Como instalar o chuveiro?

Prezados amigos boa tarde. Aluguei uma casa recentemente para morar com minha futura esposa, cuja casa possui 02 banheiros, sendo 01 banheiro social pequeno onde possui chuveiro , e o segundo bannheiro nao mto grande mas que tbm dispoe de chuveiro. No banheiro social instalei o chuveiro normalmente e este esta funcionando corretamente. Ja o chuveiro do 02 banheiro, este nao esta esquentando, ja fiz o teste com chave teste e nao esta passando corrente na fiação, porem nas demais tomadas do banheiro exsite corrente em todas elas ... O que pode ser , pois preciso instalar este 02 chuveiro mas nao sei de que forma devo agir... Fico agradecido pela atenção e orientação dos senhores . abcs

Edval Filho

Como instalar o chuveiro?

Prezados amigos boa tarde. Aluguei uma casa recentemente para morar com minha futura esposa, cuja casa possui 02 banheiros, sendo 01 banheiro social pequeno onde possui chuveiro , e o segundo bannheiro nao mto grande mas que tbm dispoe de chuveiro. No banheiro social instalei o chuveiro normalmente e este esta funcionando corretamente. Ja o chuveiro do 02 banheiro, este nao esta esquentando, ja fiz o teste com chave teste e nao esta passando corrente na fiação, porem nas demais tomadas do banheiro exsite corrente em todas elas ... O que pode ser , pois preciso instalar este 02 chuveiro mas nao sei de que forma devo agir... Fico agradecido pela atenção e orientação dos senhores . abcs

Edval Filho

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

30 Respostas

Respostas úteis 5
Rvn Serviços - Ricardo
RVN Serviços (Campinas, São Paulo) RVN Serviços - há 6 anos

As tomadas não tem nada a ver com o chuveiro. Pois para o chuveiro existe um circuito (fios) exclusivos para ele. Se está sem força precisa checar o disjuntor ( no quadro de força ).

Estou vendo que não entende muito de elétrica. Recomendo chamar um profissional.... Pois eletricidade Mata.

Responder
Ademar de Oliveira
Eletricista (Mogi das Cruzes, São Paulo) Eletricista - há 6 anos

Para atender a ligação do chuveiro , nesse caso deverá utilizar de um aparelho ( Multímetro), para verificar se esta com carga de tensão na entrada e saída do disjuntor. se estiver tudo ok , verificar se o borne de aperto se esta corretamente apetado com a extremidade do cabo, isso implica em cortar a tensão até o chuveiro, e se foi feito uma emenda mau feita também pode ocasionar nesse problema.

Tudo tem que ser avaliado inclusive a resistência do chuveiro e o mecanismo de ligação do chuveiro analisar se não esta com problema.

Fica a DICA - ELETRO-10

Responder
Anderson
Badulino Solar Eletricista (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Badulino Solar Eletricista - há 6 anos

Boa tarde,

considerando que você já tem certeza que não há corrente na fiação, ideal é :

Questione o proprietário do imóvel se houve alguma mudança neste circuito elétrico.

Se a resposta for sim : negocie com o mesmo , alguns proprietários optam por desligar redes antigas por motivos diversos.

Se a resposta for não : Informe o mesmo que solicitará 3 orçamentos (para que ele escolha o orçamento ideal) , você deve salientar que este problema pode colocar sua família em risco, assim como "pode" gerar perda de energia (aumento na conta), o fato de não haver corrente nesta fiação sem o conhecimento dele pode indicar outros problemas na rede elétrica. Caso queira fazemos orçamentos e também orientamos os proprietários do imóvel.

Grato

Anderson B

Responder
Paulo Chojun Sesoko

Boa noite , analisei todas as respostas e a maioria dos nossos profissionais deram quase a mesma resposta chamar um profissional da aréa . Estão todos certos mas o Sr. Edval quer saber quais são os possíveis motivos , bom pode ser : que disjuntor não está armado , ou se esta desarmado e ao ligar ele desarma o circuito está em cuirto , ou mesmo armado sem tensão o cabo pode estar rompido , ou até mesmo problema no disjuntor e por último se o circuito estiver passando por um conduíte com mais de um cuircuito que eu acho pouco provável pode ser que este ciecuito está ligado na mesma fase zerando a tensão . Mas para todos esses testes sugiro que contrate um profissional qualificado . Muito obrigado , espero ter ajudado .

Responder
Wagner
Eliminafogo Sistemas De Segurança Contra Incêndio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Eliminafogo Sistemas De Segurança Contra Incêndio Ltda - há 6 anos

Olá a principio de tudo deve haver energia nos fios que chegam até o chuveiro.

Este é o problema !!

Varios fatores podem influenciar mas o princípal e os disjuntores, podem estar desligado, para uma pessoa sem experiencia é a unica coisa em que se pode verificar. O conselho e contratar um eletricista como todos os conselhos anteriore, para uma pessoa com experiencia e um caso bem simples

Responder
Fabio Luiz
Fabio Eletricista (São José dos Campos, São Paulo) Fabio Eletricista - há 6 anos

Em geral a fiação do chuveiro é separada da fiação das tomadas e iluminação (se foi realizada a instalação dentro da norma). Procure por algum disjuntor desligado.

Muitas vezes você não percebe que o disjuntor desarmou visualmente, sendo assim, desligue e ligue novamente os disjuntores.

Caso tenha dúvidas, chame um especialista.

Responder
Edmilson Fontana Fontana
Fontana Eletricista Instalador Predial (Mauá, São Paulo) Fontana Eletricista Instalador Predial - há 6 anos

Boa tarde Edval !!

Contrate um profissional, pois embora você encontre o problema , é necessário de uma vistoria para verificar a situação do circuito elétrico do Chuveiro , as vezes foi desativado por algum problema como por exemplo sobrecarrega , etc...

Lembrando também que é necessária verificar o circuito em geral ,como valores da amperagem dos desjuntores,qual bitola de fio está sendo usada , se existe emenda nos cabos do circuito , Enfim não adianta nada fazer funcionar e depois pare denovo lhe trazendo danos piores.

Responder
AGUINALDO TELES
Instalações E Manutenção Elétrica Res\coml (São Caetano do Sul, São Paulo) Instalações E Manutenção Elétrica Res\coml - há 6 anos

BOA TARDE, o ideal seria vc contratar um eletricista profissional pra execução dessa instalação, pra que tenha um funcionamento de acordo com sua necessidade, nos colocamos á sua disposição.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Edvaldo, bom dia!!!

Vários fatores podem influenciar... contrate um profissional experiente para verificar a parte elétrica da tua casa. Como a casa é alugada verifique com o proprietário para arcar com os gastos, pois é muito recente para dar problemas... Abraço, espero ter ajudado.

Responder
Rodrigo Weverton
Wr Empreiteira (Jundiaí, São Paulo) Wr Empreiteira - há 6 anos

Primeiro de tudo voce deve verificar se o disjuntor referente ao chuveiro esta ligado e com tensao na parte de cima e na debaixo (caso a chave esteja ligada) e vice versa. Caso nao tenha tensao nenhuma embaixo em nenhuma das posicoes da chave o problema é o disjuntor, caso nao tenha tensao na parte de cima verifique a fiacao ate este disjuntor, e caso tudo isto funcione corretamente seu problema esta na fiacao disjuntor/chuveiro verifique os bornes de contato no chuveiro e disjuntor e em ultimo caso vc precisara trocar a fiação pois pode estar danificada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região