Dimensões de uma viga

Preciso fazer uma viga para um vão de 7 metros livre, com carga de uma alvenaria acima e uma laje de painel treliçado com isopor, quais medidas devo usar para dimensionar a viga?

Dimensões de uma viga

Preciso fazer uma viga para um vão de 7 metros livre, com carga de uma alvenaria acima e uma laje de painel treliçado com isopor, quais medidas devo usar para dimensionar a viga?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 1
Pedecon Engenharia
Projecta Serviços E Manutenção Predial (Salto, São Paulo) Projecta Serviços E Manutenção Predial - há 5 anos

A PEDECON Engenharia, como especialista em cálculo estrutural metálico e de concreto armado, te orientamos a procurar um profissional que execute o cálculo desse elemento estrutural, não há como dizer nada sobre sem posse das reações e cargas que incidem sobre o elemento estrutural, e como dica, fuja de quem der qualquer orientação sem verificar o projeto.

Responder
Hernando
Trieng. (São Bernardo do Campo, São Paulo) Trieng. - há 5 anos

As dimensões iniciais para o pré dimensionamento seria com altura de 70 cm e largura de 20cm. Porem é preciso fazer o levantamento das cargas que iram atuar nessa estrutura para isso tem que ser feito um analise em seu projeto pois além das dimensões da viga tem que ser calculado os vergalhões e o tipo de concreto para que ela suporte a carga q será aplicada. Se precisar de calculos estruturais e laudos estamos a disposição.

Att, Equipe de engenharia TriEng.

Responder
Searom Engenharia e Construção

Para as dimensões da viga é preciso conhecer a carga e também avaliar a situação da estrutura existente. Além das dimensões da viga existe o detalhamento da armadura necessária para este vão.

Recomendo solicitar apoio de um engenheiro estrutural para realizar esta atividade. Caso queira, estou a disposição.

Responder
Maria Ester Lemos de Andrade
MEster Arquitetura e Interiores (Brasília, Distrito Federal) MEster Arquitetura e Interiores - há 8 anos

Olá Bruno ,sou arquiteta. Pode-se fazer um pre-dimensionamento deste elemento estrutural que faz parte de uma estrutura . Há uma interação entre todos estes elementos para atingir um equilíbrio ou estabilidade da estrutura. Minha resposta para sua pergunta é contrate um bom engenheiro de estruturas.

Responder
Ivan Alberto Santos de Jesus
Construmax Construções E Empreendimentos Ltda Epp (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construmax Construções E Empreendimentos Ltda Epp - há 8 anos

Olá Bruno, como vai? É preciso fazer levantamento de cargas que a estrutura vai suportar, projetando uma laje, vigas e pilares que vão suportar os carregamentos e ainda ser econômico pra você!!!! Você pode economizar muito na execução, sem prejudicar a estrutura... Nos procure! Teremos o maior prazer em lhe ajudar...

Att.,

Responder
Ricardo Ernani
Ars 4 Engenharia (Santo André, São Paulo) Ars 4 Engenharia - há 8 anos

Boa Tarde,

Neste caso para melhor definir o tamanho da viga será necessário um Projeto de Cálculo Estrutural da Edificação. À princípio podemos considerar altura da viga de concreto armado em 10% do vão. Preferindo estamos à disposição para executar o Cálculo Estrutural da Edificação. Pode solicitar um orçamento sem compromisso. Eng. Ricardo Ernani

Responder
Daniel Arruda de Oliveira

Ola Bruno

As dimensões iniciais são: altura de 70 cm e largura de 20cm. Porem é preciso fazer o levantamento de cargas e analise se seu projeto. Se precisar do calculo estrutural estou a disposição

Eng Arruda

Responder
Igor Guerreiro
Engenharia E Construção (Salvador, Bahia) Engenharia E Construção - há 9 anos

Bruno, sugiro você procurar um engenheiro calculista de estrutura. Você obterá não apenas as dimensões corretas de suas estruturas como também a consciência tranquila de estar construindo um imóvel seguro e talvez muito mais econômico. Boa sorte! Guerreiro Engenharia.

Responder
Sgl Engenharia
Sgl Engenharia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Sgl Engenharia - há 9 anos

Olá Bruno, é difícil responder assim, sem verificar o teu projeto. Porém, digamos que para um anteprojeto, podemos propor inicialmente a altura de 70cm, que corresponde a 10% do vão livre. Com outros ajustes, como por exemplo: resistência do concreto a ser usado, dimensões dos vergalhões e cargas como lajes, alvenarias e acabamentos, esta dimensão poderá sofrer mudança. Sugiro que consulte um engenheiro calculista de estruturas, que vai analisar o teu projeto como um todo. Boa sorte e sucesso! Eng. Soraya Gutierrez