Qual a dimensão dos pilares e sapatas vocês indicariam para um galpão?

Bom dia, qual a dimensão dos pilares e sapatas vocês indicariam para um galpão de 10m de frente por 65m lateral, com pé direito de 8m. Concreto armado nos pilares e fundação e cobertura metálica. obrigado

Qual a dimensão dos pilares e sapatas vocês indicariam para um galpão?

Bom dia, qual a dimensão dos pilares e sapatas vocês indicariam para um galpão de 10m de frente por 65m lateral, com pé direito de 8m. Concreto armado nos pilares e fundação e cobertura metálica. obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 7
Wellington Costa
Vivamus Engenharia E Arquitetura Ltda (Peruíbe, São Paulo) Vivamus Engenharia E Arquitetura Ltda - há 7 anos

Daniel, sua pergunta foi respondida pelos colegas, a meu ver de maneira muito despretensiosa, mas se for construir, você precisará de um engenheiro ou arquiteto para emitir um termo de responsabilidade e acompanhar a execução desta obra.

As sapatas suportam o peso dessas colunas e distribui a carga no solo é imprescindível saber se esse solo suporta essa absorção.

Se você construir seguindo as dicas de dimensionamento sugeridas e se alguma dessas colunas colapsarem, não vai poder voltar aqui para se queijar, certo?

Responder
Jose Evaldo  Oliveira

Sapatas com as dimensões 1:00x1:00x0.70 a cada vão de 5 metros para os arranques encravados na viga baldrame; com colunas nas dimensões de 0,30 x 0,30

Responder
Elaine Marques Nascimento
Consillium - Engenharia E Consultoria (Natal, Rio Grande do Norte) Consillium - Engenharia E Consultoria - há 7 anos

Boa tarde, Daniel.

A determinação das dimensões da fundação de qualquer edificação passa pela obtenção da capacidade de carga, identificação do solo que receberá os esforços, cargas provenientes da edificação, além das condições impostas pela presença e fluxo de água, interferências com vizinhos e com instalações previamente enterradas.

É importantíssimo que se tenha em mente que existem normas a serem obedecidas e que, embora não sejam leis, têm força de lei. A empresa ou profissional que presta o serviço de construção é proibido de "colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro)" (Código de Defesa do Consumidor, Art. 39, inciso VIII).

Caso apareça uma manifestação patológica relacionada à um elemento construtivo que tenha sido construído sem o atendimento às normas da ABNT, o cliente/consumidor pode acionar o construtor na justiça, o qual responderá objetivamente por todo o dano material e moral gerado.

O correto e seguro é contratar uma empresa de sondagem para fazer, ao menos, ensaios de prospecção do solo. O mais difundido deles é o SPT. Com o resultado do ensaio, contrate um engenheiro civil para projetar sua fundação. Nos dois casos exija ART. A contratação destes serviços representará muito pouco em relação ao custo da sua obra, além de proporcionar ao seu cliente e a você uma segurança maior.

Responder
Marco
Empreitera Wlandes (Francisco Morato, São Paulo) Empreitera Wlandes - há 7 anos

Descrição dos Serviços:

Detalhamento e dimensionamento da estrutura de concreto armado da fundação;

Detalhamento e dimensionamento dos chumbadores;

Detalhamento e dimensionamento de fixação das terças da cobertura;

Detalhamento e dimensionamento da estrutura metálica;

Com estaca escavada ou broca mecânica, estaca tipo hélice contínua, ou mista: a carga de tração é que define o tipo de fundação utilizada

Já os edifícios comerciais e residenciais, que são verticais, possuem uma carga normal muito grande. Segundo o engenheiro, a área de pavimentação tem, em média, 1 a 2 toneladas/ m², envolvendo sobrecarga, alvenaria etc. “Nesse caso, as fundações devem ser dimensionadas para cargas de compressão. Essa é a principal questão que deve ser trabalhada em prédios. Existe também a composição de flexão de esforços horizontais para o momento que o vento bate na lateral do edifício, mas é secundária”, explica.

Os galpões logísticos ocupam extensas áreas horizontais, de 20, 40 mil

m² construídos com uma modulação de pilares, que é mais ou menos padrão (cerca de 20 m). “Um galpão é basicamente constituído por piso

de concreto reforçado, piso armado, para aguentar uma carga de estantes e empilhadeiras. É um ponto fundamental do galpão de logística. Em 90% dos casos, os pilares são pré-fabricados de concreto e sua altura é de cerca de 11,5 m. O telhado é, normalmente, metálico por ser muito leve e oferecer pouca carga de compressão, chegando a 75 kg/m². Um pilar central tem, com a ausência do vento, 50 toneladas de carga normal. Ou seja, as cargas normais do galpão de logística na compressão do pilar são muito pequenas Infraestrutura

SOME PO CIVE COM UMA VISITA TE QUINA COM EMGELHERO ONDE VAISER CALCULADO ATRAVEIS DA SOM DASGE DO SOLO

3 fotos
Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 7 anos

Sem conhecer a estrutura metálica e o tipo de solo do local é uma irresponsabilidade passar alguma dimensão. Contrate uma empresa de sondagem e contrate um engenheiro de sua confiança para fazer uma estrutura que não venha a desabar sobre sua cabeça.

Responder
Vanderlei Cardoso de Sousa
Solução Sousa Rodrigues Construção & Reforma (Mauá, São Paulo) Solução Sousa Rodrigues Construção & Reforma - há 7 anos

boa tarde,neste causo depende muito do solo,pra facilitar quando falamos solo se trata de terra firme, mas vamos la do que em teresa,uma construção neste porte teria que cer de um por um com ferro de dez aproximadamente de quinze a vinte centímetro acada dois metros é meio com broca aproximadamente de quatro a cinco de profundidade

Responder
Francisco de Assis
AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME (São Paulo Zona Norte, São Paulo) AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME - há 7 anos

Daniel boa tarde,é como o engenheiro Rodrigo mencionou,um galpão deste porte,realmente será feito sondagem e com certeza tubulões na fundação.aconselho um engenheiro estrutural,abraço e boa sorte.

Responder
Rodrigo Pires Molero

Daniel, boa tarde.

Primeiramente deve-se executar a sondagem para determinar a profundidade da fundação e seu diâmetro. Normalmente para a altura solicitada, a fundação deve, além de prever a alvenaria autoportante grauteada como peso, deve considerar a força de vento. Sendo assim sua profundidade seria em torno de 6m com diâmetro aproximado de 40cm. Uma sapata de 80x80x80cm e uma viga baldrame de 20x50cm. Deve considerar ainda junta de dilatação a cada 10m de vão. Pilares espaçados a cada 5 metros com dimensão de 20x40.

O mais importante é a execução de sondagem para determinar a fundação e um calculo estrutural para definir as dimensões de sapatas, vigas, pilares e alvenaria.

Estamos a disposição.

Responder
Aliancon Construção & Reformas -Limpeza de Conndomínios

Bom dia Para da sua resposta Temos que saber a carga que cada um suporta Entre em contado que vamos fazer uma prévia pra vc ok .

Mas as dimensões corretas seria : sapatas com 1,30x1,30x1,30 com ferragens de de meia polegadas com estribos de 3/8 com brocas de 3m /colunas de ferro de 1polegada com estribos de 3/8 a cada 10cm

Responder
Particular - há 7 anos

As estruturas metálicas irão lhe proporcionar redução no custo final da obra, começando pela fundação; estas sapatas deverão ter 0,90x0,90 x 0,80 m, agora as estacas dependerão do tipo de solo; Faça uma consulta sem compromisso; satisfação garantida ; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção galpões industriais na sua região