Gostaria de tirar uma dúvida:
Depois de algumas conversas com um arquiteto amigo, onde falei de minha vontade em contratá-lo para fazer um projeto de reforma da minha nova loja, porém eu não tinha muito tempo e nem muito dinheiro para a reforma. Ele me convenceu que o projeto seria rápido e que não teria um custo alto para reforma. Então resolvi aceitar.
Ele redigiu um contrato e parcelou o projeto em 2 x.
A primeira parcela eu paguei, para que ele fosse fazer o cadastro e o estudo de viabilidade.
Porém, como conversei bastante com ele anteriormente, eu não tinha muito tempo para aguardar e nem muito dinheiro para a reforma da loja.
Na primeira reunião que tivemos, o que ele me apresentou foi uma obra com custo bem maior do que eu podia e que levaria bastante tempo para ser concluída, e além disso, o projeto não atendia em nada o que eu necessitava. Então ele ficou de refazer o estudo e pediu um tempo para voltar a apresentar..
Bem, eu pensei e resolvi não fazer o projeto neste momento, pois realmente seria inviável para mim, a espera e o valor da reforma que ele me informou.
Então solicitei que ele não voltasse a fazer o estudo preliminar em virtude dos fatos apresentados: Sem tempo (era uma loja nova, e a anterior eu tinha um prazo para entregar) e sem a verba necessária.
Combinamos que em até 6 meses, retomaríamos o projeto, pois era o tempo que eu precisava para me recapitalizar.
Deixei os 50% pago com ele e quando ele voltasse a fazer o projeto e concluísse, eu pagaria os outros 50% restante.
Bem, mais depois de 1 mês, ele está me cobrando, e quer que eu pague os 100% do contrato.
Ai a minha dúvida: Se ele não fez nem o estudo preliminar, para identificar as necessidades da loja, eu tenho a obrigação de pagar ?
Sinceramente, eu fiquei tão chateada, que estou pensando em desistir deste Projeto. É um direito meu ?
Como proceder em caso de desistência de projeto com um arquiteto?
Gostaria de tirar uma dúvida:
Depois de algumas conversas com um arquiteto amigo, onde falei de minha vontade em contratá-lo para fazer um projeto de reforma da minha nova loja, porém eu não tinha muito tempo e nem muito dinheiro para a reforma. Ele me convenceu que o projeto seria rápido e que não teria um custo alto para reforma. Então resolvi aceitar.
Ele redigiu um contrato e parcelou o projeto em 2 x.
A primeira parcela eu paguei, para que ele fosse fazer o cadastro e o estudo de viabilidade.
Porém, como conversei bastante com ele anteriormente, eu não tinha muito tempo para aguardar e nem muito dinheiro para a reforma da loja.
Na primeira reunião que tivemos, o que ele me apresentou foi uma obra com custo bem maior do que eu podia e que levaria bastante tempo para ser concluída, e além disso, o projeto não atendia em nada o que eu necessitava. Então ele ficou de refazer o estudo e pediu um tempo para voltar a apresentar..
Bem, eu pensei e resolvi não fazer o projeto neste momento, pois realmente seria inviável para mim, a espera e o valor da reforma que ele me informou.
Então solicitei que ele não voltasse a fazer o estudo preliminar em virtude dos fatos apresentados: Sem tempo (era uma loja nova, e a anterior eu tinha um prazo para entregar) e sem a verba necessária.
Combinamos que em até 6 meses, retomaríamos o projeto, pois era o tempo que eu precisava para me recapitalizar.
Deixei os 50% pago com ele e quando ele voltasse a fazer o projeto e concluísse, eu pagaria os outros 50% restante.
Bem, mais depois de 1 mês, ele está me cobrando, e quer que eu pague os 100% do contrato.
Ai a minha dúvida: Se ele não fez nem o estudo preliminar, para identificar as necessidades da loja, eu tenho a obrigação de pagar ?
Sinceramente, eu fiquei tão chateada, que estou pensando em desistir deste Projeto. É um direito meu ?
4 Respostas
Olá!
O contrato prevê desistência? Fala dos serviços que seriam entregues em cada etapa?
Pelo que foi relatado, não existe débito seu com ele pois, o serviço efetuado corresponde ao valor pago. Parece que está faltando bom senso no profissional.
O projeto deveria ser compatível com o orçamento disponível.
Normalmente, dou uma estimativa de valores de execução e de prazo ao cliente para que ele verifique a viabilidade.
Procure resolver diplomaticamente.
Prezada,
Saudações,
Vimos registrar que o contrato deve ser observado, se quiser cancelar o contrato deve ter cuidado com as cláusulas. No mais o bom relacionamento entre as partes é primordial, se não existe sinergia encerre imediatamente o relacionamento que deveria ser de confiança.
Elabora uma correspondência e informa os motivos da desistência.
Att.,
Hilário Neto, MBA
Olá Maryllyn,
Na verdade como qualquer negócio, vc tem de verificar o contrato. Verificar se o mesmo existe cláusula para desistência e se o contrato é claro nesse sentido. Ele teria de registrar o contrato no cartório para lhe cobrar legalmente. Escreva uma carta explicando o motivo da desistência e tente resolver de forma amigável. Mas acredito sim que vc possa encerrar o contrato.
abs
Vc ainda tem dúvidas que vc pode cancelar isso a qualquer hora? Oxi.
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