Porque o disjuntor de 80A esta desarmando com carga aprox de 60A?

Boa tarde!! Quando se liga um chuveiro de 7500W e um secador de cabelo 1700W.ligados em circuitos diferentes.disjuntor do padrão de 80A desarma.e o do chuveiro de 50A. e oda tomada de 16A não desarma.alguem pode me ajudar?

Porque o disjuntor de 80A esta desarmando com carga aprox de 60A?

Boa tarde!! Quando se liga um chuveiro de 7500W e um secador de cabelo 1700W.ligados em circuitos diferentes.disjuntor do padrão de 80A desarma.e o do chuveiro de 50A. e oda tomada de 16A não desarma.alguem pode me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Gervásio Moreira
Thv (Salvador, Bahia) Thv - há 6 anos

Prezado,

Diante ao fato narrado, há diversas possibilidades que podem estar influenciando no desarme do disjuntor. Para um possível diagnóstico mais preciso, seriam necessários alguns dados, tais como:

Qual a tensão do circuito do chuveiro?

Qual a bitola do condutor?

Há um circuito exclusivo para o chuveiro, ou o mesmo circuito alimenta outros dispositivos elétricos?

Qualquer especulação sem os dados acima conotaria um certo amadorismo, logo sugiro que contrate um eletricista experiente para verificar a instalação elétrica.

Responder
Flávio Ferreira Braga

A gente sempre sofre com isso, falta de "projeto". Projeto não é um desenho somente, é uma planilha de cálculos que se faz para se conseguir determinar exatamente o que fazer.

A princípio não sei a área construída do imóvel. Vamos imaginar que seja de 100m².

Utilizando o raciocínio lógico de que essa casa tem 3 quartos, sala, 2 banheiros, área de serviço. Só de tomadas de 300w teríamos umas 15 que daria 4.500w. (incluindo a iluminação)

Se considerar que os quartos, e a sala tem ar condicionado, temos mais 4000w.

Pensemos agora em tomadas especiais que são as do chuveiro, micro-ondas, máquina de lavar, secadores de cabelo, fornos elétricos, etc. No mínimo mais 10000w.

Somado tudo daria 4500+4000+10000=28.000w ou 28kw.

Aplicando um fator de correção de 65% daria =18kva

Eu precisaria de cabo geral de 16mm² e um medidor trifásico, com uma proteção garal de 50A de 10Ka.

Até o quadro geral deveria ser de 16 disjuntores com geral de 50A de 5Ka, com barramento trifásico de 100A.

Deveria ter supressor de surto e DR para as partes húmidas.

Isso é o croqui de um projeto, se eu puder ajudar estou disposição, não para remendar, mas para solucionar e garantir.

Não esqueça: a eletricidade é inodora e invisível e é uma das principais causa e incêndio no nosso pais.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 6 anos

A nossa eletricidade por ser alternada ela gera vibrações e essa ao longo do tempo solta todos os parafusos e periodicamente tem que ser reaproveitados, mas para que você tenha certeza note no Cabo que ele se encontra mudando de cor, para cor de queimando

Responder
Gilberto Lopes eletrica lopes me

boa noite.

eu vi absurdas Respostas que leva qualquer uma pessoa a cometer uma loucura. então meu amigo procure um profissional mais próximo a sua residencia e... que trabalhe com cálculos. porque a energia não existe deve ser!!! você para ter um disjuntor de 80 A voce tem que no minimo um cabo de entrada de 25mm. e depois um chuveiro de 7,500w tem que ser com fio 6,00mm e proteção de 40A outro no minimo a sua entrada do centro de medição para a 2ª caixa tem que ser com cabo 16mm então faça isto procure um profissional próximo a sua residencia e pergunte a ele. se ele conhece calculos de tensão para contratalo. sem mais abraços GILBERTO

Responder
EngeLenz Engenharia Eletricidade

Pelo que entendi o disjuntoor de 50 A e o disjuntor geral (NO padrão) desliga quando o chuveiro é ligado:

Considerando que a tensão usada seja 220V.

Estou de acordo com a maioria dos comentários.

50 A para chuveiro de 7500w em 220V está errado.

Mesmo assim está desarmando.:

Pode ser várias situaçòes.

O circuito do chuveiro pode estar sobrecarregado.

Você tem certeza que é somente o chuveiro no circuito?

As vezes é sobrecarregado com mais aparelhos junto com o chuveiro,onde os eletricistas vão pendurando caragas.

Isso você pode avaliar se desligando o disjuntor do chuveiro , desliga outro aparelho também.

2-Pode ser que o cabo do chuveiro está mal dimensionado e dependendo do disjuntor pode estar desarmando.

É comum os cabos estarem fora da dimensão em instalações antigas porque antigamente os chuveiros eram de potência baixa, o que era dimensionado cabos de bitolas menores.

Nesse caso é avaliação e troca do mesmo, além de disjuntor de acordo com a capacidade correta.

3-Pode ser que problema seja no próprio chuveiro (pouco provável.

Já experimentou colocar outro chuveiro?

O mais adequado é você consultar um pprofissional de elétrica com experiência em manutenção para verificar.Instalação mal dimensionada pode ocasionar incêndio quando o cicuito não desliga.

