Como definir o DR do circuito?

Bom dia! Se eu tenho um disjuntor de proteção de 40A, o meu Dr do circuito tem que ser também de 40A?

Como definir o DR do circuito?

Bom dia! Se eu tenho um disjuntor de proteção de 40A, o meu Dr do circuito tem que ser também de 40A?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

27 Respostas

Respostas úteis 5
João Marcos Galdino
Mantec Elétrica e Telecomunicações Ltda (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Mantec Elétrica e Telecomunicações Ltda - há 7 anos

Fico com a resposta do Rogério, pois uma instalação para ser colocado DR , tem que uma instalação em boas condições ou uma instalação nova , pois instalar DR em uma instalação sucateada , vc mas problemas que solução, pois o DR desarmara com muita freqüência

Responder
Celso Arnt
Emergencia Rj Sistema De Prevenção Contra Incêndio Ltda (Niterói, Rio de Janeiro) Emergencia Rj Sistema De Prevenção Contra Incêndio Ltda - há 7 anos

Não vou colocar nem uma virgula no comentário do nobre colega, o Dr simplesmente como colocou o colega é mesmo um dedo duro e de grande utilidade em instalação elétrica e segurança, podendo até evitar incêndio

Responder
SOS MANUTENÇÃO
Rogério Da Silva Souza (Carapebus, Rio de Janeiro) Rogério Da Silva Souza - há 7 anos

O "DR" nada mais é do que um "dedo duro" para os eletricistas. A função do DR é acusar e "desarmar" o circuito caso haja a fuga de corrente elétrica numa instalação. Essa "fuga elétrica" pode ser um simples cabo/fio descascado "dando massa" em algum lugar da edificação, bem como pode ser uma pessoa levando um choque.

O funcionamento do DR é simples, dentro de um Núcleo Toroidal (Anel de Ferrite, Pó de Ferro, etc) são enrolados os cabos que se deseja "monitorar", quando a quantidade de corrente elétrica que entra no circuito é a mesma que sai, o DR mantem-se "armado", quando a corrente elétrica que sai é menor do que a corrente elétrica que entra no circuito, o DR "entende" como sendo uma fuga elétrica, então há um segundo dispositivo interno no DR que amplifica o sinal e calcula o valor da fuga, caso o valor esteja acima do projeto do DR (geralmente 30mA ou 300mA) o mesmo "desarma", desligando-se assim o circuito ao qual pertence a fuga.

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 3 anos

Olá Gilmar,

O DR serve para monitorar fugas de corrente, isso evita muitos acidentes como choque elétrico, que pode ser fatal.

O DR é dimensionado levando em conta vários fatores, alguns deles são a sensibilidade a corrente de fuga, corrente máxima que irá passar por seus contatos e a quantidade de condutores do circuito protegido.

A instalação do DR está além de apenas colocar o dispositivo no seu quadro, é preciso avaliar a instalação e corrigir possíveis problemas.

Sugiro que você solicite a vistoria da sua instalação elétrica por um eletricista, ele terá condições de fazer esses testes, validar e apontar as necessidades.

Espero ter ajudado.

Responder
Carlos Borges
Carlos Borges Instalações Elétricas (Cotia, São Paulo) Carlos Borges Instalações Elétricas - há 7 anos

A pergunta é: COMO DEFINIR(DIMENSIONAR) o IDR (INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL), em uma instalação? Há 2 formas: 1a. Instalando-o juntamente com o Disjuntor ou chave geral, sendo o valor da corrente de interrupção dele, maior ou igual a do Disjuntor Geral, a 2a., pode ser instalado seletivamente por circuitos, individualmente, considerando para calcular o valor de fuga, por norma, o valor de 0,03 A ou 30mae o valor de corrente de interrupção, a mesma do disjuntor do circuito, sendo q neste caso, deveremos utilizar o DDR (DISJUNTOR DIFERENCIAL RESIDUAL).

Responder
Anderson Lira
Eletricista (Volta Redonda, Rio de Janeiro) Eletricista - há 7 anos

O DR pode ser no do mesmo valor ou menor de acordo com a demanda porem nunca retira-lo. Um abraço.

Responder
Wellington Elias Santos
Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. - há 7 anos

disjuntor para um circuito deve ser calculado de acordo com a quatidade de aprelho que será usado em cada ambiente, por exemplo um disjuntor para iluminaçao calcula-se o quanto de whats será consumido naquele ambiente

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 7 anos

Fico com a resposta do nosso amigo Rogério. Em ipótese alguama se deve tirar um DR como sugere nosso amigo Carlos. Pq se ele desarma com a umidade ele coloca também em risco a vida humana se for tirado, pois essa corrente passará para a estrutura podendo atingir quem encostar na estrutura que estiver com fuga.

Responder
Sérgio Batista da Cunha
Sbc Serviços (Macaé, Rio de Janeiro) Sbc Serviços - há 7 anos

O dispositivo IDR é uma proteção importante e quando usado após o disjuntor principal (no caso 40A), não deve ser maior que o mesmo(40A), poderá ser menor, o que definirá, será a carga máxima que vai ser ligada a ele.Ex: Um chuveiro elétrico, um de 40A, um circuito de tomadas para um quarto residencial, 16A.

Responder
Luiz Sidoni
Lufrasi Integração De Sistemas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Lufrasi Integração De Sistemas - há 7 anos

Em circuito residencial , o dispositivo é muito dedo duro. No entanto em circuito comercial, tipos escritórios de porte,ele é menos sensível, devido a equalização da fases , mas necessário.

Respondendo a pergunta : se tens um disjuntor de 40A, o Dispositivo Residual deve ser ao menos = 30A . Por isso que ele tem que ser dedo duro.

Responder
Carlos
Eletricidade (Macaé, Rio de Janeiro) Eletricidade - há 7 anos

olha acho o dr lindo, mas só na teoria ganho muito dinheiro tirando drs de quadros.pois com o tempo o circuito e a estrutura fica velha umida e com as chuvas os drs começam a desarmar tudo....quanto mais sensiveis mais problematicos futuramente..e quanto menos sensiveis menos eficaseis contra choque...mano!!! se entrar agua de chuva em algum lugar do conduite na parede ou lage voce vai ter dor de cabeça

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 7 anos

Quer dizer que se está entrando água ou umidade na instalação do seu cliente você tira o DR? Infelizmente sua orientação para seu cliente está erradíssima. Você não está trazendo solução para ele. Você está apenas escondendo um problema.

O correto é deixar o de e eliminar a fonte de umidade. Cabe à capacidade técnica do profissional encontrar o local certo do defeito é eliminar interferências.

Luciano Medeiros Dantas

Boa noite Sr. Carlos na minha opinião retirar DRs de quadros não é a solução correta, na falta do mesmo a integridade física dos usuários e a instalação ficam comprometidas, o correto seria fazer a manutenção de todas a instalação com a troca dos condutores e equipamentos se necessários mas isso nem sempre e possível porque o cliente nem sempre quer gastar, me desculpe mas essa é minha opinião.

Marusan
Particular - há 3 anos

Você como eletricista não esta resolvendo o problema mas somente desfazendo o serviço correto que outro fez. Se a instalação esta com infiltração, então tem que resolver isso primeiro. Talvez até seja necessário tirar por algum tempo mas nunca deixar de utilizar o DR!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região