Da pra ter bancada de madeira na cozinha?

Qual madeira utilizar? E como fica o contato com água na pia? Quanto custa?

Da pra ter bancada de madeira na cozinha?

Qual madeira utilizar? E como fica o contato com água na pia? Quanto custa?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
José Martins Cota
New Mobilart JMartins (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) New Mobilart JMartins - há 6 anos

ola bom dia fazer uma bancada de madeira ate pode mas talvez nao tenha uma durabilidade tanto quanto de outro material que conhecemos pode ser feito de formica imitando madeira desde que nao tenha fogo perto ou seja fogao embutido pode ser feito de madeira massisa a melhor uma bem seca para nao trinca ou por cima da madeira colocar um tampo de vidro temperado .claro que tudo isso tem que ter cuidado pois madeira e vulnerável a fogo a foto que vc viu e foto de um projeto no computador nao e de uma casa ja pronta e bonito mas nao e recomendável geralmente e muito usado em banheiros detalhe hje em dia nao se encontra madeira de 60,0 de profundidade muito dificio cobrindo com vidro temperado da pra fazer e se for usar cooktop colocar o eletrico mais seguro espero ter ajudado a a madeira ser usada uma bem seca e que nao empena muito

Responder
Particular - há 6 anos

R: Dá para fazer, mas tem que escolher uma madeira menos porosa, fazer um tratamento de autoclave, ou com polisten para selar e depois aplicar um selador martimo; Saiba que deverá ter muito cuidados depois...

A disposição;

Fernanda Patti
Fernanda Patti Arquitetura E Gerênciamento De Projetos (Iguaba Grande, Rio de Janeiro) Fernanda Patti Arquitetura E Gerênciamento De Projetos - há 6 anos

Pode sim, o ideal seria Ypê, mas sinceramente eu não recomento, devido à grande manutenção e pouca durabilidade. Usando normalmente, sua bancada com um ano já estará com aspecto de "velha" se não tiver manutenção.

Espero ter ajudado.

Responder
Juliana Veloso

É possível sim , O ideal é usar madeira maciça e usar um impermeabilizante com óleos naturais . uma dica é usar a pia de louça.

avalia as vantagens e desvantagens!

Pontos positivos

Elas trazem um aconchego maior para a cozinha, pois a madeira dá um toque acolhedor ao ambiente

Aparência natural, o ambiente fica moderno e rústico ao mesmo tempo

Facilidade na hora da instalação (não necessita de cimento nem de água!)

Pontos negativos em ter pia de cozinha em madeira

A madeira exige impermeabilização para não danificar o material

Cuidado redobrado com objetos pontiagudos e panelas muito quentes, que podem deixar marcas sem condições de reparação

Necessita de cuba especial com prancha de alumínio nas laterais (que aumentará o custo)

Na hora de limpeza tem que tomar cuidado com o produto que vai usar.

Boa sorte!!!

2 fotos
Responder
Ennio Ramos de Oliveira Filho

Antigamente eram comuns, e hoje pode ficar muito charmoso. Claro que pode ser. Contudo, para que dure é necessário que atenda a algumas exigências. Primeira, resistir a cupins, carunchos e outros: usar madeira de lei, na dúvida encharcar de querozene por 2 ou 3 dias. Segunda, evitar empenamentos: por exemplo, uma bancada com vão entre pontos de apoio acima de 80cm deve ter pelo menos 4cm de espessura, ser engastada na parede e "chumbada" nas colunas de apoio; as fibras da madeira nova exposta a forte/constante radiação solar, se reacomodam rapidamente e podem causar trincas. Bancadas onde se tenha hábito de dar pancadas fortes, podem exigir um lastro por baixo para reduzir a trepidação.

A questão da umidade pode ser muito minimizada pelo cuidado de não deixar vazamentos e acúmulos prolongados. Tendo espessura recomendável, a madeira não fica danificada em poucos dias. Mas claro, pode-se usar como acabamento alguma resina impermeabilizante.

Enfim, madeira é material caro. Mas fazendo direitinho, vale a pena.