Devo me preocupar com esta rachadura?

Foi feito a casa, e decidimos aumentar fazer o muro acompanhando a casa.

Mas, após fazer a coluna que emendou a parede da área externa mouro, houve esta trinca .

Tenho dúvida tbm se é algo com o baldrame, vendo as fotos, vi que faltou 2 estritos no final.

A parede é do lado externo, após a última coluna com sapata da casa.

Agradeço pela ajuda, abraço, fiquem com Deus.

Devo me preocupar com esta rachadura?

Foi feito a casa, e decidimos aumentar fazer o muro acompanhando a casa.

Mas, após fazer a coluna que emendou a parede da área externa mouro, houve esta trinca .

Tenho dúvida tbm se é algo com o baldrame, vendo as fotos, vi que faltou 2 estritos no final.

A parede é do lado externo, após a última coluna com sapata da casa.

Agradeço pela ajuda, abraço, fiquem com Deus.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Renato
Rgf Engenharia E Projetos (Pirassununga, São Paulo) Rgf Engenharia E Projetos - há 3 anos

Prezado Gabriel, boa tarde!

Trincas e rachaduras em estrutura de fundações é sempre um ponto preocupante, por dois motivos muito basicos:

1. A fundação é que suporta todas as cargas da estrutura e fechamentos

2. Está diretamente no solo e em contato com umidade que pode danificar a armadura das estruturas de fundação.

A avaliação das causas, correções e dos efeitos que isso pode causar na sua edificação vai depender de uma análise técnica no local.

A falta de estribos na armadura da viga baldrame no final é de se preocupar, pois neste ponto temos uma maior quantidade de esforço por cortante que é uma carga suportada justamente pelos estribos. Mas é como falei, apenas uma verificação in loco, por um profissional habilitado (eng, técnico edificação ou arquiteto) pode te dar mais certeza do que isso pode te trazer e qual é o tratamento mais adequado.

Qualquer dúvida adicional ou se precisar de alguma orientação, pode entrar em contato, teremos o maior prazer em atende-lo.

Responder
Rodrigo Martins Neves
RM7 Engenharia (Joinville, Santa Catarina) RM7 Engenharia - há 3 anos

Gabriel, tudo bem? Então, fissura sempre tem um fator causador, nunca é por acaso. Na foto, tá ruim pra ver, mas se de fato for uma fissura, e caso esse problema tenha aparecido após as modificações, pode ser que haja problema estrutural, que pode causar desde problemas mais simples, como uma fissura que não evolui, ou para um caso mais acentuado, com rachaduras e comprometimento na estrutura.

Seria interessante vc fazer a evolução da mesma. Pode colocar uma fita nas duas extremidades ou uma plaquinha de gesso (de tamanho e espessura bem pequenos). Caso venha romper, deve-se analisar com mais critério.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Pela foto, parece apenas resto de massa, o ideal é contratar um engenheiro para realizar uma visita técnica e lhe emitir um laudo

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.