Mauricio
Cota de uma estrutura vertical

1 topografo para treinar como tirar altitude de estruturas verticais.

Cota de uma estrutura vertical

1 topografo para treinar como tirar altitude de estruturas verticais.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
LTA ENGENHARIA
Landim Topografia (São José dos Campos, São Paulo) Landim Topografia - há 8 anos

Bom dia Maurício, para tirar a altitude de um prédio é necessário ter um transporte de cotas a partir de pontos conhecidos ou usando uma malha topográfica local para o local e posteriormente da início no levantamento. É usado diversas maneiras para medir a altura do prédio e posteriormente calcular a altitude do prédio. Pode se usar uma trena, mas pode da trabalho por haver dificuldade. A mais usada são equipamentos a Lesar.

Responder
Paulo Ricardo Neves
D Topografia (Mogi das Cruzes, São Paulo) D Topografia - há 7 anos

Mauricio, boa noite.

Bom para começarmos a medição analise bem os arredores do edifício que deseja obter a altitude, escolha um local adequado onde se possa ver tanto o piso térreo quanto o topo do prédio (edifício).

Note que a distancia do equipamento em relação ao edifício deve ser considerável se optar por obter a altura do edifício através de 2 visadas.

Recomendo que se faça varias visadas e que sejam em cantos diferentes tanto no térreo quanto no topo, estas medidas são de estrema importância para determinar exatamente o eixo do edifício e nos revelara não só a altura como também a inclinação e nivelamento do mesmo!

Caso seja necessário mudar o equipamento de local para medir o topo ou o térreo não se preocupe, apenas faça um ponto fixo em um local de fácil acesso e o utilize como RN (referencia de nível).

Apos a determinação do local estacione seu equipamento observe bem o nível do mesmo, o equipamento precisa estar exatamente nivelado.

Treine visando os pontos da maneira mais alinhada que conseguir, tenha cuidado pois o trabalho pode ser bem perigoso.

A estação total é muito adequada para este trabalho e também é o meio mais barato.

Mas existem outros equipamentos que também são capazes de realiza-lo com certa precisão!

GPSS, GNSS, Drones, Trenas digitais de longo alcance e etc.

Responder
Nilson Roberto Sant'Ana
Núcleo Base (Bertioga, São Paulo) Núcleo Base - há 7 anos

Mauricio, boa tarde, para a medida de alturas, existem vários metodos a se recorrer - por exemplo, se estiver com uma estação total, estacione o aparelho a uma distância razoável que lhe permita ver o topo do objeto; peça ao auxiliar aprumar o bastão com prisma junto a parede do prédio e faça uma simples leitura; bascule a luneta do equipamento faça a visada no ponto no ponto desejado, colimando este a projeção do fio axial horizontal; leia no displey a altura vertical e some a altura do bastão....simples e rápido.

Responder
Anderson Campos
Anderson Campos - Topografia (Palhoça, Santa Catarina) Anderson Campos - Topografia - há 8 anos

Maurício, com uma estação total o topógrafo faz a medição de estruturas verticais ou horizontais com precisão de milímetros. Se necessitar a altitude geográfica, o topógrafo pode recorrer ao sistema GPS para descobrir a altitude do ponto. Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de topógrafos na sua região