É preciso fazer respiro em móvel de alvenaria com cooktop?

Olá,

Quando se faz um móvel fechado com cooktop sobre a pedra - e com base de alvenaria embaixo - ouço dizer que não há necessidade de respiro na base.

Como a maioria dos cooktops são à gás, e se houver vazamento de gás dentro do móvel?

Como facilitar a saída de gás se houver esse problema?

É preciso fazer respiro em móvel de alvenaria com cooktop?

Olá,

Quando se faz um móvel fechado com cooktop sobre a pedra - e com base de alvenaria embaixo - ouço dizer que não há necessidade de respiro na base.

Como a maioria dos cooktops são à gás, e se houver vazamento de gás dentro do móvel?

Como facilitar a saída de gás se houver esse problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Wagner Miranda
Particular - há 6 anos

Não é necessário o respiro para cooktop. Respiro somente é necessário para o forno à gás, pois se não houver respiro as chamas do gás não funcionam o que não é seu caso.

Como vc tem as portas do móvel abaixo do cooktop, caso ao abrir vc sentira cheiro de gás.

Pablo Rodrigues
Pablo Rodrigues Interiores (Niterói, Rio de Janeiro) Pablo Rodrigues Interiores - há 6 anos

Boa tarde!

Para cook tops a única preocupação é mesmo que as ligações estejam bem vedadas para evitar escapamento de gás. Caso haja a possibilidade de ter um respiro melhor ainda.

Diferentemente da instalação de fornos. Neste caso sim é obrigatória a existência de respiros para que aconteça a troca de calor do aparelho evitando o superaquecimento do mesmo.

Importante: leia sempre com muita atenção o manual do fabricante!

Espero ter conseguido ajudar.

Responder
Germano Lopes Torres

Fernanda na minha opinião náo á necessidade se fosse um forno a gás sim , mas como é um cooktop , aconcelho colocar só o registro pois como é porta de abrir em baixo fica mais fácil acessá-la , e sempre bom fechar quando for sair pra algum lugar que vc vá demorar.

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Sempre que possivel é bom manter o gas em area que possua circulação de ar... de qualquer forma não indico fazer as bases de alvenaria pois irá perder espaço interno...

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Boa tarde Fernanda. Não há realmente necessidade nenhuma de respiro pois o cooktop esta embutido na bancada e a parte inferior tem ventilação. Mas verifique sempre a conexão entre o cooktop e o sistema de gás.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Se desejar especificação, projeto e indicações de material podem ser efetuados por meio digital (email e/ou ftp) - basta enviar suas fotos, alguns detalhes e pronto. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Qualificados com CREA e CAU.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de marceneiros na sua região