Como converter tomada 127W em 220W?

Minha casa as tomadas nenhuma tem três fios , as tomadas são ligadas neutro e fase sem o terra . Como converter a tomada que está em 127 se ela não tem o terra . Pq pra ligar 220 e nessecario fase+fase+terra . Como ligo tenho que puxar outra fase e como puxo

Como converter tomada 127W em 220W?

Minha casa as tomadas nenhuma tem três fios , as tomadas são ligadas neutro e fase sem o terra . Como converter a tomada que está em 127 se ela não tem o terra . Pq pra ligar 220 e nessecario fase+fase+terra . Como ligo tenho que puxar outra fase e como puxo

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Particular - há 4 anos

R: Se inverter no quadro o circuito mudando o neutro para outra fase terá o 220V, mas sem o terra de proteçao...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Felipe Lelis
Tecno Lelis (Paulo Afonso, Bahia) Tecno Lelis - há 4 anos

Boa noite

Existe opções a se tomar, uma das é a já mencionada pelos pelos colegas, todavia o fornecimento bifásico há acréscimo do custo, como por exemplo a taxa mínima de cobrança.

Lhe recomendo que avalie, se queres apenas uma tomada poderás comprar um transformador.

Engenheiro eletricista ao seu dispor

Responder
Victor Hugo Kremer
S.O.S House (Artur Nogueira, São Paulo) S.O.S House - há 4 anos

Primeiro verifique no seu padrão do poste se tem 3 fios (2 pretos e um azul) e verifique se existem dois disjuntores, se no seu poste existir apenas um disjuntor, não tem como você instalar 220v, você vai ter que solicitar da concessionaria fornecedora de energia um ligação bifásica. A concessionaria ira verificar a disponibilidade e te dara as orientações necessárias para adequar sua entrada, e fazer a conversão.

Responder
Henrique Höpner Pereira
Particular - há 4 anos

Bom dia Felipe,

Se a sua instalação não possui o terra, ela está fora das normas de segurança. É necessário contratar um eletricista para instalar uma haste de aterramento próximo ao quadro de medição (se não houver), e em seguida adicionar um barramento de terra no quadro geral da sua residência. Com este barramento, você consegue adicionar o terra em todas os circuitos da sua residência.

Com o barramento de terra instalado, você pode criar uma tomada 220V a partir de uma rede 127V, contado que a sua instalação é bifásica ou trifásica. Para fazer isso, deve-se fazer o seguinte procedimento:

"Puxar" um fio do barramento da fase A, "puxar" um fio do barramento da fase B e "puxar" um fio do barramento de terra. Assim, você consegue duas fases de 127V (totalizando 220V), e o terceiro pino de aterramento da tomada.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Henrique Höpner Pereira

Engenheiro Eletricista - Höpner Engenharia Elétrica

Marcelo Cunha
M.i.t. Segurança Eletronica (Araruama, Rio de Janeiro) M.i.t. Segurança Eletronica - há 4 anos

Bom dia amigo você teria que passar mais um fio da caixa de disjuntores ate a sua tomada para puxar mais uma faze isso se o seu relógio for pelo menos bifásico ou você pode comprar um transformador de 127 para 220

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região