Como devo agir quando a construção do prédio ao lado causou danos em meu imóvel?

Olá!

Minha dúvida diz respeito a danos causados em meu imóvel, por construtora, devido à obra em terreno vizinho. Gostaria de saber como devo proceder, pois eles enviaram uma pessoa aqui em casa, no dia 05/04/17, que fez uma avaliação minuciosa da casa e identificou diversos danos estruturais. Após isso, já recebemos a visita da seguradora da construtora e, por fim, hoje, recebemos a visita de uma empresa que, segundo eles, foi contratada pela construtora para fazer um orçamento de reforma.

Acontece que eu achava que eles viriam com o laudo técnico do dia 05 e, baseados nele, fariam o orçamento e nós tomaríamos ciência das providências que tomariam, tudo por escrito. Contudo, isso não ocorreu e coube novamente a nós mostrarmos todos os cômodos e os problemas decorrentes da construção do prédio vizinho. Posteriormente, em constato com o escritório da perícia, fui informado de que o laudo não estava pronto, o que desmente a informação passada pelo funcionário da construtora no momento de fazer a vistoria de orçamento, que informou que já estava e por isso estavam fazendo o orçamento.

Se alguém já passou por situação semelhante ou trabalha com isso, gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas antes de deixá-los entrarem para reformarem minha casa:

- como devo agir nesses casos, devo esperar que tudo se resolva pela vontade deles ou devo contratar um empresa pra fazer um orçamento e confrontar com o deles?

- devo solicitar por escrito para a construtora o detalhamento das ações que serão executadas pela construtora, por exemplo, cômodo por cômodo, inclusive se será substituída portas e janelas danificadas?

- por exemplo, o piso da sala tem que ser trocado, o que diferenciará dos demais cômodos, então é meu direito pedir a substituição de todos, visto que destoaria dos demais.

- é minha obrigação aceitar a empresa contratada por eles para realizar a reforma da minha casa?

Sei que são muitas dúvidas, porém como preferimos, até o momento, não levar o caso até a justiça, gostaríamos de uma orientação.

Att..

Como devo agir quando a construção do prédio ao lado causou danos em meu imóvel?

Olá!

Minha dúvida diz respeito a danos causados em meu imóvel, por construtora, devido à obra em terreno vizinho. Gostaria de saber como devo proceder, pois eles enviaram uma pessoa aqui em casa, no dia 05/04/17, que fez uma avaliação minuciosa da casa e identificou diversos danos estruturais. Após isso, já recebemos a visita da seguradora da construtora e, por fim, hoje, recebemos a visita de uma empresa que, segundo eles, foi contratada pela construtora para fazer um orçamento de reforma.

Acontece que eu achava que eles viriam com o laudo técnico do dia 05 e, baseados nele, fariam o orçamento e nós tomaríamos ciência das providências que tomariam, tudo por escrito. Contudo, isso não ocorreu e coube novamente a nós mostrarmos todos os cômodos e os problemas decorrentes da construção do prédio vizinho. Posteriormente, em constato com o escritório da perícia, fui informado de que o laudo não estava pronto, o que desmente a informação passada pelo funcionário da construtora no momento de fazer a vistoria de orçamento, que informou que já estava e por isso estavam fazendo o orçamento.

Se alguém já passou por situação semelhante ou trabalha com isso, gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas antes de deixá-los entrarem para reformarem minha casa:

- como devo agir nesses casos, devo esperar que tudo se resolva pela vontade deles ou devo contratar um empresa pra fazer um orçamento e confrontar com o deles?

- devo solicitar por escrito para a construtora o detalhamento das ações que serão executadas pela construtora, por exemplo, cômodo por cômodo, inclusive se será substituída portas e janelas danificadas?

- por exemplo, o piso da sala tem que ser trocado, o que diferenciará dos demais cômodos, então é meu direito pedir a substituição de todos, visto que destoaria dos demais.

- é minha obrigação aceitar a empresa contratada por eles para realizar a reforma da minha casa?

Sei que são muitas dúvidas, porém como preferimos, até o momento, não levar o caso até a justiça, gostaríamos de uma orientação.

Att..

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
AB | Arquitetura Integrada
Particular - há 7 anos

Proceda dessa forma:

1a. - faça toda comunicação a construtora por meio de documento protocolado, em conjunto com as fotos do evento. Esse protocolo pode ser uma cópia e constar data e assinatura do responsável que assina;

2. - solicite uma perícia definitiva com prazo máximo de 72h úteis. Essa perícia devera ser executada por profissional habilitado e devidamente credenciado junto ao CREA ou CAU;

3 - Com a perícia vc submete a outro profissional de sua preferência para validação;

4 - Se a construtora determinar o conserto, deverá apresentar todo o procedimento por escrito, detalhado o serviço, material e tempo de execução. Ter clausula de garantia e permanência.

5. Com o laudo vc tb pode apresentar um orçamento seu, com base ao apresentado por eles, construtura.

Se tudo isso não ocorrer, proceda:

1. - denúncia ao órgao de urbanismo de sua cidade;

2. - denúncia ao CREA e CAU

3. - carta junto a construtora relatando todo o trâmite de tentativas de contato com fotos e um laudo efetuado por vc com um profissional

4. - prazo de 10 dias para resposta

5 - após isso sem solução abertura de processo

Tendo dúvidas... pergunte. Sempre podemos ajudar. Importante sempre um projeto integrado e adequado ao seu ambiente, com uso, custo e função. Abç.

Tania
Particular - há 1 año

Processar nem sempre da resultado. Ao lado da minha residência tem uma obra, depois de muito dialogar e nada resolver, processamos. Acontece que o dono da construtora esta se omitindo. Ele não recebe a intimação sendo assim, não é possível dar continuidade ao processo. Pessoas de má índole agem assim, e infelizmente, nós ficamos com o prejuízo.

Particular - há 7 anos

Primeiro faça uma comunicação a construtora que esta executando a obra.... depois chame um engenheiro para que ele possa emitir um laudo... Apresente a construtora... caso ela se recuse em efetuar os reparo, entre com uma ação civil, onde a construtora irá pagar todos os custos, inclusive os do engenheiro e do advogado; A disposição; ScalaTécnica

Felipe e Julie
8Haus Arquitetura (Sorocaba, São Paulo) 8Haus Arquitetura - há 7 anos

Boa tarde Vivian,

aliado ao que o colega André mencionou, seria interessante voce buscar uma consultoria jurídica. É possível esclarecer algumas dúvidas, de maneira gratuita, pelo site jusbrasil, que lhe coloca em contato direto com alguns dos advogados de sua cidade ou região.

Abraços,

Felipe

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região