De quem é a responsabilidade da infiltração no muro de arrimo?

Bom dia!

Após a retirada de terra para nivelar o meu terreno, o fundo do lote ficou 1,70m abaixo do nível do vizinho. Construí um muro de arrimo de 1,80m conforme projeto e impermeabilizado. Duas semanas após a obra identifiquei uma infiltração em um ponto específico do muro devido a caixa de captação de águas pluviais de 1,20m profundidade, a construção dele antecede a minha. De quem é a responsabilidade ?

De quem é a responsabilidade da infiltração no muro de arrimo?

Bom dia!

Após a retirada de terra para nivelar o meu terreno, o fundo do lote ficou 1,70m abaixo do nível do vizinho. Construí um muro de arrimo de 1,80m conforme projeto e impermeabilizado. Duas semanas após a obra identifiquei uma infiltração em um ponto específico do muro devido a caixa de captação de águas pluviais de 1,20m profundidade, a construção dele antecede a minha. De quem é a responsabilidade ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 6 anos

R: A vedação da caixa de passagem dele a responsabilidade é dele (seu vizinho)

A disposição;

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

Este caso é um caso delicado, mas de fácil resolução a partir de bom senso...

Pelo que entendi do seu relato, quem baixou o nível com relação ao vizinho foi você, correto!?

Dessa forma, por consequência da sua intervenção você pôde observar que há um fluxo de água provindo do terreno do vizinho, seja por problema na tal caixa de águas pluviais do vizinho, seja por consequência de infiltração do próprio terreno do vizinho ou mais ainda, que possa ser um problema causado por consequência da própria escavação. Enfim, muitos motivos...

Entretanto, como você que fez o muro de arrimo, o mesmo deveria ter sido feito com tratamento de impermeabilização e também com sistema de drenagem do fluxo do terreno do vizinho, pois ele em parte não tem culpa de você ter baixado o nível do seu terreno. De toda forma se você está vendo fluxo de água no seu muro, então o mesmo não está impermeabilizado adequadamente...

Bom, é isso! Havendo a necessidade de maiores esclarecimentos, favor entrar em contato.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
Anderson Marcolino Arquitetura para assistência Jurídica

Prezado Leonardo, como vai?

Analisando os dados que você forneceu, parece que a caixa de captação de águas pluviais do vizinho está danificada, resultando na infiltração para o seu lote. Se o dano não foi causado pela sua obra, o vizinho deve proceder com a manutenção da mesma para garantir a estanqueidade do vazamento direcionado ao seu lote. Para tanto, aconselho a você obter um Laudo sobre a questão para garantir sua segurança jurídica quanto ao problema. Nossa empresa dispõe de Laudo Cautelar de Obras, onde averiguamos e descrevemos a origem do problema vistoriado, objetivando sanar a dúvida quanto a responsabilidade do problema, e garantir subsídios periciais para vias processuais à solução do problema.

Estamos a disposição! Boa sorte!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região