Que tamanho deve ter a cortina da sala?

Tenho uma porta larga de acesso à varanda e não centralizada. Desejo colocar uma cortina para cobrir um pouco da luz. Tenho dúvidas se devo cobrir toda a parede com a cortina ou se deixo somente sobre a porta (mais os cm extras) evitando o interruptor.

Que tamanho deve ter a cortina da sala?

Tenho uma porta larga de acesso à varanda e não centralizada. Desejo colocar uma cortina para cobrir um pouco da luz. Tenho dúvidas se devo cobrir toda a parede com a cortina ou se deixo somente sobre a porta (mais os cm extras) evitando o interruptor.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 3
Giovana Fagnani
Studio Co.crie (Campinas, São Paulo) Studio Co.crie - há 2 anos

Bom dia Natália! Como vai?

Neste caso eu prefiro usar cortinas na parede inteira, gera uma sensação de amplitude no local. Mas também há a opção de de usar apenas cobrindo a porta, precisando considerar 10 cm a mais na parte superior e 15cm nas laterais.

Em relação ao tecido, gosto muito do voal e as cores dependerão do restante da decoração. O voal é um tecido que ainda permite a entrada de luz. Mas se você preferir que não entre nenhuma luz você pode usar o blackout também.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode nos chamar.

Responder
Nicole Manhães
Nicole Manhães Arquitetura E Interiores (Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro) Nicole Manhães Arquitetura E Interiores - há 2 anos

Oi Natália, tudo bem?

Há algumas opções dependendo do efeito que você quer criar na sua sala:

Você pode colocar uma cortina de parede interia, que vai fazer você ter a sensação de um ambiente maior e mais alto. Para usar uma cortina de parede inteira, é só medir a sua parede (largura e altura) e acrescentar pelo menos 15 a 20 cm extras na largura para para criar o efeito blackout, e 10 cm a menos na altura para que a cortina não fique arrastando no chão.

Se você quiser usar uma cortina que cubra apenas a porta, é só tirar a medida da porta e acrescentar 15 cm de cada lado da largura e 20 cm a mais na altura! Lembre-se de posicionar a cortina de modo que ela não fique arrastando no chão, pois isso dificulta na limpeza do dia-a-dia.

Se você quiser uma cortina beeeeem franzida para ficar com um efeito mais aconchegante, use o dobro da medida da largura da sua parede (no caso de cortina de parede inteira) ou o dobro da medida da sua porta (no caso de cobrir apenas o vão da porta)

Você pode ainda usar cortinas de voal branco à frente da camada de blackout, assim, você tem a opção de escurecer completamente o ambiente ou deixar a luz passar pelo tecido de forma mais filtrada, criando uma iluminação natural difusa!

Peguei algumas fotos no pinterest para ilustrar os dois casos!

Se puder ajudar em algo mais é só entrar em contato!

2 fotos
Responder
Célio Dutel da Silva

Com respeito a altura pelo menos a 5 centímetros do chão e a 10 centímetros do teto, para cobrir o ponto luminoso, nesse caso a porta pelo menos 20 centímetros de cada lado, o uso de um black kaut é essencial

Responder
Particular - há 2 anos

R: Cobrindo toda a parede ficará com um aspecto mais harmonioso

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

David Caetano Do Souto

Coloque a cortina pegando a parede inteira deixando 15 cm de espaço pra cada lado e à 20 cm do chão e com corrimento do trilho do meio pra lateral...caso precise de serviço de rebaixamento em drywall,gesso 3D ou pintura em geral ou instalação de alguma coisa só procurar Tendência Pinturas e Reformas no Instagram: tendencias_pinturas, e veja nossos serviços...desde já agradeço.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região