Como proceder em caso de desistência de projeto com um arquiteto?

Gostaria de tirar uma dúvida:

Depois de algumas conversas com um arquiteto amigo, onde falei de minha vontade em contratá-lo para fazer um projeto de reforma da minha nova loja, porém eu não tinha muito tempo e nem muito dinheiro para a reforma. Ele me convenceu que o projeto seria rápido e que não teria um custo alto para reforma. Então resolvi aceitar.

Ele redigiu um contrato e parcelou o projeto em 2 x.

A primeira parcela eu paguei, para que ele fosse fazer o cadastro e o estudo de viabilidade.

Porém, como conversei bastante com ele anteriormente, eu não tinha muito tempo para aguardar e nem muito dinheiro para a reforma da loja.

Na primeira reunião que tivemos, o que ele me apresentou foi uma obra com custo bem maior do que eu podia e que levaria bastante tempo para ser concluída, e além disso, o projeto não atendia em nada o que eu necessitava. Então ele ficou de refazer o estudo e pediu um tempo para voltar a apresentar..

Bem, eu pensei e resolvi não fazer o projeto neste momento, pois realmente seria inviável para mim, a espera e o valor da reforma que ele me informou.

Então solicitei que ele não voltasse a fazer o estudo preliminar em virtude dos fatos apresentados: Sem tempo (era uma loja nova, e a anterior eu tinha um prazo para entregar) e sem a verba necessária.

Combinamos que em até 6 meses, retomaríamos o projeto, pois era o tempo que eu precisava para me recapitalizar.

Deixei os 50% pago com ele e quando ele voltasse a fazer o projeto e concluísse, eu pagaria os outros 50% restante.

Bem, mais depois de 1 mês, ele está me cobrando, e quer que eu pague os 100% do contrato.

Ai a minha dúvida: Se ele não fez nem o estudo preliminar, para identificar as necessidades da loja, eu tenho a obrigação de pagar ?

Sinceramente, eu fiquei tão chateada, que estou pensando em desistir deste Projeto. É um direito meu ?

Como proceder em caso de desistência de projeto com um arquiteto?

Gostaria de tirar uma dúvida:

Depois de algumas conversas com um arquiteto amigo, onde falei de minha vontade em contratá-lo para fazer um projeto de reforma da minha nova loja, porém eu não tinha muito tempo e nem muito dinheiro para a reforma. Ele me convenceu que o projeto seria rápido e que não teria um custo alto para reforma. Então resolvi aceitar.

Ele redigiu um contrato e parcelou o projeto em 2 x.

A primeira parcela eu paguei, para que ele fosse fazer o cadastro e o estudo de viabilidade.

Porém, como conversei bastante com ele anteriormente, eu não tinha muito tempo para aguardar e nem muito dinheiro para a reforma da loja.

Na primeira reunião que tivemos, o que ele me apresentou foi uma obra com custo bem maior do que eu podia e que levaria bastante tempo para ser concluída, e além disso, o projeto não atendia em nada o que eu necessitava. Então ele ficou de refazer o estudo e pediu um tempo para voltar a apresentar..

Bem, eu pensei e resolvi não fazer o projeto neste momento, pois realmente seria inviável para mim, a espera e o valor da reforma que ele me informou.

Então solicitei que ele não voltasse a fazer o estudo preliminar em virtude dos fatos apresentados: Sem tempo (era uma loja nova, e a anterior eu tinha um prazo para entregar) e sem a verba necessária.

Combinamos que em até 6 meses, retomaríamos o projeto, pois era o tempo que eu precisava para me recapitalizar.

Deixei os 50% pago com ele e quando ele voltasse a fazer o projeto e concluísse, eu pagaria os outros 50% restante.

Bem, mais depois de 1 mês, ele está me cobrando, e quer que eu pague os 100% do contrato.

Ai a minha dúvida: Se ele não fez nem o estudo preliminar, para identificar as necessidades da loja, eu tenho a obrigação de pagar ?

Sinceramente, eu fiquei tão chateada, que estou pensando em desistir deste Projeto. É um direito meu ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

ROSANA MEIRELLES
Rosana Meirelles - Arquitetura e Construção (Salvador, Bahia) Rosana Meirelles - Arquitetura e Construção - há 7 anos

Olá!

O contrato prevê desistência? Fala dos serviços que seriam entregues em cada etapa?

Pelo que foi relatado, não existe débito seu com ele pois, o serviço efetuado corresponde ao valor pago. Parece que está faltando bom senso no profissional.

O projeto deveria ser compatível com o orçamento disponível.

Normalmente, dou uma estimativa de valores de execução e de prazo ao cliente para que ele verifique a viabilidade.

Procure resolver diplomaticamente.

Responder
Escritório Técnico Tel: 71- 99239-4343/98898-1805 Silva

Prezada,

Saudações,

Vimos registrar que o contrato deve ser observado, se quiser cancelar o contrato deve ter cuidado com as cláusulas. No mais o bom relacionamento entre as partes é primordial, se não existe sinergia encerre imediatamente o relacionamento que deveria ser de confiança.

Elabora uma correspondência e informa os motivos da desistência.

Att.,

Hilário Neto, MBA

Responder
Álvaro  Cruz Rios Camiña
Álvaro Camiña Arquitetura e Urbanismo (Salvador, Bahia) Álvaro Camiña Arquitetura e Urbanismo - há 7 anos

Olá Maryllyn,

Na verdade como qualquer negócio, vc tem de verificar o contrato. Verificar se o mesmo existe cláusula para desistência e se o contrato é claro nesse sentido. Ele teria de registrar o contrato no cartório para lhe cobrar legalmente. Escreva uma carta explicando o motivo da desistência e tente resolver de forma amigável. Mas acredito sim que vc possa encerrar o contrato.

abs

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região