O disjuntor desarma quando acontece curto-circuito?

Pessoal me tirem uma dúvida. O cabo de 2,5mm fase e neutro acidentalmente tiverem contato, vai provocar um curto circuito. Minha dúvida é, o disjuntor de 32A vai desarmar???? Uma vez que, o cabo de 2,5mm suporta 21A. Quero saber se em um curto circuito, mesmo o disjuntor de amperagem maior que o cabo, se ele desarma?

O disjuntor desarma quando acontece curto-circuito?

Pessoal me tirem uma dúvida. O cabo de 2,5mm fase e neutro acidentalmente tiverem contato, vai provocar um curto circuito. Minha dúvida é, o disjuntor de 32A vai desarmar???? Uma vez que, o cabo de 2,5mm suporta 21A. Quero saber se em um curto circuito, mesmo o disjuntor de amperagem maior que o cabo, se ele desarma?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 5
Luiz Eduardo Ferreira
Lef Elétrica (Santos, São Paulo) Lef Elétrica - há 1 año

Os disjuntores são dispositivos de proteção termoelétricos, em caso de aquecimento da rede ou curto circuito ocorre a interrupção de energia para evitar incêndio e persistindo o defeito ,ele não rearma novamente.

Responder
Alcides Evangelista de Alcantara

desliga quando os fios se unem, mas se o dijuntor for inadequado para a tensão de fio de 2,5mm e estiver ligado um disjuntor de chuveiro para desligar,pode pegar fogo nos fios de 2,5mm e não desligar, só vai desligar de for disjuntor para fio 2,5 mm se o fio esquentar e se der curto os fios se unirem os disjuntores desligam mas se for de chuveiro ligado para tomada o fio esquentado pode pegar fogo e o disjuntor não deligar, exemplo disjuntor de 30 ,para chuveiro não desliga se o fio esquentar e pode pegar fogo.

Consed Serviços de Manutenção Predial

O disjuntor desarma em uma situação de curto-circuito independente da capacidade do equipamento ou da ampacidade (capacidade de condução) de corrente elétrica no cabo.

Responder
Sidinei Ferreira Da Silva

Bom dia.as vês.sim mais tem hora que não vai da rede

Elétrica com esta feita blza tem seviso pra gente fazer

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 año

Prezado Jackson,

a resposta é sim. No entanto, é necessário fazer algumas considerações. O disjuntor é um equipamento de proteção que deverá desligar o circuito em duas situações, ou seja, sobrecargas e curtos-circuitos. A sobrecarga ocorre quando os equipamentos protegidos (motores ou cabos, por exemplo) são submetidos a correntes mais elevadas do que o seu valor nominal, mas podem operar assim durante algum tempo, a depender da sua capacidade térmica. Após decorrido esse tempo, o disjuntor vai desarmar, garantindo assim a integridade do equipamento.

O curto-circuito é um evento muito mais severo, tanto do ponto de vista térmico quanto dinâmico, razão pela qual o disjuntor deverá operar dentro de poucos milisegundos.

No seu caso, parece que a sobrecarga preocupa mais do que o curto-circuito porque a corrente nominal do disjuntor (32 A) é maior que a capacidade térmica do cabo (21 A) e, portanto, ele não está protegendo os cabos que, se operarem com correntes superiores, se deteriorão ao longo do tempo. Por esta razão, recomendo que verifique, com um profissional, qual o melhor dimensionamento do disjuntor (ou eventualmente do próprio cabo) levando em conta as correntes que por eles circularão.

Att.

Neymard

Responder
Jackson
Particular - há 1 año

Entendo sua preocupação, mas é somente uma curiosidade que me veio em relação a curto-circuito, se ele desarma independente de sua amperagem ser maior

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região