Disjuntor caindo o que fazer!

todo começou com a troca da resistência do chuveiro, o disjuntor geral estava caindo, então chamei um eletricista que me recomendou trocar os disjuntores antigos (pretos) pelos novos steck, trocar a fiação do chuveiro de 4 mm fio rígido para cabinho de 6mm, com disjuntor de 40amp.

Apos tudo realizado parou de cair o DJ geral mas agora cai o de 40a do chuveiro de 7500w, já verifiquei e reapertei as conexões, e não resolveu o problema, o que fazer neste caso!!

Disjuntor caindo o que fazer!

todo começou com a troca da resistência do chuveiro, o disjuntor geral estava caindo, então chamei um eletricista que me recomendou trocar os disjuntores antigos (pretos) pelos novos steck, trocar a fiação do chuveiro de 4 mm fio rígido para cabinho de 6mm, com disjuntor de 40amp.

Apos tudo realizado parou de cair o DJ geral mas agora cai o de 40a do chuveiro de 7500w, já verifiquei e reapertei as conexões, e não resolveu o problema, o que fazer neste caso!!

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Rogério lopes dos santos

Ola Amigo boa tarde, muito simples,o problema mencionado, por seu chuveiro ser 7500w, a bitola da fiação deve ser no minimo 6mm², dependo da distancia, se não for muito longa, o fio do chuveiro deve estar ligado somente para o chuveiro, o disjuntor stek não é marca boa, teria que ser um disjunto com marca melhor, a fiação deve ser fios de primeira qualidade proprio para chuveiro, e sobre aquecimento, se tudo isso executar e não funcionar, o problema pode estar na resistência do chuveiro, que pode estar alterando a potencia de calor, verifique tambem, o ramal de entreda da fiação do relogio ate o quadro de distribuição, isso pode estar avendo queda de tensão e sobreaquecendo a fiação que passa pelos canduites, e processo de entrega ate chegar o quadro geral, abrs, sucesso,.

Responder
Eng. Alvaro Clifford

Prefiro entender em princípio que o fato ocorre devido a pouca pressão de água unido a outros fatores também relevantes. Porém tem de ser verificada uma série de fatores como: distância, maneira que está instalado, temperatura ambiente, número de circuitos no eletroduto, dentre outros. Pode nos procurar para sanar suas dúvidas, à disposição.

Responder
Deivid  Sierra
Manutec Technologies (Santo André, São Paulo) Manutec Technologies - há 8 anos

Bom dia, realmente é recomendado a troca da instalação do chuveiro, pois de acordo com a tabela de correte de cabos, um cabo de 4 mm suporta 28 A e um de 6mm suporta 36A, porém recomendo a troca por um cabo de 10mm pelo simples fato que vc ter a liberdade futura de colocar qualquer tipo de chuveiro, hoje no mercado temos chuveiros que tem compressor embutido, porem tem consume uma potencia maior. O fato de hj vc ter o fio de 4mm e se seu chuveiro for de 7500W os cabos já estão totalmente sobrecarregados e vc está gastando a mais na conta de energia por isso, pois há aquecimento da fiação devido ao mau dimensionamento dos cabos.

Responder
Gilberto Santana
GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica (Itapevi, São Paulo) GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Bom dia Sr. Edson, com base nas informações fornecidas; sendo a resistência de 7500 watts e cabo de 6 mm , em tensão nominal de 220 volts; temos ai uma corrente de 34 amperes. Portanto, se tiver outros equipamentos em uma das fases, poderá elevar essa corrente, e no momento que liga o chuveiro acontece uma elevação natural da corrente que chamamos corrente de pico. pode ser o que esta acontecendo. Espero ter ajudado, Forte abraço!!!

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 8 anos

Olá Edson,

Não ficou claro se leva um tempo para o disjuntor de 40A desarmar ou se é no instante que liga o chuveiro.

Verifica a conexão dos fios no disjuntor. As vezes esta pegando a capa do fio no parafuso do disjuntor e gera mal contato e o desarme é por aquecimento.

Responder
Rodrigo
Rw Comercial (Osasco, São Paulo) Rw Comercial - há 8 anos

Olá, caro amigo, verifique as conexões tanto dos disjuntores quanto dos terminais, depois de reapertados verifique a bitola do fio, que no seu caso teria que ser no min de 6 mm, de uma atenção a saída de água do seu chuveiro, pouca água no sistema, ocasiona na resistência um efeito que se chama joule, sobreaquecimento se todo circuito elétrico estiver correto, mesmo assim com pouca água ira desarmar, coloque o alicate amperímetro em uma das fases do chuveiro quando estiver ligado e messa a corrente, só assim irá saber a potencia real do chuveiro no ato da utilização.

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Olá bom dia. pelo que o sr relata o colega profissional que o atendeu agiu corretamente. deve ser por outro motivo que isso esta acontecendo. faça um teste deixe o chuveiro ligado quando ele cair segure nos fios verifique se eles estão aquecidos. isso vale tambem para o dijuntor

Responder
Fernando  BADARÓ
Eletrica E Hidraulica Badaró (Matão, São Paulo) Eletrica E Hidraulica Badaró - há 8 anos

Ola bom dia vc deve caucular a potencia do seu chuveiro que de 7.500 w e dividir pela sua tenção para saber a real potentencia do dijuntor e bitola do fio .Lembrando que os dijuntores termo magneticos servem para proteger a fiação e não o aprelho entao caso o fio esteja esquentando por algum outro motivo (exemplo muitos fios dentro de um nesmo canduite ou uma distancia maio do que 30 metros) o dijuntor ira desarmar para proteger a fiação

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região