Att.

Responder
Marcelino Mendes
Eletricista (Guarulhos, São Paulo) Eletricista - há 6 anos

Com exceção das principais, e tradicionais marcas de mercado, as demais marcas de disjuntores as vezes apresentam defeito!

Mesmo um disjuntor bom, e uma fiação correta, verificamos muitas, e muitas vezes problemas de aquecimento, derretimento, deterioração, etc, devido falta de profissionalismo na instalação de equipamentos. Pois um simples mau contato; pode ocasionar grandes problemas.

Responder
José Angelo
Cerioni Engenharia E Serviços (São Vicente, São Paulo) Cerioni Engenharia E Serviços - há 6 anos

Fabrício, é preciso ser observado alguns fatores, sendo que o disjuntor para o Chuveiro, 50 A esta acima do Ideal que deve ser de 30 ou 32 A e ligado com cabo 6 mm², se estiver assim está tudo bem para chuveiro em 220 Volts.

Para o secador se o fio for 2,5 mm² e ligado em 220 V também está tubo bem.

O fato de maior expressão é quanto ao desarme do Geral de 80 A, isso pode ocorrer devido a somatória de todas as cargas de sua casa ligadas ao mesmo tempo ser superior a esta capacidade, deve ser observado a dimensão do cabo de entrada, que deve ser de pelo menos 16 mm², se for diferente aí ocorrer aquecimento no cabo e o disjuntor desarma,

Verifique se há aquecimento neste disjuntor e no cabeamento de entrada.

O ideal é solicitar uma vistoria de um eletricista no local, assim poderá ser esclarecido e ser tomada uma definição para a solução definitiva do problema. A visita de um eletricista deve custar em torno dos R$ 150,00.

Obrigado!

Responder
Hipolito José de Oliveira Pinto

O disjuntor de 50A para o chuveiro estar superdimensionado indica a existência de problema de dimensionamento na vossa instalação o que não exclui a possibilidade de defeito no disjuntor. Aconselho chamar um profissional capacitado e habilitado para avaliar a instalação e o problema.

Responder
José Lemos
Tecnicojal Elétrica E Telecom (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Tecnicojal Elétrica E Telecom - há 6 anos

o seu circuito de entrada deve estar mal dimencionado,assim aquece o cabo e o disjuntor como e de proteção do circuito desarma para proteger, o que deve te dar problemas seu circuito de entrada mal dimencionado, procure substituir antes que acabe com prejuiso maior.

Responder
Reginaldo Sanches Sanches

Como temos duas fazes , o correto seria dividir essa carga , ou seja se sua fiação do padrão ,até a caixa de distribuição ,deverá ser de entre 10 ou 16 mm depende da distância , tirar dessa fiação direta os fios que vão para o chuveiro ,com disjuntores bipolar de 40 amo, a faz se a divisão dos outros pontos ,

Responder
Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 6 anos

Tudo Bem?

Precisa ser observado alguns fatores, Onde:

No Quadro de Disjuntores esta sendo utilizado Barramento Elétrico, seja DIN, NEMA, Pente ou, irregularmente, cabeamento para interligações?

O disjuntor para o Chuveiro, 50 A, esta acima do Ideal e também que cabo esta sendo utilizado no circuito?

O Circuito do secador, 16 A, é 220 Volts?

O Fato maior quanto ao desarme do Geral de 80 A, pode estar sendo saturado no total junto a outros equipamentos ligados!

Verifique se a aquecimento neste e no cabeamento.

Somente com uma vistoria técnica no local poderá ser definido uma solução definitiva.

Valorize a Vida Sua e dos Seus, Muito Obrigado!

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pode haver um curto, ou mesmo problemas com o disjuntor, com polos colados...

A disposição;

Rodrigo Peçanha
Engenheiro Civil Rodrigo Peçanha (Niterói, Rio de Janeiro) Engenheiro Civil Rodrigo Peçanha - há 6 anos

Bom dia Fabrício!

Provavelmente seus conduítes não foram dimensionadas corretamente. Pode ser que o diâmetro nominal seja muito pequeno para a quantidade de condutores dentro dele.

Responder
Edilson Rodrigues
Elétrica Rodrigues (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Elétrica Rodrigues - há 6 anos

ola bom dia amigo!!

vamos la, primeiro o dinjutor de 50A nao esta correto pro seu chuveiro pq vc tem 34.09A de corrente . entao o seu chuveiro precisa de um condutor de 6.mm e um dinjutor de 32A isso levando em consideracao na tensao em 220v ...

no 110v seria 68.A de corrente mas acredito eu ser no 220v

o secador tudo nao muda muita coisa pq tomadas tem qui ser no minimo 2.5 mesmo

entao vamos ao raciocinio logico

o seu chuveiro nao ta chegando a corrente superior a questaortanto nao vai desligar a protecao dele, ai vem questao ai si junta chuveiro, secador tomadas iluminacao todos os seus equipamentos eletricos ligados ao mesmo tempo, possa ser qui ultrapasse os 80A e desligue o dinjuntor geral

ou possa ser qui o dinjuntor geral apresenta falha qui e normal

mas aconselho a chamar um profissional para uma melhor avaliada

espero ter ajudado....

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região