Posso derivar um cabo 6mm de um 10mm?

Gostaria de saber se é aconselhável derivar o cabo de 10 mm que entra no quadro de luz com um cabo de 6mm. Pretendo ligar um aparelho que vai consumir 3000w. O aparelho tem disjuntores de 100A.

Posso derivar um cabo 6mm de um 10mm?

Gostaria de saber se é aconselhável derivar o cabo de 10 mm que entra no quadro de luz com um cabo de 6mm. Pretendo ligar um aparelho que vai consumir 3000w. O aparelho tem disjuntores de 100A.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 1
Mauricio Silva

Não.

Correto é após o disjuntor geral, colocar disjuntor e cabo seguindo os cálculos de 3000W a seguir:

- 3000 \220 = 13,63A

Usar disjuntor bipolar de 16A e cabo de 1.5mm

- 3000\127 = 23,62A

Usar disjuntor unipolar de 25A e cabo de 4mm

Obs: Utilizar equipamentos de proteção individual, ter ferramentas em boas condições e estar em segurança.

Responder
Marusan
Particular - há 3 anos

Mauricio, utilizar cabo de 1.5mm para um disjuntor de 16a não é aconselhável para esse equipamento de 3000w. O cabo ideal seria de 4mm. No minimo isso ai é um forno eletrico que utiliza TUE... geralmente tomadas de uso específicos são utilizados fios de 2,5, 4,0 e 6,0mm...

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 3 anos

Olá Sandro,

Não, isso não é aconselhável.

Um dos critérios de dimensionamento é a seletividade entre cabos.

Essa ligação pode ocasionar sobrecarga no cabo de 6mm2 e levar a um incêndio.

Recomendo que contate um eletricista para fazer uma análise da sua instalação e te ajudar neste entendimento.

Segurança em primeiro lugar.

Espero ter ajudado.

Responder
Ivan Cesar
Particular - há 3 anos

Sandro, equipamentos de força devem ter seus circuitos dedicados e a recomendação é não derivar. Deve ter disjuntor específico para este equipamento de 3000W. Ou será disjuntor de 16A (220Vca) ou 25A (127Vca). Atentar também se o circuito geral (acredito ser o que alimenta o cabo de 10mm) não está sobrecarregado, portanto indico medir a amperagem deste cabo para não sobrecarregar o quadro de força.

Energize Serviços Elétricos e Automação Energize Serviços Elétricos e Automação

Olá Bom dia!!

A derivação ela é permitida, porém é necessário analisar alguns fatores como dimensionamento de carga e proteção. Seria legal você detalhar o que pretende ou contatar um profissional.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Poder sair de um cabo de 10 para um de 6 é possivel, mas o disjuntor é muito alto para a carga do equipamento.... poderá queima-lo numa descarga eletrica

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região