Nao economize em impermeabilização, é um processo um pouco mais caro, mais terá garantia, a pior coisa é depois de tudo pronto ter que quebrar pra fazer obra por causa de umidade, que mais dia ou menos dia vai aparecer, trabalhe com a manta, é o unico material que dou garantia quando o assunto é impermeabilização.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região