Dá para impermeabilizar uma laje pela parte de baixo?

Olá pessoal,

Estou com uma dificuldade muito grande em resolver o problema de infiltrações e goteiras no auditório do prédio no qual trabalho, devido o prédio ser muito antigo.

O prédio tem 18 andares e a empresa fica no térreo e o auditório por ser uma área grande fica embaixo de aproximadamente 04 apartamentos que vez ou outra tem vazamentos que sempre acabam no piso do auditório sempre danificando o forro por ser de mineral.

Já fizemos de tudo, ja falamos com o condomínio, ja conversamos com os moradores, ja colocamos bandejas de baixo dessas goteiras para direcionar a água pra outro lugar, mas nada adianta, quando resolvermos de um lado aparece em outro.

me deram a missão de criar um sistema ou qualquer coisa que evite que água caia em cima do forro.

eu pensei em fazer uma impermeabilização pela parte de baixo da laje, mas não sei se daria certo.

Me ajudem por favor.

Dá para impermeabilizar uma laje pela parte de baixo?

Olá pessoal,

Estou com uma dificuldade muito grande em resolver o problema de infiltrações e goteiras no auditório do prédio no qual trabalho, devido o prédio ser muito antigo.

O prédio tem 18 andares e a empresa fica no térreo e o auditório por ser uma área grande fica embaixo de aproximadamente 04 apartamentos que vez ou outra tem vazamentos que sempre acabam no piso do auditório sempre danificando o forro por ser de mineral.

Já fizemos de tudo, ja falamos com o condomínio, ja conversamos com os moradores, ja colocamos bandejas de baixo dessas goteiras para direcionar a água pra outro lugar, mas nada adianta, quando resolvermos de um lado aparece em outro.

me deram a missão de criar um sistema ou qualquer coisa que evite que água caia em cima do forro.

eu pensei em fazer uma impermeabilização pela parte de baixo da laje, mas não sei se daria certo.

Me ajudem por favor.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

31 Respostas

Respostas úteis 1
Nivaldo L V Lopes
Veiga Lopes Engenharia Ltda (Jundiaí, São Paulo) Veiga Lopes Engenharia Ltda - há 5 anos

Bianca, boa tarde!

Para você resolver definitivamente o problema dos vazamentos, primeiro você precisa identificar de onde vem os vazamentos.. É de tubulação/conexões, rejunte do piso ou impermeabilização das áreas molhadas dos aptos. com a impermeabilização comprometida. Você teria que chamar uma empresa com técnico experiente para fazer essa avaliação. Esse vazamento não só danifica o seu forro como pode estar comprometendo a laje de concreto com a oxidação das ferragens o que pode acarretar um problema mais grave com o tempo. Fazer impermeabilização por baixo não vai resolver e vai aumentar ainda mais o problema da oxidação das ferragens. Se quiser pode nos chamar para fazer essa avaliação.

Atenciosamente,

Nivaldo Luiz Veiga Lopes

Responder
Particular - há 5 anos

R: Não, o ideal é sempre por cima para não deixar infiltrar na laje... seria como colocar açucar no leite e não mexer.... não ficará doce... tem que ser efetivo nas soluções...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Melchior Gregório Pereira
Eterno Engenharia (Atibaia, São Paulo) Eterno Engenharia - há 5 anos

Bianca, boa tarde

Nesse caso o pode ser feito é você encontrar uma empresa especializada em impermeabilização líquida com Poliuretano, nesse caso será injetado o poliuretano debaixo para cima, e o mesmo fará o caminho contrário ao da água, estancando a infiltração e solucionando seu problema.

Quaisquer dúvidas, estamos á disposição.

Melchior Gregório

Eterno Engenharia.

Responder
Anderson Ribeiro
A.r Construções E Reformas (Mauá, São Paulo) A.r Construções E Reformas - há 5 anos

Bom dia primeiro é necessário sanar o vazamento ou a infiltração , de outra forma não terá jeito de impermeabilizar por baixo ,uma vez que a água sempre encontra outros caminhos para percorrer ,pode até dar certo por um tempo más depois o problema vai voltar , estamos atendendo uma demanda muito grande desses problemas e em quase todos uma vez dectado de onde a água vem ,100% de certeza de cura e em outras um bom produto resolveu o problema , lembrando que algumas manta são excelentes para esse fim , as que tem fibras .

Responder
Consilio Associados Malheiros

Olá Bianca.

Essa opção não é viável, pois se você impermeabilizar a parte de baixo fará como se fosse uma banheira, onde toda a água oriunda da parte de cima ficará acumulada na laje, assim acarretará no comprometimento de toda a estrutura. Será necessário fazer uma análise detalhada, encontrar todos os pontos de vazamentos e resolvê-los, após necessita fazer a impermeabilização necessária para o piso e a recolocação do piso.

Caso precise de uma consultoria, nos procure.

Atenciosamente.

Consilio Associados.

Responder
Francisco Irismar Alves Patricio
Stauthec Instalação E Manutenção (Itaquaquecetuba, São Paulo) Stauthec Instalação E Manutenção - há 5 anos

Boa noite Bianca

Esi problema é muito sério

Se aparecer Algum profissional falando que da pra fazer não deixe

Porque si inpemeabiza por baixo cria um lençol de água

Mesmo que coloque tubulação para escoar mais com o passa do tempo as vai cria mofo e danifica a estrutura

Responder
MP EMREITEIRA  Empreiteira
Mp Empreiteira Trabalhamos Com Reforma Construção E Com Porcelanato Líquido (Bragança Paulista, São Paulo) Mp Empreiteira Trabalhamos Com Reforma Construção E Com Porcelanato Líquido - há 5 anos

Boa tarde oq poderia ser feito neste caso e utilização de uma resina epox por esta resina ser imperbilizante mas e claro fazendo todo o tratamento correto antes de ser aplicado

Responder
Carmo Monteiro
Particular - há 5 anos

Não dá e gasta dinheiro sem ter efeitos pode ser momentânea o correto e impermeabilização na parte de cima

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região