Da para transformar tomadas de 110 em 220

Preciso transformar 10 tomadas de 110 em 120

Da para transformar tomadas de 110 em 220

Preciso transformar 10 tomadas de 110 em 120

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 7
Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 7 anos

Poderá fazer a troca observando alguns detalhes. Primeiro: a entrada é bifásica? Segundo: a passagem de cabos pelos condutores está sem problemas? Não aconselho ligar a nova fase ao cabo neutro, pode acontecer desse cabo neutro estar com derivações para outros circuitos, muito cuidado nessa operação, além do que você irá precisar adicionar um cabo terra a essas tomadas, para sua segurança.

Responder
Isaias Segura Pereira
Particular - há 7 anos

Gustavo é possível sim, para isso vc precisa ter pelo menos uma rede bifásica. Precisará ligar a tomada nas duas fases e pronto terá sua tomada 220w. Mas cuidado é preciso verificar se essas fases não estão alimentando algum aparelho, tipo chuveiro ou torneira elétrica, para não ter uma sobre carga.

Euzebio Borba Filho
Ebf - Projeto E Instalação Eletrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ebf - Projeto E Instalação Eletrica - há 7 anos

Sim, é possível fazer isso. Devo lembrar que toda mudança requer um estudo detalhado. Qual o equipamento, e a potencia que será ligado em 220 Volts. Isso é importante para dimensionar o Disjuntor e o Cabo a ser utilizado.

Responder
Ines
Particular - há 6 anos

Ola bom dia!

Fui adaptar o meu ar condicionado e a tomara é 110 e o ar é 220.

Vou ter muita dificuldade em transformar a tomada para 220 ou será melhor trocar o ar para 110?

Lembrando que o apartamento e novo e o sistema elétrico foi adaptado para cada aparelho.

Marco Antonio Guerrero

SUGIRO QUE VOCÊ PASSE MAIS UM FIO DESDE A CAIXA DE FORÇA PARA TODAS AS TOMADAS PARA TER MAIS UMA FASE E NÃO PERDER SEU NEUTRO. SE SUA CAIXA CENTRAL PERMITIR COLOCAR MAIS UM DISJUNTOR BIPOLAR PARA TER UM DISJUNTOR ESPECIFICO AS TOMADAS 220V.

Responder
Agenor Mendonça
A M Eletricista e Ar Condicionados (Carapicuíba, São Paulo) A M Eletricista e Ar Condicionados - há 7 anos

Existe uma norma NBR 5410 de instalação de Baixa tensão.

O fio neutro ele tem que ser na cor Azul e o fio fase pode ser qualquer outra cor.

O fio terra é na cor Verde.Pra modificar a sua tomada de 110v pra uma 220v seria necessário passar um fio até a tomada e modificar o disjuntor unipolar pra um Bipolar.Caso você tem uma entrada de Força de 220v sendo Fase/Fase/Neutro.

Responder
Hugo Fleuri Datrino

Olá Amigo, Boa Tarde... É um trabalho bem minucioso, mais dá para ser feito. Antes temos que levantar tudo o que vc deseja ligar nestas tomadas, para saber qtos circuitos teremos. Posteriormente teremos que retirar o NEUTRO destas tomadas e passar uma outra FASE. Lembrando sempre que temos que respeitar as tomadas TUG e TUE.

Responder
Fabiano de Oliveira Dutra
Tarcizio Dorli Dutra (Ipatinga, Minas Gerais) Tarcizio Dorli Dutra - há 7 anos

Sim, perfeitamente. Se não tiver um padrão bifásico poderá utilizar um transformador elevador de tenção, que pode ser encontrado facilmente em lojas de materiais elétricos. O que vai definir o tamanho do transformador é a potência do equipamento 220V que será utilizado, caso a potência seja muito alta isso será inviável.

Responder
Flávio Eduardo Guimarães
Guimarães Serviços Elétricos (Volta Redonda, Rio de Janeiro) Guimarães Serviços Elétricos - há 7 anos

sim, se o seu medidor for bifásico ou trifásico.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região