Qual o material posso utilizar para fazer os degraus flutuantes da entrada principal?

Olá, sou engenheira, estou construindo uma casa em um condomínio de alto padrão e gostaria d saber qual o material que posso usar para fazer os degraus flutuantes da entrada principal.

Serão 4 degraus de 10 cm de altura, 1,35 de espelho e com larguras variáveis.

Serão iluminados por led embutido.

Não consigo fechar o martelo com nenhum material.

A fachada terá pedras naturais (provavelmente um mosaico de pedra goias).

O desenho da fachada encontra-se em anexo.

A pedra da fachada talvez nao seja apta a ir nos degraus, e não gosto do degraus de granito bruto. A rampa será de petit pavê brancom porém não consigo aplicar no degrau suspenso.

Queria uma dica profissional. Como os degraus das fotos abaixo foram executados?

Principalmente o da última foto. É um concreto pintado mesmo?

Concreto aparente?

Qual o material posso utilizar para fazer os degraus flutuantes da entrada principal?

Olá, sou engenheira, estou construindo uma casa em um condomínio de alto padrão e gostaria d saber qual o material que posso usar para fazer os degraus flutuantes da entrada principal.

Serão 4 degraus de 10 cm de altura, 1,35 de espelho e com larguras variáveis.

Serão iluminados por led embutido.

Não consigo fechar o martelo com nenhum material.

A fachada terá pedras naturais (provavelmente um mosaico de pedra goias).

O desenho da fachada encontra-se em anexo.

A pedra da fachada talvez nao seja apta a ir nos degraus, e não gosto do degraus de granito bruto. A rampa será de petit pavê brancom porém não consigo aplicar no degrau suspenso.

Queria uma dica profissional. Como os degraus das fotos abaixo foram executados?

Principalmente o da última foto. É um concreto pintado mesmo?

Concreto aparente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 3
Helios Alencastro
Helios Alencastro Arquitetura (Brasília, Distrito Federal) Helios Alencastro Arquitetura - há 6 anos

Heloisa, bom dia.

Já que não gosta do granito bruto, você pode utilizar o concreto como na foto, ou um piso cimentício, alguns são atérmicos e muito bonitos!

Responder
Heloisa
Particular - há 6 anos

Oi Hélios, obrigada pela resposta. Eu tenho medo das emendas dos pisos cimentícios sabe???

Até pensei em usar um porcelanato técnico (cada vez mais raros) porém tenho medo do assentador não cortar as quinas direito e acabar ficando com um acabamento feio.

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Boa noite, Heloisa Verçosa.

Tudo bem?

Na foto foi concreto pintado mesmo. Simples, durável e econômico. Basta ter cuidado com a forma e durante a cura.

Utilize forma de compensado plastificado ou metálica.

Para a cura, umedeça algum material que acumule água, pode ser um tecido "fofo", geotêxtil (Bidim CC-10, por exemplo) e coloque em contato com os degraus ou molhe o piso algumas vezes por dia nos primeiros dias.

Espero tê-la ajudado!

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Heloisa.

Com relação ao traço, você comentou corretamente. Utilize agragados de menor granulometria pedrisco (brita 0) e areia mais fina para um melhor acabamento.

Como é um concreto sem fim "estrutural" não tem muita dor de cabeça, porém, dependendo da quantidade e da finura dos agregados talvez você precise de mais cimento no traço.

Peço até desculpas mas não tenho um traço definido para te passar. Mas creio que o ideal seria um traço com uma proporção semelhante de areia:brita.

Uma dica: Se quiser uma superfície mais rugosa, até para dar mais segurança aos transeuntes, utilize um retardador de pega superficial e depois jateie a superfície com água. Faça testes em placas antes.

o efeito será parecido com esse abaixo. Barato e bonito.

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Essa dica que dei é basicamente um Fulget de baixo custo, porém com menos recursos estéticos de agregados coloridos e etc.

Você pode botar corantes durante o amassamento do concreto (caso queira "invovar") ou mesmo pintar o concreto e deixar um efeito de textura, porém com extrema durabilidade.

Aí tua criatividade é o limite.

Depois manda fotos para mostrar se as dicas funcionaram bem aí!

Particular - há 6 anos

R: Faça moldes e faça pré moldado... depois o acabamento é mais simples com fulget ou aerado...

A disposição;

Osvaldo
Trikali Planejados (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Trikali Planejados - há 6 anos

Olá, Heloísa!

O degraus da sua foto foram executados em concreto e o revestimento não é pintura, trata-se de um "fulget", material semelhante à foto que anexamos para comparativo.

Responder
Heloisa
Particular - há 6 anos

Olá Osvaldo. Muito obrigada pela resposta.

Eu pesquisei o fulget, é uma massa com um traço específico colocada em uma forma metálica?

Você tem uma base de como seria a argamassa desse fulget?

Eu queria ter feito a área externa inteira de fulget, mas me recomendaram usar o piso drenante pronto (drenaltec). Porém estourou meu orçamento e acabei por fazendo de petit pavê mesmo.

Osvaldo
Trikali Planejados (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Trikali Planejados - há 6 anos

Heloisa,

Segue descrição básica da PINI sobre "fulget":

Sinônimo de granito lavado, o fulget chegou ao Brasil há 50 anos trazido por industriais italianos. O sistema, porém, tem origem francesa. Trata-se também de um revestimento de base cimentícia que tem como característica principal a exposição dos grânulos de pedras britadas como quartzo e mármore, principalmente. É um sistema que emprega cimento, adições minerais, cal, óxido de ferro e outros pigmentos.

O sistema requer a aplicação sobre um emboço sarrafeado e bem rugoso, para que tenha boa aderência. É aplicado com desempenadeira e depois compactado. Antes da secagem completa recebe um jateamento de água, para retirar o excesso de cimento. Esse recurso faz com que os grãos fiquem expostos na superfície.

Podem ser empregados mais de 50 variações de pedras moídas, como granitos, mármores, calcários, arenitos, quartzos e ardósias. O preço do produto irá variar de acordo com as pedras empregadas e o tipo de cimento, que pode ser comum ou branco.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região