O que é melhor, cooktop a gás ou por indução?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Alberto Missrie
Única Laminados (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Única Laminados - há 6 anos

Quanto à velocidade de aquecimento e precisão de ajuste da temperatura de cozimento, não há dúvida: cooktop por indução!. Mas iniciantes costumam queimar a comida com freqüência, pois o tempo de cocção se reduz absurdamente.

Como não aquece diretamente (enquanto não há panela lá), o cooktop por indução diminui o risco de queimaduras. Obs. Dependendo do tempo em que a panela aquecida ficar repousando, a superfície irá se aquecer também, mas o resfriamento é mais rápido que no vitroceramico por irradiação.

Os modelos a gás desperdiçam mais energia. Porém, podem não significar necessariamente a operação mais cara, pois os preços comparativos entre energia elétrica X gás natural X gás de botijão (GLP) oscilam bastante conforme o local e a política governamental. Também ajustam a temperatura de cozimento com relativa rapidez, se comparado ao cooktop elétrico vitrocerâmico “comum” (de irradiação). Os modelos a gás também são os únicos em que é possível flambar (cozinhar na chama) o alimento. Se suas receitas costumam incluir esta etapa, é aconselhável que adquira um modelo misto ou pelo menos uma boca a gás.

Quanto à limpeza, a placa vitrocerâmica é mais fácil de limpar que as bandejas em inox comuns nos cooktops a gás (existem alguns modelos a gás com superfície de vidro, mas ainda assim é preciso ocasionalmente limpar as grelhas e bicos a gás). O senão é a fragilidade, caso algum objeto pesado ou pontiagudo caia sobre a placa: no inox nada acontece, já no vidro...

Quanto à instalação, os modelos vitrocerâmicos são mais simples de instalar – especialmente em ilhas no centro da cozinha, quando deslocar a rede de gás pode exigir mão de obra especializada.