É possível puxar um ponto de 220v no meu apartamento?

Hoje meu apartamento só possui tomadas 110v, eu precisava puxar um ponto de 220v na cozinha. Pelas fotos que tirei do quadro de dijuntor, se eu chamar um eletricista ele vai conseguir fazer isso?

É possível puxar um ponto de 220v no meu apartamento?

Hoje meu apartamento só possui tomadas 110v, eu precisava puxar um ponto de 220v na cozinha. Pelas fotos que tirei do quadro de dijuntor, se eu chamar um eletricista ele vai conseguir fazer isso?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Nelson Caruso
Particular - há 6 anos

Tem sim. Precisamos passar a fiação dentro dos eletrodutos até o ponto de interesse dos 220VAC e os dijuntores escolhidos (2), medir o consumo de cada ramal, usar fio 2,5mm (vermelho e branco, por exemplo) e completar com o acabamento da tomada ou ponto de 220 VAC com indicação. Nosso preço para este "simples" serviço é R$ 350,00 sem obstáculos que impeçam a passagem dos cabos.

Moacir Soares
Moacir Inst. Elétricas (Carapicuíba, São Paulo) Moacir Inst. Elétricas - há 6 anos

Olá Robson, é possível sim e até fácil para fazer, mas com uma vista sobre o quadro que você postou, eu até recomendaria que refaça esta instalação, pois parece ser feita ainda com fios rígidos e estes disjuntores não mais eficazes. Assim você faria as novas adequações de forma segura, pois não aconselho os chamados "puxados" em rede elétrica. ok? fica a dica.

Responder
Reginaldo Sanches

Sim ,só que terá de ser revisado esses disjuntores , se poderão continuar sendo utilizados , quanto o ponto que vc quer na cozinha ,só colocar mais dois disjuntores para separa Los dos outros pontos da casa, pode ser que precise trocar a fiação que vai para cozinha ,pra passar todos os fios no mesmo conduíte , estou a disposição

Responder
José Angelo
Cerioni Engenharia E Serviços (São Vicente, São Paulo) Cerioni Engenharia E Serviços - há 6 anos

Robson, é possível sim. No seu quadro existem as 2 fases necessárias e o espaço para o acréscimo de disjuntor bipolar, o importante é verificar se a tubulação que sai do quadro e chega na cozinha tem espaço suficiente para a passagem de mais 3 fios, cuja bitola de fio e capacidade de disjuntor deverá ser dimensionada de acordo com a carga que deverá ligar. Se tiver esta informação seria interessante nos repassar para podermos lhe passar os dados corretos, se não o ideal é contatar um eletricista para fazê-lo.

Responder
Adriano da Luz Silva
Particular - há 6 anos

Bom dia amigo,

É possível sim, seu quadro de distribuição tem espaço suficiente para a instalação de 1 disjuntor bipolar, assim fazer a medição para bitola do cabo e disjuntor.

Boa semana.

Particular - há 6 anos

R: Sim, pois tem as duas fases na entrada....

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região