Onde comprar um disjuntor com proteção DR?

Boa noite! Tenho duas perguntas, na verdade rs

Estou com dificuldade de encontrar um DDR (Disjuntor com proteção DR), uma vez que no quadro do meu ap não tem espaço para um DR e um disjuntor. Alguém poderia me indicar lugares que vendam?

Quando comprei o ap, a construtora deixou um DR no quadro geral que fica dentro do ap, mas sem disjuntor geral, tornando entao, o disjuntor la do quadro de medição o disjuntor geral da casa. Isso está errado?

Onde comprar um disjuntor com proteção DR?

Boa noite! Tenho duas perguntas, na verdade rs

Estou com dificuldade de encontrar um DDR (Disjuntor com proteção DR), uma vez que no quadro do meu ap não tem espaço para um DR e um disjuntor. Alguém poderia me indicar lugares que vendam?

Quando comprei o ap, a construtora deixou um DR no quadro geral que fica dentro do ap, mas sem disjuntor geral, tornando entao, o disjuntor la do quadro de medição o disjuntor geral da casa. Isso está errado?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Marcelino Azevedo de Jesus

O disjuntor DR pode ser encontrado nas boas casas de materiais elétricos. Quanto ao seu quadro dentro do apartamento não ter disjuntor Geral isso não é forçosamente incorreto, mas é uma má pratica. Pode-se sim usar o DDR(Disjuntor DR) como disjuntor geral, mas não é aconselhável pois o mesmo poderá desarmar mais facilmente por fuga qualquer de corrente na instalação, já que tudo estará ligado nele. O ideal é que cada carga que precisa forçosamente de DR, como chuveiros, torneiras elétricas e tomadas externas tenha o seu DDR. Veja com um eletricista de sua confiança a possibilidade de instalar um quadro adicional ou trocar o mesmo por um maior que possa acomodar todos os disjuntores necessários.

Responder
Tecno Expert Elétrica e segurança eletrônica

Quanto a instalação, se for utilizado o DDR não estará incorreto pois ele irá atuar também como proteção de sobrecorrente.

ele pode sim ser utilizado como geral!

"Vale lembrar que o IDR possue a informação referente a corrente, porém essa corrente não se refere a corrente de disparo(sobrecorrente) e sim corrente máxima suportada para que se mantenha em pleno funcionamento sem alterar suas caracteristicas de proteção contra fuga de corrente."

Atenciosamente,

Equipe Expert.

Responder
Tecno Expert Elétrica e segurança eletrônica

Para reforçar

Existem sim disjuntores dr, com proteção contra sobrecarga e fuga de corrente(DDR) ao contrário do IDR que só atua contra fuga.

Realmente é dificil encontrar, algumas lojas não sabem nem que existe essa diferença entre ddr e idr,

É provável que encontre na leroy merlin, porém caso não consiga entre em contato com o fabricante que ele indicará o distribuidor mais próximo.

Atenciosamente,

Equipe Expert.

Responder
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 7 anos

DISJUNTOR DDR vc acha em lojas especializadas, a maioria fica em Bonsucesso RJ, são elas: Fuso Eletro na Pç das nações, Eletromil na Av. Paris, Sandir na rua da ressureição, Centelha, Argon, Nordestina e outras. Lembrando que o DR só protege contra fugas, o DPS é que protege contra surtos e sobrecargas. Abaixo uma montagem correta de um quadro

Responder
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 7 anos

DISJUNTOR DDR vc acha em lojas especializadas, a maioria fica em Bonsucesso RJ, são elas: Fuso Eletro na Pç das nações, Eletromil na Av. Paris, Sandir na rua da ressureição, Centelha, Argon, Nordestina e outras. Lembrando que o DR só protege contra fugas, o DPS é que protege contra surtos e sobrecargas. Abaixo uma montagem correta de um quadro

Responder
Leandro Lidizio
Lapel Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) Lapel Engenharia - há 7 anos

Olá Michele, O DR é um dispositivo super importante e obrigatório na montagem dos quadros de distribuição. No entanto exigem profissionais qualificados para realizar sua instalação. Exitem dois modelos, um com o disjuntor acoplado, chamado de DDR e o modelo mais comum somente o DR, chamado de IDR. O modelo 2 em 1 é muito difícil de ser encontrado. Se no seu caso este modelo 2 em 1 é o que lhe atende nos consulte para um orçamento.

Responder
Luiz Daniel Mariano de Souza

O disjuntor DR não funciona e não deve ser utilizado para proteção geral do quadro, isto é, não substitui o disjuntor geral. O DR serve para proteger a instalação contra fugas de corrente, como choques elétricos, mas não protege contra sobrecargas.

Responder
Cristiano Teixeira

Pode sim ser usado como disjuntor de proteção geral sim, mas tem seus problemas, que alguns equipamentos ele nao aceitar. Aqui no rio tem uma loja no centro da cidade chamada Matielli materiais elétricos que vende so compro neles...

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região