Por que meu disjuntor cai quando ligo o chuveiro?

Acabei de alugar um apto. O chuveiro é novo e do tipo mais básico (32A). Possui 4 níveis de temperatura. Quando coloco na posição 2 (que não é muito quente), após um tempo o disjuntor cai. Preciso sempre deixar na posição 1.

Me informaram que a fiação é nova e aparentemente é mesmo.

Vi na caixa de força que há dois disjuntores para chuveiro, com a identificação 25 em casa uma das chaves.

Isso quer dizer que aguenta chuveiro de 50A?

Ou o problema pode ser na bitola dos fios?

Obrigado.

Por que meu disjuntor cai quando ligo o chuveiro?

Acabei de alugar um apto. O chuveiro é novo e do tipo mais básico (32A). Possui 4 níveis de temperatura. Quando coloco na posição 2 (que não é muito quente), após um tempo o disjuntor cai. Preciso sempre deixar na posição 1.

Me informaram que a fiação é nova e aparentemente é mesmo.

Vi na caixa de força que há dois disjuntores para chuveiro, com a identificação 25 em casa uma das chaves.

Isso quer dizer que aguenta chuveiro de 50A?

Ou o problema pode ser na bitola dos fios?

Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 4
Ricardo Batista
Particular - há 4 anos

Bom dia, a fiação deve ser de 6mm² é o disjuntor de 32 Bifásico, dois de 25 A não equivale a 50 A, equivale a 25A mesmo, por isso ele está desligando, mas antes de trocar por 32A verifica se seu cabo aguenta essa corrente.

Espero ter ajudado.

Carlos Roberto Paliari   Paliari
CRP Elétrica (Osasco, São Paulo) CRP Elétrica - há 4 anos

Verifique a potência do chuveiro em watts (w). Com essa informação dívida esse valor por 220 volts. O resultado é a corrente do chuveiro. O disjuntor deverá ter a corrente igual a essa do chuveiro. A bitola do fio deverá ter capacidade maior que o disjuntor.

Responder
Luis Rossi
Particular - há 4 anos

Obrigado pela resposta simples e objetiva Carlos. Não sei qual é a bitola do fio, mas me parece que é de 4.

E também não sei ao certo qual é o disjuntor instalado, pois eles estão dentro de uma proteção metálica e tenho receio de abrir e fazer algo errado.

O que tem é a gravação do número 25 nas duas chaves liga/desliga desses disjuntores.

Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

Luis Rossi, no próprio chuveiro está escrito a bitola do cabo e a Amperagem do disjuntor que tem que colocar. Deve ser exato como pede no chuveiro. O cabo pode ser maior, se vc tiver maior, mas o disjuntor deve ser o exato pra esse chuveiro. Adquira o hábito de ler os Manuais de Instruções dos equipamentos.

Particular - há 4 anos

R: Verifique a bitola do fio, e o consumo em wats de seu equipamento, provavelmente precisara apenas trocar o dijuntor para 36A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região