Como fazer desmembramento de terreno rural?

Sou proprietário de um terreno de 2 hectares escriturado, e quero desmembrar uma area para vender com contrato de compra e venda. Tenho que registrar o contrato ou só assinatura do comprador?

Como fazer desmembramento de terreno rural?

Sou proprietário de um terreno de 2 hectares escriturado, e quero desmembrar uma area para vender com contrato de compra e venda. Tenho que registrar o contrato ou só assinatura do comprador?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 7
João Luiz Ribeiro de Moraes mores

Ideal procurar um advogado.

Responder
Rogerio Luiz Carabolante
ETA - Topografia de Precisão & Geo Serviços (Ribeirão Preto, São Paulo) ETA - Topografia de Precisão & Geo Serviços - há 2 anos

Para desmembrar área rural, o mínimo que desmembra é 1 modulo Fiscal, (20.000m2) ou 2ha, nesse casso o Sr. só vai conseguir dividir com contrato de gaveta sem individualizar as escrituras.

Responder
THIAGO DUTRA
Cesar & Moreira Engenharia e Topografia (Juiz de Fora, Minas Gerais) Cesar & Moreira Engenharia e Topografia - há 2 anos

Bom dia!!!

Precisará de um levantamento topográfico georreferenciado da área total, uma planta de situação atual e pleiteada, e memorial descritivo, que devem ser levados ao cartório de registro de imóveis, junto com demais documentos do proprietarioe da propriedade, para atualização do RGI.

Responder
Ronaldo Diniz
Diniz Arquitetura - Projetos, Construção E Urbanismo (São José dos Campos, São Paulo) Diniz Arquitetura - Projetos, Construção E Urbanismo - há 2 anos

Área rural é de no mínimo 2ha, para SP, mas, o Cartório aceita dois proprietários para cada módulo rural, portanto, cada um poderá ter 10 mil m2, documentado.

Responder
Francisco Salustriano Silva Ferreira

O desmembramento será feito a vista de simples requerimento, dispensado seja feito por escritura pública, acompanhados de planta e memorial elaborados por profissional habilitado e da respectiva ART ou RRT. A aprovação do INCRA somente é necessária para os projetos de colonização particular e nos loteamentos

Responder
Jos
José Santine (Itapeva, São Paulo) José Santine - há 2 anos

Bom dia, qual a localidade, está dentro ou fora da zona urbana? Necessário ver esta questão pois há um coeficiente de desmembramento para a zona rural para cada localidade.

Responder
Wagner Severo Vanderlei
W&m Engenharia E Perícia (Cotia, São Paulo) W&m Engenharia E Perícia - há 2 anos

Você precisa de um topografo para realizar a divisão dos lotes. Quanto a venda dos lotes, fica a seu gosto se ira vender por contrato de gaveta ou vai registrar as novas matrículas em cartório(cada comprador terá sua matrícula assim o os lotes terão maior valor na venda).

Responder
José
Particular - há 2 anos

Obrigada pela resposta. As terras estao em MG, poderia registrar matriculas sendo umas terras escrituradas em umas terras rurais, entendo que por lei o que diz na minha escritura ser proibido desmembramento...

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região