Desliguei o chuveiro e a tomada parou de funcionar, o que pode ser?

Meu namorado estava no banho e ao desligar o chuveiro a luz do quarto apagou e ligou, fez um estouro, e começou a sair fumaça do bocal da lâmpada. Porém, a luz está funcionando normal. O que parou de funcionar foi a tomada em que estava ligado o filtro de linha conectado ao ventilador que também estava ligado. Então a tomada é o filtro foi o que ficou sem funcionar.

Observo que a outra tomada do quarto em que estava o computador ligado não aconteceu nada.

Desliguei o chuveiro e a tomada parou de funcionar, o que pode ser?

Meu namorado estava no banho e ao desligar o chuveiro a luz do quarto apagou e ligou, fez um estouro, e começou a sair fumaça do bocal da lâmpada. Porém, a luz está funcionando normal. O que parou de funcionar foi a tomada em que estava ligado o filtro de linha conectado ao ventilador que também estava ligado. Então a tomada é o filtro foi o que ficou sem funcionar.

Observo que a outra tomada do quarto em que estava o computador ligado não aconteceu nada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Aparecido J de Oliveira
Ecosoliens Empreendimentos (Cotia, São Paulo) Ecosoliens Empreendimentos - há 3 meses

Olá. Certamente já deve ter solucionado o problema, mas o que aconteceu foi um curto circuito por aquecimento na fiação do chuveiro tendo atingido o circuito de tomadas que certamente passam pela mesma caixa de passagem localizada no teto. Geralmente isso ocorre quando há emendas mal feitas e mal isoladas. Com o aquecimento excessivo da fiação (principalmente em dias mais frios) o isolamento vai se danificando por uso constante e intenso e talvez cabos mal dimensionados causando atrito com outro ocasionando o curto. Infelizmente grande parte dos incêndios ocorrem em consequência disso, principalmente se o teto ou locais onde se localizam as caixas de passagem forem compostos de material inflamável. Contrate um profissional qualificado para fazer as instalações corretamente e dentro das normas. Muitas vezes o quebra galho pode trazer uma grande dor de cabeça.

Responder
Eneger Soluções
Alfasolution Energia Solar (Vila Velha, Espírito Santo) Alfasolution Energia Solar - há 3 meses

Oi Yasmin Barros,

Pelo que relatou acima, mais provável é que a carga de energia do chuveiro na hora de uso foi maior que o normal naquele momento, certo que não há divisão elétrica entre banheiro e este quarto em que a tomada. Ela parou de funcionar pois era a parte mais frágil do circuito elétrico, digamos assim. Já o outro quarto do computador certamente esta em circuito elétrico separado do quarto e o chuveiro em que relatou o problema. mas não se preocupe um eletricista qualificado certamente corrige este problema sem muito custo razoável, não se esqueça de dar aquela choradinha no preço cobrado rsrsrs.

Boa Sorte

Alinaldo

Responder
Genario
Grm Marques Prestadora de Serviços Eireli (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Grm Marques Prestadora de Serviços Eireli - há 3 meses

É bem provável que a rede do seu chuveiro tenha entrado em curto circuito, desligando assim o disjuntor, aí causa retorno quando vc liga o chuveiro, isto é muito comum quando os condutores de energia não toleram as cargas

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região