Existe uma regra para tamanho de cozinha de comércio?

Gostaria de construir uma cozinha para meu comércio porém o espaço que tenho pra construir a cozinha é pequeno, existe uma regra para tamanho de cozinha de comércio? Seria apenas para servir comida pra fora marmitas.

Existe uma regra para tamanho de cozinha de comércio?

Gostaria de construir uma cozinha para meu comércio porém o espaço que tenho pra construir a cozinha é pequeno, existe uma regra para tamanho de cozinha de comércio? Seria apenas para servir comida pra fora marmitas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Everaldo Araújo - Arquitetura e Construção

Como já foi dito por quase todos os nossos amigos, não existe um tamanho especificado, mas vc terá que consultar o código de obras da sua cidade, para ter certeza, pois os códigos e exigências mudam de cidade para cidade. Agora, existe sim um dimensionamento mínimo em cima da ergonometria, ainda mais sendo um comércio e com certeza sofrerá fiscalizações do ministério do trabalho e outros orgão de fiscalização, pois para cada função, há um mínimo de espaço requerente .

Responder
Waldir
D2W Projetos e Reformas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) D2W Projetos e Reformas - há 7 anos

Não existe regra para o tamanho. Existe regra de equipamentos e instalações que deve ter uma cozinha de uso comercial. Fora isso o tamanho e o que você dispõe e que dê pra executar os serviços.

Maiores informações entre em contato

Responder
ARQDZN ARQUITETURA E INTERIORES

Boa tarde, Pablo. Você deve verificar o código de obras da sua cidade se esta atividade é permitida na localização (logradouro) do seu comércio. Além disso, deve verificar o código de segurança e combate a incêndio, obter inspeção e alvará do Corpo de Bombeiros e também da Vigilância Sanitária.

Responder
Wellington Costa
Vivamus Engenharia E Arquitetura Ltda (Peruíbe, São Paulo) Vivamus Engenharia E Arquitetura Ltda - há 7 anos

não existe restrições legais para o tamanho na maioria das cidades. É preciso consultar o código de obras e postura do município em que se encontra esse imóvel.

Existe exigências quanto a higiene, ventilação, manuseio na preparação e descarte de alimentos. Essas informações estão no código de vigilância sanitária.

Se tiver interesse, fazemos essa avaliação e processos de liberação de alvarás.

Responder
Particular - há 7 anos

Sim, precisa ter espaço suficiente para a demanda de serviço e pessoas que nela vão trabalhar; Caso não faça este estudo, terá espaço de menos dificultando o serviços; A disposição ScalaTécnica

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região