Diferença entre vidros

Qual é a diferença entre vidro laminado e vidro temperado, alguém pode me ajudar?

Diferença entre vidros

Qual é a diferença entre vidro laminado e vidro temperado, alguém pode me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 3
Ronaldo Moura
Roguial Ind. E Com. De Esquadrias De Aluminio, Ferro E Vidro Temperado (Osasco, São Paulo) Roguial Ind. E Com. De Esquadrias De Aluminio, Ferro E Vidro Temperado - há 9 anos

Além de todas as afirmações acima estarem corretas, ainda há o vidro de alta segurança que nada mais é que o vidro temperado laminado. Geralmente usados para pisos de vidro, escadas de vidro, etc.

Responder
Ana Gleice
Simplifica Obras (Niterói, Rio de Janeiro) Simplifica Obras - há 9 anos

Ambos são considerados vidros de segurança, por serem mais resistentes que o vidro comum. Podem ser utilizados em diversas situações, como por exemplo em divisórias, forros, pisos ou guarda-corpos, mas possuem um processo de fabricação diferente, exatamente o que os diverge. São diferentes entre si pela forma de sua fabricação, o temperado é obtido a partir do vidro comum que é colocado em fornos de até 700 graus para enrijecer sua estrutura e resfriados abruptamente, como em uma têmpera, analogicamente é similar ao fazimento de uma espada, mas sem as batidas com o martelo é claro. Já o laminado, nada mais é do que duas lâminas de vidro comum coladas por uma película conhecida como PVB que significa polivinil butiral, geralmente incolor, que lhe dá a característica diferenciada de ao quebrar, não se espalham pelo chão, ficando colados na própria película. Este último tem menos resistência que o vidro temperado e seu custo é maior, entretanto, vale lembrar, que cada um tem sua aplicabilidade em situações diferenciadas.

Atenciosamente,

Equipe técnica

SIMPLIFICA OBRAS

Responder
Kharynn Fonseca da Costa Ramos

Os vidros laminados são mais baratos e podem ser cortados ou furados após sua fabricação, enquanto os vidros temperados não podem ser cortados ou furados após sua fabricação.

Porém, os vidros temperados são mais seguros, pois são correm o risco de "cortar" quando quebram, pois ficam em fragmentos pequenos, diferente dos laminados que se despedaçam em grandes peças pontiagudas.

Por ser mais caro, sugere-se utilizar o vidro temperado em áreas externas e o laminado em áreas internas ou em pequenas peças.

Para mais informações, entre em contato com a Hamatau Construções.

Responder
jarbas basilio
Particular - há 8 anos

Bom, vidro laminada é considerado o verdadeiro vidro de segurança uma vez em caso de quebra acidental ou espontânea ao quebrar ele permanece no local, ja o vidro temperado ele vai se fraguimentar ou seja o vidro laminado é o ideal para aplicação em guarda corpo por ser considerado como vidro de segurança

Moraes e Silva Obras Corporativas
Moraes e Silva Obras Corporativas LTDA (Mogi das Cruzes, São Paulo) Moraes e Silva Obras Corporativas LTDA - há 8 anos

Quando se fala em vidros para a construção civil, os temperados e os laminados estão entre os mais utilizados, sejam para divisórias, forros e pisos, como para revestimentos, guarda-corpos, entre outros. Estes produtos oferecem características técnicas adequadas que atendem uma grande gama de projetos.

Ambos os vidros podem ser utilizados para as mesmas situações acima. Então, qual a diferença entre o temperado e o laminado?

Para cada caso há um tipo mais adequado de vidro. No entanto, os dois são considerados vidros de segurança e qualidades parecidas.

O vidro temperado é considerado de segurança por apresentar alta resistência a impactos, por isso é utilizado em divisórias, vitrines, fachadas, portas, etc. Ele é produzido a partir do vidro comum, é colocado em um forno a 700º, para enrijecer a sua estrutura.

Att

Alberto e Silva Obras Corporativas

Responder
André Lucas Alves

O vidro temperado é um vidro comum, que passa por um processo de enrijecimento por tratamento térmico ficando muito mais resistente.

O vidro laminado são dois ou mais vidros com uma película entre eles que evita em situações de quebra soltar cacos, em caso de quebra cada um tem sua vantagem , e local ideal para aplicação mas se for necessário extrema segurança pode se unir a resistência da tempera com a segurança da laminação fazendo um vidro temperado com laminação.

Responder
João Carneiro
AM Empreiteira e Construção (Guarulhos, São Paulo) AM Empreiteira e Construção - há 9 anos

Olá,

Vidros Temperados

Os temperados fazem parte do que chamamos na construção civil de "vidros de segurança", por conta de sua elevada resistência. O nome vem do processo de fabricação do vidro, que passa por uma "têmpera". A têmpera é um processo pelo qual o vidro é aquecido a altas temperaturas e depois resfriado muito rapidamente. Esse processo eleva muito a resistência do material se comparado ao vidro comum.

Vidros laminados

Os vidros laminados são também são "vidros de segurança", só que um pouco mais modernos. Sua aplicação na construção civil tem sido cada vez mais frequente. O laminado é uma espécie de sanduíche de vidro. Entre duas lâminas de vidro do tipo cristal ou temperado (dependendo do uso que se irá fazer) há uma película de plástico, geralmente um material chamado polivinil butiral, ou PVB. Mas existem outros tipos de "recheio".

Vidros do tipo cristal

Costumamos chamar de cristal o vidro transparente e quebradiço, do tipo mais comum. As janelas comercializadas prontas geralmente vêm com vidro cristal, que quando quebra deixa pedaços cortantes e pontiagudos. Os espelhos também são produzidos com vidro cristal.

AM Empreiteira & Construção

Responder
DTH Engenharia Elétrica

Ambos com ótima segurança mas a principal diferença é que o temperado não é possível furar, cortar após o processo de fabricação, ou seja, se houver erro de cálculo na ordem de milimetros a peça inteira é perdida, já no caso do vidro laminado isso não ocorre, pois é possível cortar, furar, o que inidica maior flexibilidade.

O vidro temperado é mais robusto e é indicado para locais de possíveis impactos como divisórias, vitrines, coberturas, etc...

Responder
Danilo Silva de Moraes

O vidro laminado serve para locais em que se caso o vidro vier a quebra ele vai ficar no mesmo lugar como por exemplo em um telhado dando a sim a segurança para pessoa. O temperado é mais resistente que o laminado, mas depois que este é feito não se pode mais corta diferente do laminado que poderá ser cortado.

Atenciosamente

D&G Vidros