Quais são os trâmites legais necessários para autorização de demolição e nova construção?

Olá. Estou a procura de um terreno para construir na zona Oeste de São Paulo. O fato é que, no bairro em que busco, só encontro terrenos com casas antigas para demolição. Gostaria de saber quais são os trâmites legais necessários para autorização de demolição e nova construção. Essa autorização envolve pagamentos de taxas, burocracia e prazos longos? Antes de decidir pela compra, preciso avaliar se vale a pena demolir ou reformar.

Quais são os trâmites legais necessários para autorização de demolição e nova construção?

Olá. Estou a procura de um terreno para construir na zona Oeste de São Paulo. O fato é que, no bairro em que busco, só encontro terrenos com casas antigas para demolição. Gostaria de saber quais são os trâmites legais necessários para autorização de demolição e nova construção. Essa autorização envolve pagamentos de taxas, burocracia e prazos longos? Antes de decidir pela compra, preciso avaliar se vale a pena demolir ou reformar.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 8
MORERO ARQUITETURA Arquitetura e Alvará de Construção

Olá, Renata

A prefeitura de São Paulo unificou os processos de demolição e construção em um único processo que é o Alvará de Licença para Residências Unifamiliares.

O importante é ter a escritura do registro de imóveis legalizada, dai os trâmites levam em média 5 meses. As taxas de análise da prefeitura giram em torno de R$ 4,50m².

Fico à disposição para maiores informações

At

Arquiteto Alessandro Morero

Responder
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 7 anos

Bom dia Renata, os tramites na prefeitura para demolição e construção de edificação nova está unificado em um único processo na prefeitura de SP chamado de Alvará de Licença para Residências Unifamiliares no qual vc faz a demolição e a construção com o mesmo processo, as taxas variam de acordo com vários aspectos, área, localização, etc, mas fica en torno de R$ 1.500 totais e o prazo é geralmente 6 meses, o importante é ver a escritura do terreno antes de comprá-lo. Espero ter ajudado. Estou a disposição para mais dúvidas.

Eng Bruno da Silva

Responder
Gióia Bispo
Gióia Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gióia Arquitetura - há 7 anos

Olá Renata, bom dia.

Sim, há alguns trâmites que devem ser observados e seguidos na hora de demolir ou reformar um imóvel antigo.

Se a opção for pela demolição e construção de um novo edifício, a prefeitura exige que o proprietário obtenha Alvarás tanto para a demolição quanto para a construção nova.

No caso de optar-se pela reforma da edificação existente haverá a necessidade de Alvará de Reforma. Outros pontos também terão que ser observados, o principal cuidado é quanto a estrutura do edifício e você deverá contratar um profissional para uma análise meticulosa do edifício e a partir daí projetar e planejar todas as fazes da sua obra.

Sou Arquiteto e coloco-me à sua disposição para um melhor contato e orientações.

Gióia Bispo

Arquitetura Pura e Simples

Responder
Alexandre Soares
Atrium Engenharia E Construções Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Atrium Engenharia E Construções Ltda - há 7 anos

Prezada Renata, você tem que pesquisar se o local onde for demolir tem restrições relativas ao local, por exemplo se não é tombado pelo patrimônio histórico e lá na prefeitura regional, você de posse do iptu conseguira essas informações, liga antes pra ver qual os dias e horários de atendimento, pois cada regional tem sua rotina e boa sorte!

Responder
Fernando
Engenharia Donadelli (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Engenharia Donadelli - há 7 anos

Renata boa tarde,

Hoje é muito comum executar o processo que você está com dúvida! Para demolição é necessário um processo junto a prefeitura obedecendo o código de obras da região e o seu plano diretor, que em resumo nada mais é que construir oque for permitido no local e demolir oque puder demolir.

No processo mais comum você deverá aprovar um projeto de demolição junto a prefeitura elaborado por um enengenheiro civil, sendo este independente do processo de construção de um novo empreendimento.

Estando o terreno livre você seguirá o processo normal de novas construções.

Existe a opção de reforma com ampliação e/ou adaptação da área construída, este processo pode ser feito de uma única vez junto a prefeitura.

Quanto ao prazo dos processos você dependerá da eficiência da prefeitura local, único prazo garantido pelos engenheiros é da entrada do processo o restante fica a cargo do poder público.

Ao se interessar leve um engenheiro para lhe acessorar muitos não cobram nada para isso! Boa sorte e sucesso.

Engenheiro Fernando Donadelli

Edvalson Carvalho de Queiroz

Olá Renata!

Os tramites na prefeitura para demolição e construção de edificação nova estão unificado em um único processo na prefeitura de SP chamado de Alvará de Licença para Residências Unifamiliares onde você faz a demolição e a construção com o mesmo processo.

Responder
Elen Benvenutti
Construlares (Indaiatuba, São Paulo) Construlares - há 7 anos

realizar projeto e fazer pedido nos orgãos publicos, para realizar a construção ou reforma com alvará, com ART.

3 fotos
Responder
Wilson Espindola
Wilson Espindola (Cajamar, São Paulo) Wilson Espindola - há 7 anos

Renata, Boa tarde, os tramites na prefeitura para demolição e construção de novas edificações já está unificado, ou seja, você dá entrada em um único processo chamado de Alvará de Licença para Residências Unifamiliares, as taxas variam de acordo com vários aspectos, área, localização, etc. O prazo varia de 4 a 6 meses, em média, sendo que o mais importante é ter a escritura do terreno para dar entrada no processo. O fato de demolir e fazer uma nova construção ou reformar, vai depender muito de uma análise criteriosa da estrutura da edificação e do projeto que você gostaria de fazer para sua nova casa, já que as vezes é possível fazer uma reforma e atingir o seu objetivo, com um custo bem mais acessível. Estou a disposição para mais dúvidas.